Sebrae reforçou importância da moda circular na Febratex 20242 min read
Sebrae Nacional se uniu ao Sebrae/SC para levar a Blumenau um estande com experiência interativa para debater ESG na moda
Focado em discutir a importância da circularidade e da governança ambiental, social e corporativa (ESG) na moda e em apoiar as micro e pequenas empresas, o Sebrae proporcionou uma experiência interativa aos visitantes da Febratex 2024. A feira é uma das maiores agendas para o setor têxtil na América Latina.
No espaço, o Sebrae propôs um mergulho dentro da moda circular, para mostrar que a circularidade e o ESG são possíveis dentro do setor, em união com a alta produtividade e a eficiência energética. Essas duas linhas são trabalhadas dentro do programa que a entidade possui com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Brasil Mais Produtivo.
“A experiência consistiu em escolher entre três materiais que podiam ser transformados em uma peça de moda: uma garrafa pet, uma alga marinha ou um cinto de segurança. E a partir dessa escolha identificar qual tipo de produto pode ser feito a partir daquele substrato, como vestido, calça ou camisa, e então tirar uma foto em uma espécie de provador virtual”, explica Kamila Merle, gestora nacional de moda do Sebrae.
Além do estande, o Sebrae apoiou missões com mais de 160 empresários vindos de 10 estados do Brasil — Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Roraima, Goiás, Piauí, São Paulo e Santa Catarina — para que pudessem acessar tendências de tecnologia e inovação na feira, além de estabelecer conexões importantes para o crescimento dos negócios.
“As conexões e oportunidades que uma feira como a Febratex proporcionam a essas micro e pequenas empresas são únicas. Ficamos contentes em ter recebido em Blumenau esse público do Brasil inteiro e ter tido a oportunidade de mostrar a importância do setor têxtil para a região”, finaliza Ionita Lunelli, gerente regional do Sebrae/SC.