Saiba tudo sobre a produção têxtil no Ceará6 min read

A importância do setor têxtil na atualidade é enorme, pois as roupas estão relacionadas a fatores que vão desde a cultura até a psicologia do ser humano. O tipo de vestimenta utilizado pode determinar a região em que o indivíduo vive, sua classe social, a profissão, os relacionamentos, o biótipo, as crenças religiosas ou até mesmo a forma de pensar e agir.

O Nordeste reúne uma enorme área têxtil, com mais de 50 municípios, e tem grande participação no crescimento do setor no Brasil. Trata-se da segunda maior região em importância, perdendo apenas para o Sudeste. Entre os 50 municípios, 20 estão situados no Ceará, que é destaque nos ramos do algodão e do artesanato. O estado também faz sucesso na moda, lançando grandes tendências com frequência.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue conosco! Neste conteúdo, abordaremos tudo o que é preciso saber sobre a produção têxtil no Ceará.

Qual é o panorama do setor têxtil no Brasil?

A produção de tecidos é importante não apenas pelas roupas, as quais o homem social não vive sem, mas também pela produção de artigos em geral. Os domésticos (roupas de cama, tapetes, cortinas, estofados e panos de prato ou chão) e de aplicação técnica (cintos de segurança, lonas, airbags, entre outros) são alguns dos exemplos.

No Brasil, a produção têxtil é um dos setores que têm a maior expectativa de crescimento em 2019. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), após uma queda de 2% em 2018, o setor não só vai se recuperar em 2019 como também crescerá mais 3%.

O que o estado do Ceará representa na indústria têxtil brasileira?

Como dissemos, o Nordeste é a segunda maior região em produção têxtil no Brasil, sendo o Ceará o estado que mais agrupa municípios envolvidos com a atividade. O aumento da exportação de seus produtos e o lançamento de criações o tornam um grande centro dinâmico da moda.

Apesar de ter mais de 120 anos de história no setor da indústria têxtil, o recente crescimento do poder de consumo da população nordestina (e, mais especificamente, cearense) sem dúvidas é determinante para esse cenário.

Quais são as principais atividades do polo têxtil cearense?

As atividades de uma produção têxtil podem ser divididas em dois patamares: fabricação e confecção. A fabricação envolve as seguintes fases:

  • preparação;
  • tecelagem;
  • acabamentos.

Já a confecção inclui apenas duas etapas: confecção de artigos de vestuário e acessórios; fabricação de artigos de malharia e tricô. Essas atividades, apesar de toda a padronização envolvida, evoluem de acordo com as descobertas em tecnologia e sustentabilidade no setor.

As novas tecnologias no setor têxtil

As tecnologias descobertas na área são inúmeras. A mais famosa delas é a Nanotecnologia, que trata da manipulação de matérias em dimensões cada vez menores.

Dessa forma, fibras e fios passam a ter microdimensões, o que facilita a manipulação e a formação do design dos tecidos, além de proporcionar um melhor caimento. Também existem outras vantagens, como a função repelente e antibacteriana, o controle térmico e da absorção de líquidos e a proteção ultravioleta.

Mais uma inovação tecnológica é a introdução de componentes digitais capazes de responder a condições de temperatura, cor e, até mesmo, som nos tecidos. A criação de barreiras térmicas para roupas esportivas e métodos de controle de insalubridade nos uniformes dos funcionários de áreas de risco são outras novidades desse tipo de tecnologia.

As práticas sustentáveis que vêm sendo utilizadas

As soluções de baixo impacto ambiental são empregadas no maquinário, na forma de energia e nos métodos de produção. Já que a área têxtil emite muitos poluentes, é preciso todo um cuidado para que essa emissão seja reduzida.

Um exemplo está na aplicação de processos biológicos na fase do tingimento, que conseguem reduzir bastante o consumo de água e energia elétrica. Outro ponto é a procura por tecidos orgânicos, além do reaproveitamento de materiais por meio da reciclagem.

A precisão e a rapidez das máquinas modernas contribuem bastante para a redução dos custos de produção, tornando-a sustentável em termos financeiros. Logo, a inovação tecnológica tem um grande peso também nas práticas sustentáveis, por possibilitar a criação de equipamentos que proporcionam a velocidade e a objetividade necessária.

Quais são as tendências da indústria têxtil do estado?

Não é um exagero dizer que, em breve, haverá roupas que se comunicam, ouvem e enxergam. Enquanto isso não acontece, o setor tende a:

  • tornar-se mais sustentável;
  • modernizar o mercado;
  • investir na área de serviços;
  • apostar na reciclagem;
  • personalizar produtos;
  • investir nos serviços de publicidade e marketing;
  • ampliar o número de consumidores;
  • inovar os recursos tecnológicos.

aumento do número de tendências é um fator que depende bastante do produtor e empreendedor interessado. A procura por eventos na área (seminários, workshops, feiras etc.), informações sobre o assunto e investimento em networking favorece bastante o surgimento de tendências.

Quais são os pontos fortes do setor no Ceará?

Por fim, a indústria têxtil no estado do Ceará reúne uma série de pontos fortes, tais como:

  • geração de empregos (envolvendo mais de 200 mil pessoas na região);
  • desenvolvimento do mercado local;
  • dedicação praticamente exclusiva ao setor;
  • produção pulverizada, ou seja, de vários produtores;
  • contribuição para a redução das desigualdades sociais e econômicas da região e, por tabela, do país;
  • construção de uma área em potencial para clientes de outras regiões.

Portanto, após a exposição da representatividade, das principais atividades, das novas tecnologias, das práticas sustentáveis, das tendências e dos pontos fortes da produção têxtil no Ceará, é possível concluir que o investimento na compra de tecidos (e até na instalação de novas fábricas no estado) é uma excelente opção.

Gostou de descobrir o que é preciso saber sobre o polo de produção têxtil no Ceará? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter e aprender muito mais!

Translate »