Gerenciamento financeiro: entenda sua importância no setor têxtil4 min read

Uma das chaves para o sucesso no mercado é um bom gerenciamento financeiro. Trata-se do alinhamento das operações, com base na administração financeira e no controle do orçamento empresarial, em busca de um maior desempenho e prevenção de fraudes. Assim como todos os segmentos, o setor têxtil também pode ser beneficiado por essa estratégia.

Como a indústria têxtil movimenta bilhões de reais na economia brasileira, o controle financeiro é indispensável para que todas as atividades de uma empresa sejam executadas com segurança.

Por esse motivo, montamos este post explicando melhor essa área financeira. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue conosco!

Benefícios do gerenciamento financeiro em uma empresa

A gestão financeira não compreende somente o cálculo de custos e receitas. Na verdade, ela é primordial para o planejamento de novas estratégias dentro de um empreendimento, oferecendo todo o suporte econômico para viabilizar as operações.

Além do mais, como um empresário está em constante contato com decisões monetárias, ter uma boa organização das finanças fará com que ele se sinta muito mais confiante na decisão de novos investimentos e planos empresariais, com o objetivo de evitar o máximo de prejuízo possível.

Por esse motivo, é muito importante unir os pilares da administração geral com a financeira, a fim de obter os maiores benefícios empresariais.

Confira, a seguir, as principais vantagens de um bom gerenciamento financeiro dentro de uma empresa!

Evita os sufocos financeiro

Em períodos de instabilidade econômica, como épocas de crise, alta inflação, impostos elevados e carência de recursos, entre outras, a gestão das economias é fundamental para superar os desafios.

Como se trata de um ambiente muito complexo — no sentido jurídico, tributário e trabalhista —, a visão estratégica da gestão do capital de uma empresa é o que definirá o sucesso ou a falência do negócio.

Auxilia na competitividade

O mercado têxtil, assim como todos os outros, é bastante competitivo — afinal, são inúmeras as indústrias abertas e em funcionamento. Por isso, para conquistar o seu diferencial, é preciso ser muito estratégico.

Investir na análise das finanças é uma ótima forma de vencer os concorrentes. Em épocas de instabilidade na economia nacional ou mundial, é muito comum que outros estabelecimentos cheguem ao estado de falência e precisem fechar — fato que raramente ocorre com negócios que estabelecem um controle financeiro eficiente.

Contribui para o planejamento dos investimentos

Investimento demanda dinheiro, que é o principal objeto de estudo do setor financeiro. Saber alinhar os objetivos da empresa com aquilo que o poder monetário do momento suporta é fundamental para saber onde investir.

Dessa maneira, o gerenciamento de finanças se faz mais que necessário para a correta aplicabilidade do capital. Para um melhor funcionamento, é importante que o empreendedor não tenha essa ideia inconveniente de que a área financeira é responsável apenas pelas etapas finais da gestão de projetos do negócio.

Medidas necessárias para torná-lo parte da gestão da empresa

Como a gestão financeira de uma empresa representa, basicamente, a análise e o uso adequado dos recursos financeiros — tais como as contas a receber e a pagar, o fluxo de caixa e a precificação, entre outros —, é importante saber o que é preciso para que isso possa ser representado na prática.

Para isso, é necessário organizar e realizar o controle dos documentos, a fim de conseguir observar se todas as funcionalidades do negócio estão em ordem. Estabelecer um fluxo ordenado das contas também é fundamental.

Além do mais, categorizar os gastos como fixos e variáveis, prever o fluxo de caixa, retirar membros desnecessários e inativos, ter uma completa noção da rentabilidade e possível lucratividade da empresa também estão englobados dentro das responsabilidades do setor financeiro.

Como você viu, o gerenciamento financeiro é um dos segmentos fundamentais para que uma indústria têxtil alcance êxito em seus objetivos, de forma concreta e segura, buscando sempre a análise e o conhecimento de todas as partes do empreendimento, especialmente das finanças.

Gostou deste post? Então, aproveite e aprenda a fazer um planejamento estratégico para MEI!

Translate »