FCEM Febratex GroupNOTÍCIASComunicação visual Entenda a influência das cores nos resultados da comunicação visual3 min read

Entenda a influência das cores nos resultados da comunicação visual3 min read

Muito mais que enfeitar o mundo à nossa volta, as cores têm uma grande responsabilidade no que diz respeito ao controle das nossas emoções. Estudos indicam que determinadas cores podem despertar as mais diversas sensações, desde o prazer até a fúria.

No mundo comercial não poderia ser diferente. A escolha das cores utilizadas em uma peça de comunicação determina (e muito!) a relação da marca com o cliente, além de seu desenvolvimento no mercado.

Por exemplo: você sabia que o vermelho desperta a fome, enquanto o amarelo incita a ansiedade? Essas cores representam uma empresa muito famosa no ramo do fast-food, não é mesmo?

Quer saber mais sobre a influência das cores? Então, continue conosco!

As sensações transmitidas pelas cores

O processo de interpretação das cores tem três fases: identificação, associação e significação. A primeira fase diz respeito ao conhecimento da cor vista, a segunda à ligação feita com tudo o que o indivíduo tem dentro de si e a terceira ao que a cor remete.

Esse processo é universal, ou seja, não seleciona pessoas por grau de instrução ou faixa etária. Por isso, as empresas aproveitam esse gatilho do cérebro humano para investir bastante na chamada comunicação visual.

As cores existentes no planeta Terra são inúmeras. Porém, existem algumas principais. As sensações transmitidas por elas são:

Branco

É a cor da tranquilidade. Geralmente, é associada às cerimônias religiosas. Remete à paz, integridade, inocência, verdade, virtude, limpeza, simplicidade etc.

Preto

A cor que representa a escuridão também marca a morte e o luto. Logo, é associada ao sentimento de tristeza. Por outro lado, também expressa seriedade, modernidade, sexualidade e elegância.

Cinza

Por parecer com a neblina, remete à angústia. Também pode lembrar neutralidade, estabilidade, tédio, segurança, serenidade, maturidade, indecisão e fraqueza.

Vermelho

A mais quente das cores remete à emoção e à energia. Está ligada ao dinamismo, à confiança e à fome. Traz lembranças de calor, raiva, paixão, perigo e fúria.

Laranja

Assim como o vermelho, também remete à energia, só que de forma menos intensa. É a cor dos consumidores compulsivos e do convívio social. Remete ao humor, extravagância, entusiasmo, calor e amigabilidade.

Verde

A cor da natureza está associada ao crescimento, abundância e possibilidade. Tem um grande poder relaxante. Por esse motivo, as lojas costumam usar em espaços de relaxamento ao cliente. É a cor da juventude, por isso é bastante utilizada em embalagens de cremes anti-idade. Remete ao meio ambiente, imaturidade, sorte e ciúme.

Roxo

É a cor da sabedoria. Também representa a riqueza, o sucesso e a imaginação. Assim como o verde, também está associada à calma e o relaxamento. Além disso, traz consigo a intuição e a espiritualidade. Remete ao erotismo, mistério, arrogância e intimidade.

Amarelo

É a cor da felicidade. Prende as pessoas nas vitrines devido à sua tamanha energia. Muito estimulante, torna as pessoas falantes, otimistas e esperançosas. Tem o poder de incitar o intelecto. Remete à alegria, inveja, doença e idealismo.

Azul

A cor do céu e do mar é também a cor da calma, confiança e segurança. Por isso mesmo, é uma das cores mais utilizadas pela comunicação visual. É, também, associada à criatividade. Remete à harmonia, limpeza, confiança e frio.

Rosa

É a cor da feminilidade. Remete ao amor, sensibilidade, inocência, gratidão, nudez, compaixão, charme, afeto e doçura.

Marrom

A cor da terra. Remete à maturidade, conservadorismo, segurança, disciplina, solidez e calma. Desperta responsabilidade e seriedade nas pessoas.

Portanto, utilizar a psicologia das cores como forma de comunicação visual para cativar clientes é uma técnica que garante bastante sucesso. Siga as nossas dicas. Você verá bastante diferença no retorno da sua clientela.

Gostou de entender como se dá a influência das cores nos resultados da comunicação visual? Então, não esqueça de deixar seu comentário no post para que saibamos a sua opinião sobre o assunto!