Confecção de jeans: confira o panorama atual no Brasil6 min read

Você sabe como é feita a confecção de jeans? Esse tecido carrega uma porção de características que fizeram com que ele se tornasse a maior paixão dos brasileiros — quem dirá até mesmo do mundo.

Essa peça é versátil, confortável, atemporal, democrática e econômica. Por isso, ultrapassa facilmente qualquer geração, classe social e nacionalidade. No entanto, é comum que muitas pessoas não tenham ideia de como se dá o processo da fabricação desse material.

Sendo assim, reunimos todas as informações que você precisa para entender sobre o panorama atual do jeans no Brasil. Ficou curioso para saber mais sobre o tema? Então não deixe de continuar lendo este post!

Confecção de jeans no Brasil

Não é novidade que ele é o queridinho dentre os tecidos para calças, bermudas, jaquetas e vários outros artigos da moda. Essa popularidade também faz parte da fabricação da peça. Nos últimos anos, a confecção de jeans no Brasil teve um aumento considerável, movimentando cerca de R$ 8 bilhões por ano.

Além disso, a sustentabilidade vem andando ao seu lado, de modo que muitas indústrias têxteis estão desenvolvendo novas técnicas para a produção dessa peça, a fim de causar menos danos ao meio ambiente. Essa inovação está sendo muito bem-vista no mercado e atraindo novos fornecedores.

Nesse contexto, é de extrema importância ter conhecimento sobre o panorama da fabricação de jeans, a fim de fazer bons investimentos e aproveitar oportunidades de negócio. Por isso, confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre esse meio de produção!

Etapas da produção

As peças passam por longas etapas até chegar ao seu destino. A princípio, é realizado o design e modelagem da roupa em que, é decidido o tipo de tecido, cor, lavagem e aviamentos que serão usados nessa linha de produção.

Para isso, é necessário um grande estudo do mercado e das preferências gerais do público. Observar os padrões que tomaram conta dos grandes desfiles de moda e conhecer as tendências dos estilistas mais renomados é essencial para acertar na escolha da estética de uma peça jeans.

Em seguida, inicia-se o processo de corte, costura e lavagem. Aqui é feita a produção dos fios, integração com outros materiais, se necessário, e a coloração. Como o material tem origem do algodão, matéria-prima muito comercializada em diversas regiões do Brasil, torna-se mais viável a sua fabricação no país.

A última é a etapa crucial, pois é ela que atribui o aspecto de cada item. Afinal, a calça, bermuda, entre outras peças do vestuário têm o índigo — tonalidade original do jeans — de cor inicial. Assim, ela passa por longas lavagens em máquinas, que podem ser de tipo stone, destroyed, milk ou delavê.

Após essa fase, inicia-se a última etapa: o acabamento. Nele, é dado o efeito final da peça, seja o resinado, lixado, marmorizado, esgarçado ou used. Os botões, etiquetagem e linhas são incluídos nesse momento também. A última parte é a mais importante para definir tendências e apostar na atração do público.

Crescimento e empregabilidade no setor

O Brasil perde apenas para a China como maior produtor de denim — nome do tecido que dá origem ao jeans. O mercado brasileiro conseguiu acompanhar o ritmo mundial, apresentando um ótimo progresso nesse segmento devido aos seus produtos de qualidade e estilo.

No entanto, a fabricação desse material costuma ser bastante nociva ao meio ambiente, comparada a toda a indústria da moda. A produção não somente gasta cerca de 11 mil litros de água para cada peça, como os resíduos de fios e tinturas causam impacto na natureza.

Algo que está sendo bastante desenvolvido no Brasil é a busca por medidas inovadoras que ajudem na preservação do meio ambiente, como a reciclagem das sobras, uso da biomassa oriunda da própria confecção como geração de energia, entre outras estratégias adotadas.

Por consequência, conforme o segmento se desenvolve, aumenta a demanda por profissionais, promovendo a geração de empregos nas indústrias têxteis do país, tanto na linha de produção quanto na de inovação. Isso contribui para a redução do alto índice de desemprego atual.

Logística

A logística é a área responsável por lidar com o conjunto de processos da empresa. No setor têxtil, ela trabalha com etapas que vão desde a produção da matéria-prima até o descarte ou reciclagem dos resíduos.

A confecção de jeans exige muito trabalho desse segmento, pois as etapas se iniciam na plantação de algodão e terminam no direcionamento ao comércio de todas as peças produzidas.

As principais fases da cadeia produtiva do jeans, que são de responsabilidade da logística, são:

  • cultivo ou compra de algodão do produtor rural;
  • transporte da matéria-prima até as indústrias;
  • análise do processo de fabricação e tingimento dos fios;
  • acompanhamento do design e acabamento das peças;
  • organização e planejamento da distribuição de cada linha até o seu destino final.

Como esse material é uma das peças-chave da moda brasileira, é importante ter uma organização estratégica, a fim de garantir uma boa gestão logística e, consequentemente, sucesso nas vendas.

Fontes de oportunidades

Para saber mais sobre a produção de jeans e entender melhor as variáveis desse mercado, nada melhor do que acompanhar e participar de feiras especializadas na cadeia têxtil. Esses eventos são uma ótima porta de entrada no segmento e proporcionam várias oportunidades de negócio, além de conexões com marcas conhecidas no ramo.

Depois de conhecer todos os procedimentos de confecção de jeans, é possível entender porque esse item é tão admirado pelo público e identificar as diversas vantagens de investimento nessa área. Afinal, as peças nunca saem de moda e estão sempre entre as maiores preferências dos consumidores.

Gostou de conhecer mais sobre o panorama atual do jeans no Brasil? Quer se inteirar sobre os assuntos do setor têxtil? Então não fique de fora da Febratex, a maior feira da indústria têxtil da América, e fique por dentro de todas as tecnologias para o setor! Em abril de 2021, em Blumenau/SC. As inscrições já estão abertas: www.febratex.com.br

PS: Se você gostou do que leu, fique à vontade para compartilhar. Mas lembre-se de citar a nossa fonte como criadora do conteúdo pois, tão importante quanto respeitar a lei de direitos autorais, é valorizar o trabalho profissional que realizamos.

Translate »