Febratex Group leva empresários brasileiros para Missão iTechStyle Summit em Portugal4 min read

A Missão iTechStyle Summit, do Febratex Group, no evento que aconteceu em Porto, Portugal, entre os dias 2 e 4 de abril foi um grande sucesso. A semana começou com um seminário promovido pela SPG Prints na sede do Citeve (Centro de Tecnologia do Têxtil e Vestuário), em Famalicão. Foi um dia de muito aprendizado, no qual diretores da SPG apresentaram dados sobre a tecnologia de impressão digital, principais mercados produtores e quais as tendências para o futuro da impressão digital.

Na ocasião também foram apresentadas as tecnologias de impressão cilíndricas e digital, com destaque para a Archer Technology, tecnologia exclusiva da SPG. Também foi anunciado que, durante a ITMA em Barcelona, a SPG vai apresentar uma nova tecnologia de impressão, que terá grande destaque no mercado têxtil. Também na segunda feira, os integrantes da Missão visitaram a fábrica da Adalberto, em Guimarães, onde puderam visualizar o funcionamento e a descontração técnica de uma impressora com a a tecnologia Archer SPG. Ao final do dia, foi promovido um jantar típico português oferecido pela SPG Prints.

Durante o primeiro dia do iTechStyle Summit, o tema principal da conferência foram as megatendências do mercado. Destaque para David Shah, que fez uma apresentação dinâmica falando sobre tendências e comportamentos de consumo que são hoje motores da economia mundial, valores e comportamento que as marcas assumem para vender e gerar consumo. Após, Olaf Schimidt, vice-presidente da Messe Frankfurt, falou sobre Digitalization, individualization e Sustainability, megatendências que alcançaram os eventos têxteis como impressão digital e personalização de produtos. Outro grande momento foi trazido por Besnik Mehmeti, que falou da cidade italiana do Prato, distrito que soube utilizar suas raízes históricas para preservar sua identidade têxtil.

Na parte da tarde, o tema central foi a indústria 4.0 e suas tendências para o futuro. Rodrigo Siza Vieira, diretor da Lectra Portugal, falou de personalização e customização, com a possibilidade de adaptar produtos individualmente na cadeia produtiva. Destaque também para a robotização e utilização dos dados para facilitar a rápida tomada de decisões nos processos produtivos, gerando menos desperdício de matéria-primas, menor custo de produção e impacto ambiental.

No terceiro dia de evento o tema central foram novos materiais e aplicações no têxtil. O avanço dos químicos nos processos de lavanderia e beneficiamento de tecidos são inovadores e causam menor impacto ambiental. No quarto e último dia, os temas mais aguardados: sustentabilidade e economia circular, grandes tendências do têxtil para os próximos anos, que já são realidade em empresas atentas ao que o mercado consumidor está demandando. Um dos cases apresentados foi da brasileira Nina Braga, diretora do Instituto E, iniciativa da marca Osklen. Ela apresentou o conceito ASAP, projeto já implementado na cadeia produtiva da Osklen. A iniciativa foi muito aplaudida pelos participantes, o que demonstra que o Brasil também está à frente nas inovações para a economia circular.

A Missão iTechStyle Summit encerrou na sexta-feira, onde esteve em Guimarães na fábrica da Pizarro para participar de um evento promovido pela Tecnoblu: o Talks Internacional01. Foi um dia todo de muito conteúdo sobre o mercado do jeans e da moda, com destaque para a palestra “Menos tendência mais essência”, da Renata Abranchs. Destaque também para Manuel Pizarro fundador da empresa Pizzaro S.A que contou a história da empresa. Esse evento contou com mais de 50 participantes de diversas empresas do Brasil e de Portugal.

Em uma semana intensa de muito conteúdo, networking e experiências que estimularam os participantes a inovar e empreender no têxtil, a Missão iTechStyle Summit 2019 encerrou já criando frutos para a próxima edição. O Febratex Group já está organizando a programação de uma nova Missão para 2020. Informe-se pelo e-mail portugal@fcem.com.br

Os patrocinadores do iTechStyle Summit 2019 foram: Câmara Municipal de Famalicão, SPG Prints, Grupo ADI, TANATEX, AQUITEX, Lectra, Mind, Devan, APCER, RIOPELE, ACG, CHT, Kortex, Techtextil, Ispo e Outdoor, MTEX.

Translate »