Tendências da indústria têxtil: saiba quais são e como acompanhar!6 min read

Vamos falar sobre tendências da indústria têxtil? Todo empreendedor de sucesso sabe que estar atento aos movimentos do mercado e às novidades que surgem a todo momento é uma maneira de se manter competitivo para aproveitar grandes oportunidades.

A indústria têxtil é muito dinâmica, principalmente porque está exposta a alterações na moda, no perfil do consumidor, na economia e em diversos outros aspectos. Por isso, neste post, pretendemos ajudá-lo a se manter informado sobre as questões que podem afetar seu negócio nos próximos anos.

Ficou curioso? Quer conhecer essas tendências e aprender a incorporá-las em seu cotidiano? Continue com a leitura!

Quais as principais tendências da indústria têxtil?

O mercado está sempre evoluindo e a indústria têxtil é uma das que mais se modernizam e se modificam para atender aos anseios de um consumidor cada vez mais exigente e seletivo. Por esse motivo, é sempre importante que o empresário esteja antenado e atualizado com tais novidades.

Como um empreendedor nem sempre dispõe de tempo para realizar tantas pesquisas, resolvemos simplificar essa tarefa para você, selecionando as principais tendências para o seu setor. Acompanhe!

Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma tendência em inúmeros setores da economia e, também, começa a ser uma preocupação da indústria têxtil. Afinal, é preciso gerar o menor impacto possível ao meio ambiente, especialmente em relação ao consumo de água.

O interessante é que o consumidor está atento a essas questões. Uma empresa que está em harmonia com práticas sustentáveis pode até cobrar mais caro pelo seu produto, uma vez que ele possui o diferencial de contribuir com uma das maiores preocupações do mundo moderno.

Reciclagem

Relacionado ao conceito de sustentabilidade, a indústria têxtil começa a investir em materiais e produtos recicláveis. Inúmeros tecidos já estão sendo fabricados por meio de garrafas pet e plásticos e as empresas já começam a reutilizar produtos usados para desenvolver novas peças.

Individualização e personalização dos produtos

Uma das características mais marcantes do novo consumidor é que ele busca ser diferente e valoriza produtos personalizados e exclusivos. Isso significa que a produção em massa de peças idênticas já não deve ser mais o foco da indústria têxtil. O ideal é apostar no desenvolvimento de artigos únicos, pensados para um grupo menor de indivíduos.

Ampliação do número de consumidores

Mesmo em um cenário de crise econômica, é possível perceber o aumento do número de consumidores. Essa é uma tendência econômica que não pode ser ignorada pelos empreendedores, especialmente porque pode ser uma grande oportunidade para crescer.

Estima-se que mais de 1,8 milhão de pessoas vão entrar para o mercado de consumo. Como a indústria têxtil está associada a uma necessidade básica humana, é essencial estar preparado para atender a essa demanda crescente.

Uso de recursos tecnológicos

tecnologia é, de fato, uma grande aliada das empresas e quando analisamos a sua contribuição para o setor têxtil, não há como negar que tal tendência será ainda mais forte nos próximos anos.

Atualmente, o uso de softwares e programas digitais têm contribuído bastante para a otimização da produção, reduzindo desperdícios e o tempo gasto para finalização de um produto. Mas isso não é tudo!

É possível incorporar a tecnologia em inúmeros processos, como: no contato com fornecedores, no desenvolvimento do produto, no transporte e na distribuição e, claro, no contato entre a marca e o público.

União da indústria têxtil com o setor de serviços

Essa é uma tendência interessante e que pode ser muito bem aproveitada pela sua empresa. Acompanhando a evolução de pensamento e do comportamento do consumidor, a indústria têxtil terá de ofertar serviços complementares ao seu produto. A ideia é estreitar a relação com sua clientela, permitindo a criação compartilhada das peças.

Ações para agregar valor ao produto

Na luta por espaço no mercado, é importante encontrar um diferencial para o seu produto. Por esse motivo, as ações, ideias e estratégias para agregar valor à peça serão ainda mais intensas.

O desenvolvimento de fibras tecnológicas térmicas e até antibacterianas, que protegem contra os raios ultravioletas, são exemplos de fatores que podem agregar valor ao produto final, tornando-o mais relevante e útil para o consumidor.

Como acompanhar todas essas tendências?

Conforme visto, há muitas novidades para o setor têxtil e um empreendedor inteligente sabe o quanto é importante conhecê-las e implementá-las ao seu dia a dia. Essa, aliás, é uma maneira de se destacar em meio a uma concorrência qualificada.

Mas como se manter atualizado sobre essas tendências? Como ser pioneiro em sua área de atuação e conquistar mais mercado? Confira!

Participe de eventos para o setor

Participar de eventos voltados para o seu setor é uma excelente oportunidade para conhecer novidades e tendências que podem ser incorporadas ao seu negócio. O contato feito em feiras, seminários e workshops é fundamental para compreender o que está acontecendo no mercado e o que pode a surgir no futuro.

Fique atento às notícias

Uma das grandes contribuições da internet para o ser humano foi o aperfeiçoamento da comunicação. Atualmente, a informação está ao alcance de qualquer pessoa e com um simples clique você pode acompanhar notícias de todo o mundo.

Por isso, é essencial que você aproveite esse benefício e busque acompanhar blogs, jornais e revistas online. Essa é uma das maneiras mais fáceis e rápidas de se atualizar sobre as tendências para o seu ramo de atuação.

Invista em networking

Um erro comum dos empreendedores é manter relações profissionais apenas com pessoas que atuam no seu segmento. Por isso, a nossa dica é diversificar sua rede de contatos e investir mais em networking.

Conheça e converse com jornalistas, designers, profissionais de marketing, vendas e até economia. Quanto maior e mais diversificada for a sua base de contatos, mais chances você terá de conhecer e acompanhar as novidades que podem favorecer sua empresa.

O que achou das tendências da indústria têxtil? Você já conhecia todas elas? Um dos segredos para se alcançar o sucesso no universo empresarial é a capacidade de mudar e se adaptar às novas exigências do mercado. Para isso, é necessário se manter informado e adotar uma postura mais inovadora frente às oportunidades que podem surgir ao longo de sua jornada.

Quer acompanhar todas as tendências para o seu setor? Então assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todas as atualizações do nosso blog! É rápido, simples e totalmente gratuito!