Como expor a marca e vender mais em feiras de negócio?6 min read

As feiras de negócios são espaços importantes para empresas que precisam fazer networking e fortalecer a sua marca no mercado. No entanto, não basta se inscrever e participar do evento, é necessário estar preparado e apostar em estratégias inteligentes para fechar bons negócios.

A indústria têxtil é uma das que mais se beneficiam desse tipo de evento. Há inúmeras oportunidades durante o ano para expor os seus produtos e um empreendedor de sucesso deve aprender a se portar nesses momentos.

Como essa não é uma tarefa simples, reunimos algumas dicas para que o seu negócio consiga se destacar nas feiras de negócios e alcance bons resultados. Acompanhe!

A importância da exposição da marca em feiras

Uma das premissas do marketing é o fortalecimento da marca. Um negócio só consegue crescer quando, além de um bom produto, possui uma estratégia de exposição da marca eficiente.

Nesse contexto, participar de feiras e eventos para o setor é uma excelente opção. Esses locais reúnem os mais importantes players do mercado e podem oportunizar ao empresário novas parcerias, clientes e, claro, o monitoramento da concorrência.

Levar o seu negócio a esses ambientes é uma maneira inteligente de fortalecer a marca. O grande público que circula nesses locais está atento às novidades. Sendo assim, a empresa pode se destacar e alcançar novos consumidores.

Ademais, estar lado a lado das grandes empresas do mercado é uma estratégia que gera credibilidade. Ainda que o seu negócio esteja em fase inicial de crescimento, expor os seus produtos no mesmo ambiente que as marcas já consagradas demonstra a sua capacidade de competir e alcançar o sucesso.

As melhores estratégias para expor a sua marca em feiras de negócios

Toda empresa que participa de uma feira de negócios possui o objetivo de aumentar as suas vendas e fortalecer a sua marca no mercado. No entanto, para que a meta seja alcançada é imprescindível adotar algumas estratégias.

A inscrição é apenas o primeiro passo para se sair bem no evento e colher bons frutos a curto, médio e longo prazo. Confira, a seguir, quais providências tomar antes e durante a feira de negócios:

Defina o portfólio

Definir o que será apresentado na feira é uma das primeiras providências a serem tomadas, principalmente quando a empresa trabalha com diversos tipos de produtos. Para isso, é importante escolher os materiais e definir qual receberá mais destaque no stand.

Divulgue a sua participação na feira

Investir em marketing antes do evento é uma boa estratégia para atrair mais visitantes. Desse modo, é imprescindível que você divulgue a sua participação na feira em diferentes canais de comunicação — redes sociais e e-mail, por exemplo.

Esse tipo de ação gera a curiosidade no público, fazendo com ele tenha mais interesse em visitar o evento e conhecer seus produtos. Além disso, é mais uma maneira inteligente de reforçar a imagem da marca, mostrando que ela está entre as melhores do mercado.

Planeje a utilização do espaço disponível

Outra questão que precisa ser muito bem estudada é a utilização do espaço que a sua empresa terá disponível para expor os produtos. O ideal é que se faça um bom e completo planejamento quanto a isso, levando em consideração aquilo que se tem para expor e o tamanho do stand.

Lembre-se de estruturar um layout inteligente, que tenha um espaço adequado para receber o visitante, conversar e expor os equipamentos. É imprescindível que o ambiente seja organizado e que transmita credibilidade, gerando uma experiência positiva nos seus futuros parceiros e clientes.

Não se descuide da apresentação

Uma boa apresentação dos materiais e equipamentos é tão importante quanto a qualidade do produto que você expõe. Por essa razão, o empreendedor deve dar uma atenção especial à maneira com que os seus produtos serão apresentados ao público.

Pode parecer óbvio, mas é relevante observar a iluminação do local, a higienização, o som ambiente e, também, escolher com cuidado as cores e móveis que serão utilizados. Uma boa apresentação gera um impacto inicial positivo no consumidor e contribui para a realização de bons negócios.

Faça uso da tecnologia

Por último, é importante destacar a importância de se utilizar recursos tecnológicos durante as feiras de negócios. A tecnologia é uma grande aliada das empresas contemporâneas e pode simplificar bastante a execução de tarefas durante a feira.

Aposte em softwares para registrar pedidos, montar planilhas com os dados dos visitantes e em recursos para divulgar o produto e os canais de comunicação com a empresa. Via de regra, esses detalhes contribuem para a agilidade no atendimento e para a concretização de bons negócios, inclusive após o evento.

Colhendo os frutos: dicas para vender mais e avaliar os resultados

Para participar de uma feira, a empresa precisa fazer um certo investimento e o ideal é que as vendas concretizadas superem esse gasto. Mas, o que fazer para vender mais e colher bons frutos com a sua participação no evento? Confira!

Prepare uma boa equipe de vendas

Todo o trabalho deve iniciar pela montagem de uma boa equipe de vendas. É importante escolher bons funcionários e treiná-los para desempenharem um atendimento cordial e personalizado durante o evento.

Observe que a equipe deve ter a capacidade de identificar o lead ideal, mas não pode ignorar ou tratar de maneira inadequada os demais visitantes. Todos devem ser atendidos com respeito e atenção para que a imagem da empresa seja a melhor possível.

Invista na qualidade do público

A qualidade do público é um fator relevante para a concretização de boas vendas durante a feira. Por isso, é importante que você envie convites aos seus clientes para que visitem o stand e conheçam as novidades que serão apresentadas.

Porém, não se pode manter o foco apenas em clientes fidelizados. É necessário ter um plano para atrair e convencer novos públicos a fecharem negócio com a sua empresa.

Prepare um material promocional

Invista em um material promocional que dê aos visitantes informações essenciais sobre a indústria. Fale dos seus produtos, diferenciais, tradição no mercado e, claro, informe os canais para contato. Em geral, o ganho residual de uma feira é grande e há uma possibilidade interessante de fechar negócios meses depois.

Certifique-se de que os equipamentos estejam funcionando

É extremamente importante que os equipamentos escolhidos para serem apresentados estejam em perfeito estado de funcionamento. Afinal, uma falha durante o evento pode causar uma má impressão no visitante.

Avalie a sua participação

Evoluir é sempre um dos principais objetivos com a participação em uma feira. Por essa razão, é importante que você avalie as suas últimas experiências, analise os bons resultados, identifique as falhas e corrija-as. Isso fará com que a sua participação seja sempre otimizada e as vendas aumentem.

Conforme visto, as feiras de negócios para o setor têxtil são grandes oportunidades para as empresas fecharem negócios e fortalecerem as suas marcas. Entretanto, isso só ocorre quando se está devidamente preparado para expor os seus produtos e serviços no evento. Dessa maneira, esperamos que as dicas e informações apresentadas sejam úteis e contribuam para o crescimento de seu negócio.

Gostou do post? Quer participar das próximas feiras para o setor têxtilEntre em contato conosco agora mesmo!

Translate »