7 tendências em sinalização e comunicação visual para o futuro5 min read

O setor de comunicação no país está aumentando rapidamente. Isso ocorre lado a lado com uma tecnologia que melhora cada vez mais, proporcionado impulso a esse constante crescimento na sinalização e comunicação visual.

A área de comunicação visual está diretamente associada ao departamento de marketing das empresas, sendo uma ferramenta de promoção e divulgação essencial para a propagação de qualquer serviço ou produto.

Então, em um mercado cada dia mais competitivo, conseguir se destacar dos concorrentes e elevar os resultados das vendas é muito importante. Nesse sentido, continue a leitura e conheça 7 tendências em sinalização e comunicação visual para o futuro!

1. Painéis de tecido

O mercado está cada dia mais acirrado, a propaganda digital em crescimento e o aparecimento de novos concorrentes têm obrigado as organizações a procurar quais são as principais tendências de comunicação visual, isso a fim de conseguir se destacar no ramo de atuação e melhorar os resultados nos seus estabelecimentos.

Logo, os painéis de tecidos têm se destacado nas decorações de diferentes negócios. Eles apresentam uma mistura de cores, tecidos, texturas e formas, podendo montar a decoração de qualquer lugar. Ao contrário dos painéis comuns, que são constituídos de lona, o benefício dos tecidos é que eles não mudam com o tempo, contribuindo para uma eficiente decoração.

Geralmente, o tecido usado é o poliéster, um material que pode ser higienizado, que não adquire dobras permanentes e, além do mais, recebe impressões em ótima resolução. Uma possibilidade para valorizar ainda mais a decoração e deixar os painéis mais chamativos é a aplicação de iluminação com luz de LED, visto que proporciona maior impacto à mensagem que deseja passar, e a iluminação permanece mesmo com a luz do dia.

2. Totens com mistura de materiais (MDF e tecido)

Os totens publicitários constituem umas das maiores e melhores tendências para realizar comunicação visual. Eles proporcionam uma solução sofisticada na publicidade, com uma estrutura básica e fácil de ser montada e de manter.

Eles funcionam como um ponto fiscal chamativo para que os clientes consigam interagir e se envolver com sua empresa. Eles podem ocasionar excelentes resultados e você nem precisa realizar um investimento muito grande, visto que podem ser colocados em ambientes estratégicos e de destaque, tanto em locais externos quanto internos.

É importante destacar que vários modelos proporcionam, até mesmo, a chance de carregar os smartphones, uma comodidade que sempre é bem-vista pelos clientes.

3. Sustentabilidade

A decoração sustentável é uma das maiores e melhores tendências de comunicação visual. Com seleção de produtos conscientes e inteligentes é possível criar a decoração do seu estabelecimento sem precisar abandonar o charme, a funcionalidade e conforto e, além do mais, provoca menos impacto ao meio ambiente.

Nesse contexto, é preciso salientar que o papelão é um dos itens mais recicláveis e versáteis, podendo ser aplicado em totens, painéis, vitrines, entre outras diversas estruturas. Ele é leve, apresenta excelente resistência e, além de tudo, é ótimo para realizar montagens e desmontagens. Então, é uma excelente opção para o empreendedor, pois ter um material que pode ser reutilizado permite transmitir uma imagem de preocupação a natureza.

O alumínio também é um material reciclável muito versátil e também umas das principais opções para a produção de comunicação visual. É um escolha consciente que ajuda a montagem do local de venda com beleza e muita funcionalidade.

4. Tecnologia

Acreditar na tecnologia como uma importante ferramenta de sinalização e comunicação visual engaja e melhora o atendimento ao consumidor. Por exemplo, os tablets ajudam os vendedores na explicação dos seus serviços e produtos e como eles podem ser utilizados, convencendo-os de adquirir.

Outro importante benefício dessa ferramenta na comunicação visual é que ela pode ser facilmente integrada em qualquer decoração e provoca um impacto visual satisfatório para sua loja.

5. Arte vetorial e digital

Existem alguns softwares no mercado para criação de suas artes. Com a ajuda desses programas, você poderá criar seus trabalhos com um acabamento profissional. Logo, são ferramentas muito utilizadas no desenvolvimento de sinalização corporativa e comercial para a criação de itens como:

  • placas;
  • outdoors;
  • sinalização interna;
  • fachadas;
  • totens;
  • entre outros.

Para trabalhar com tratamento e edição de imagens, os programas da Adobe, como Illustrator, Photoshop e InDesign, e o Corel Draw são muito utilizados pelos profissionais da área. Com eles, você obtém excelentes resultados.

Seus recursos são variados, facilitando a criação de trabalhos de arte digital, diagramação, fotografia, sites e até efeito 3D na impressão das imagens. Então, são programas bem úteis para todas as tarefas gráficas de comunicação visual.

6. Uso de cores retrôs

Atualmente, os designers estão apostando nas tonalidades pastéis. Desse modo, a paleta de cores dos anos 80 e 90 está em alta nos mais diversos projetos, dando aquele toque de nostalgia à arte.

Nesse panorama, a escolha das cores é muito importante no momento de realizar uma eficiente comunicação visual, já que elas são capazes de chamar a atenção dos clientes. Contudo, é preciso conhecer as inovações e as cores em alta para que consiga elaborar um projeto satisfatório e positivo em sua organização.

7. Gradientes

O conhecido “flat design” vem se aperfeiçoando e sendo umas das tendências entre os grandes líderes de mercado. Os próximos anos prometem a utilização de muito degradê na comunicação visual. O efeito é bem bonito e sofisticado e é capaz de chamar a atenção de muitas pessoas. Dessa forma, é uma ótima estratégia para ser usada na comunicação visual.

Portanto, é preciso ficar atento às principais tendências de sinalização e comunicação visual presentes no mercado para conseguir destacar sua empresa. Assim, o empreendedor conseguirá potencializar o marketing e alcançará um número expressivo de novos clientes.

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