Quais são as principais regiões produtoras de Denim do país?6 min read

O jeans é uma das maiores febres mundiais e, como é atemporal, nunca sai de moda. No entanto, o que muitas pessoas ainda não sabem é que o material brasileiro está ficando cada vez mais popular no comércio estrangeiro e, desde a virada do milênio, houve um grande aumento da sua procura dentro do país, trazendo mais visibilidade para as produtoras de denim no Brasil.

Atualmente, a indústria têxtil brasileira, voltada para produção de denim, está entre as 5 maiores exportadores do mundo. Com os investimentos crescendo gradativamente, é possível fazer a diferença no mercado do jeans com inovações e implementação nesse tecido de algodão.

Por esse motivo, inúmeras grifes renomadas têm parcerias com empresas brasileiras fornecedoras de denim. Mas você sabe quais as regiões que mais produzem o tecido no Brasil? Fizemos este post para falar especialmente delas. Para saber mais é só continuar acompanhando a leitura!

A trajetória da produção têxtil no Brasil

Ainda antes da colonização, o povo indígena utilizava técnicas artesanais para confeccionar suas próprias vestimentas, por meio do entrelaçamento de fibras de origem vegetal. Desse modo, a confecção de tecidos e roupas sempre existiu, porém, o processo de industrialização brasileira foi bastante tardio.

A Primeira Revolução Industrial aconteceu em território britânico, em meados do século XVIII. Mas, no Brasil, ela só começou a despontar com a chegada da família real portuguesa, em 1808. No entanto, a evolução industrial brasileira aconteceu mesmo após a década de 1930.

Nesse período, a produção têxtil teve considerável representação no processo de industrialização do Brasil, sendo, por muito tempo, um dos principais setores de desenvolvimento comercial. Desde então, ele foi passando por diversas evoluções, como a automação, e ganhando mais visibilidade no comércio exterior.

Principais regiões produtoras de denim no Brasil

Apesar de a indústria têxtil, atualmente, representar uma pequena porcentagem da movimentação da economia brasileira — principalmente em comparação a setores como o petrolífero, automobilístico e alimentício —, a produção de denim é acentuada em várias regiões do país.

Confira, a seguir, os principais locais onde se concentram as maiores indústrias que abastecem diversas marcas nacionais e internacionais.

Sul

O estado do Paraná recebe o maior destaque quando o assunto é produção de denim. De toda a cadeia têxtil da região, o jeans representa cerca de 70% de todo o faturamento. Por isso, o estado é considerado o segundo maior pólo confeccionista do país, ficando atrás apenas de São Paulo.

Em uma linha de 100 km, é possível encontrar aproximadamente 2 mil produtores, que, juntos, faturam cerca de 2 bilhões de reais, produzindo mais de 130 milhões de peças. As cidades que mais confeccionam o tecido são Apucarana, Cianorte, Londrina e Maringá.

Sudeste

O sudeste é a região de maior polo econômico do Brasil, tendo São Paulo como líder de faturamento. A indústria têxtil representa 2,5% do capital arrecadado pela atividade industrial. De todas as grandes empresas de produção de tecidos, fios e demais artigos têxteis do Brasil, aproximadamente metade está localizada em território paulista.

No início do século passado, a região do Vale do Paraíba era a mais conhecida pela confecção de material têxtil, principalmente com a Companhia Taubaté Industrial (CTI). Entretanto, após a Era Vargas, o maior número de produção de denim passou a se concentrar na Região Metropolitana de São Paulo e na Região de Campinas.

A principal estratégia produtiva dessas empresas é baseada na subcontratação de atividades e terceirização de trabalho. Isso não altera a eficácia do processo nem a qualidade do material, apenas colabora para o aumento da produção e visibilidade da região no mercado da moda. Além disso, São Paulo é um grande polo comercial e, por isso, consegue atrair diversos clientes de dentro e fora do país.

Nordeste

O nordeste também cumpre o seu papel de marcar presença no processo industrial do país, especialmente no segmento de fios e tecidos em denim. Uma das principais cidades que colaboram com a produção desse material é Fortaleza, no estado do Ceará.

Além de ter um baixo custo de confecção, o denim nordestino é comercializado em um bom valor, fazendo com que o faturamento ultrapasse 1,5 bilhão de reais por ano.

O estado de Pernambuco também não fica atrás. A moda jeans não passa por más fases quando o assunto é produção em cidades como Toritama, que, inclusive, é sustentada pela fabricação e comércio desse material.

O maior destaque brasileiro em relação à qualidade do tecido de denim é a sua confecção com material natural, no caso do algodão, diferentemente de alguns concorrentes que utilizam peças sintéticas para produzir o bom e velho jeans.

Como o nordeste é a segunda região que mais produz algodão no país, a indústria têxtil é beneficiada, conseguindo oferecer um produto de melhor qualidade, livre de custos de importação de matéria-prima. Dessa forma, é possível criar uma maior diversidade de modelos, lavagens e, até mesmo, cores.

Responsabilidade socioambiental da produção de denim

Outro grande destaque do Brasil em relação aos demais países exportadores é a responsabilidade socioambiental que o setor têxtil passou a tomar, desde o agravamento dos sintomas de degradação ambiental do planeta. Como a produção de tecidos utiliza grandes quantidades de insumos naturais e água, especialmente o algodão, esse setor precisou de práticas sustentáveis para amenizar os danos causados.

Para isso, algumas empresas passaram a usar algodão orgânico em suas peças, principalmente do modelo infantil. Essa atitude reduz a contaminação de rios e ar, por evitar o uso de pesticidas, prevenindo a mortandade de animais aquáticos e, inclusive, humanos.

Os desafios ainda existem, mas o país demonstra grande atenção e preocupação para a busca de produção e consumo sustentáveis. Por essa razão, atualmente, o Brasil é uma das maiores referências mundiais de design de moda, especialmente quando se trata de peças jeans.

Como a indústria da moda tem um grande crescimento no Brasil e, consequentemente, movimenta bilhões de reais anualmente, é muito importante saber quem são os responsáveis por todo esse desenvolvimento. Por isso, conhecer as principais produtoras de denim no Brasil é interessante para entender melhor o segmento têxtil brasileiro.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, aproveite para conhecer também sobre a importância dos polos de moda no Brasil!

Translate »