Febratex Group apoia OxiGênio Criativo6 min read

A terceira edição do Festival OxiGênio Criativo que comemora o primeiro aniversário do projeto conta com apoio institucional do Febratex Group marcando a primeira parceria da plataforma  OxiGênio Criativo com uma empresa com atuação nacional. O  Febratex Group,  empresa 100% brasileira que está no mercado há mais de 25 anos, especializada na promoção e organização de feiras de negócios, principalmente nos segmentos de máquinas e insumos para o setor têxtil, de confecção e de impressão digital. O portfólio da empresa reúne as feiras Febratex, Maquintex, Signs Norte-Nordeste, Agreste Tex, Tecnotêxtil Brasil e Febratex Summit. A empresa apoia ações de sustentabilidade principalmente com foco em moda sustentável.

Andrea Campanilli e Mariane Costa, idealizadoras do OxiGênio Criativo, comemoram a primeira parceria do negócio com uma empresa privada e que atua com feiras de negócios incluindo o setor de maquinário têxtil. Mariane Costa é formada em moda e sempre buscou trabalhar com uma moda mais sustentável : “Cada ação conta e quando empresários que atuam junto ao segmento de maquinário apoiam as ações focadas em sustentabilidade e incentivam inovações tecnológicas que transformam as produções têxteis em mais amigas do Meio ambiente temos que comemorar e replicar que é possível a indústria aderir ao movimento que defende produções mais limpas e que ainda se tornam mais eficientes e com custos melhores ao evitar desperdícios”.

A arte educadora Andrea Campanilli declara: “Estamos muito felizes em contar com o apoio do Febratex Group que atua em todas as regiões do país levando as principais novidades de maquinário além de informações precisas sobre os mercados nos quais atua”. E completa: “acreditamos que será o início de uma parceria que tem tudo para ser ampliada em 2020”. Para o diretor do Febratex Group, Hélvio Júnior, é importante conhecer projetos de impacto social que focam em sustentabilidade e consumo consciente principalmente quando as idealizadoras do projeto já trabalharam na indústria da moda e conhecem os desafios e as oportunidades que o segmento oferece para se transformar em uma das indústrias mais importantes para sustentabilidade através de tecnologia que permite o desenvolvimento de novos materiais menos poluentes e maquinários que permitam o reaproveitamento de materiais diversos.

Sobre o OxiGênio Criativo 

A plataforma de impacto social com foco em sustentabilidade e consumo consciente foi criada por duas empreendedoras que residem em Santos e em um ano passaram de um Festival para uma plataforma inovadora que abrange todos os pilares de uma vida e um negócio realmente sustentável.  As sócias Andrea Campanilli e Mariane Costa que já  atuavam com ecodesign e educação ambiental criaram o OxiGênio Criativo, em dezembro de 2018, como um Festival reunindo feira de produtos + Eco, oficinas ecocriativas, clube de Trocas entre outras atividades com foco em educação ambiental e consumo consciente. A segunda edição realizada em julho se 2019 cresceu 100% e ampliou seu raio de ação, tornando o OxiGênio Criativo uma plataforma inovadora na região da Baixada Santista.

A princípio, o Festival OxiGênio Criativo aconteceria duas vezes ao ano, no entanto, após a segunda edição,  que foi sucesso absoluto inclusive pelo desfile “Bonito é ser você mesmo” que contou com casting de pessoas comuns- magras, gordas, altas, baixas, crianças, +40 – , o OxiGênio Criativo recebeu convites para replicar o projeto em diversos locais como universidades. As idealizadoras Andrea Campanilli e Mariane Costa optaram por realizar edições Pockets de eventos físicos além de ampliar a rede OxiGênio Criativo, que reúne em grupo no Whatsapp artesãos, pequenos produtores, criativos, educadores e simpatizantes da causa sustentável. Quando a rede foi criada era formada apenas pelos participantes do OxiGênio Criativo e os assuntos discutidos giravam em cima do Festival ou das edições Pockets. O sucesso das conexões geradas entre os próprios participantes da rede OxiGênio Criativo foi tanto que mais pessoas foram pedindo para participar do grupo. Já são cerca de 100 participantes ativos.

E hoje a plataforma OxiGênio Criativo abrange interessados nos temas de uma vida mais sustentável em todos seus pilares e que trocam informações e experiências sobre matérias-primas, soluções logísticas de baixo impacto ambiental, collabs, trocas de materiais, ideias e reflexões para que o conceito slow, que prioriza um estilo de vida no qual o menos é mais, onde o consumo é repensado para que seja consciente e evite o desperdício, chegue a mais pessoas.

E a terceira edição do Festival OxiGênio Criativo, que é especial de aniversário e acontece nos dias 21 e 22 de dezembro, na Estação Cidadania, em Santos, chega cheia de novidades como o lançamento da estação Impacto Social que contará com projetos que trabalham em diversas causas sociais e ambientais. Nesse espaço, poderão apresentar os trabalhos que desenvolvem para que o público conheça o negócio, propiciando network e conexões. Até o momento, na Estação Impacto Social já estão confirmados os seguintes projetos: Arte no Dique, Banco de Tempo, Santos Lixo Zero, Instituto Elos, Sarau Itinerante, Óleo Noel, Gelo na Bagagem e ONG Hella.

Na programação paralela, o OxiGênio Criativo trará roda de conversa sobre mudança de estilo de vida, sustentabilidade emocional, slow fashion, oficina de escrita criativa com foco em educação ambiental e consumo consciente, clube de Trocas, entre outras ações. A ecodesigner Mariane Costa declara: “A plataforma OxiGênio Criativo acredita em uma economia circular, criativa e afetiva, baseada em valores que priorizam as pessoas e o meio ambiente, propondo reflexões sobre o consumo, o descarte correto do lixo – lembrando que não existe Planeta B e nem o ‘fora’ – e queremos contribuir para que as pessoas repensem seus estilos de vida e busquem alternativas. As gerações mais jovens já enxergam as relações de status e consumo de outra forma e já perceberam a importância de adotar o Menos é Mais”.

Andrea Campanilli, arte educadora e também idealizadora da plataforma OxiGênio Criativo, destaca: “Cada pequena ação é válida na busca por um mundo mais sustentável – ecológica, econômica, social e culturalmente – por isso apostamos em uma plataforma inovadora que abrange todos os interessados em transformar o mundo através de formas mais conscientes nas relações comerciais, priorizando conexões mais verdadeiras, produtos mais sustentáveis, troca, reaproveitamento de materiais, reciclagem e reuso”. E completa: “A informação correta sobre um tema tão vasto e complexo é extremamente importante para que a sociedade não aceite apenas discursos verdes que não correspondem aos fatos”. A plataforma OxiGênio Criativo também produz uma revista digital chamada Oxigene-se e que é escrita de forma colaborativa pelos integrantes da rede que quiserem contribuir. É uma forma de espalhar informação com bom humor e leveza. A terceira edição do Festival OxiGênio Criativo conta também com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Santos (SEMAM).

Translate »