Febratex GroupSem categoria Por que o jeans, segundo o consumidor brasileiro3 min read

Por que o jeans, segundo o consumidor brasileiro3 min read

O comportamento do consumidor brasileiro, os recursos do varejo, as ações das marcas são alguns itens do novo estudo do IEMI, destinado a pautar e enriquecer planos estratégicos neste setor.

Qual o varejista, ou mesmo confeccionista, não sonhou ter em mãos um “mapa” que indique o percurso do consumidor em sua jornada de compra? É basicamente isto o que o IEMI – Inteligência de Mercado oferece a quem é do setor ao disponibilizar o Estudo do Comportamento de Compra do Consumidor de Jeanswear 2024.

Oficialmente apresentado em recente palestra do economista e sócio-diretor do IEMI Marcelo Prado, na Denim City SP, o relatório é um verdadeiro dossiê do setor. Dele participaram 2.001 entrevistados, entre mulheres e homens, acima de 18 anos, das cinco regiões do País e de todas as classes (A/B, C e D/E).

A partir deste “mapa” completo, com dados contextualizados em profundidade, varejistas, confeccionistas e atacadistas poderão traçar planos assertivos fundamentados em informações reais para o momento. Neste dossiê, todos os dados são estratégicos: o consumo por poder de compra; as marcas “top of mind”; as lojas que lideram a preferência do consumidor, assim como os motivos que levaram o consumidor a escolher a marca A e não a B ou a C.

Na linha da análise e contextualização das informações coletadas em 2024, o IEMI vai além e traça um comparativo do ranking das preferidas – sejam marcas, sejam lojas – em relação a 2021. Além de indicativa para o segmento, a comparação serve para as marcas mencionadas, que podem analisar a própria performance.

O jeans: por que comprar

O consumidor tem seus motivos para escolher esta ou aquela marca. Mesmo que, segundo o IEMI, 43% não se lembram da etiqueta escolhida na última compra, o expressivo percentual de 57% deu peso à escolha e a tem bem em mente.

Preços atrativos contam, e muito! Entre os entrevistados, quase a metade compra por esta razão. O brasileiro, enfim, é fã das promoções. Mas uma outra parcela muito significativa se deixa seduzir pelo merchandising da loja, sentindo-se atraída pelo modelo exposto na vitrine.

Sob este aspecto, os entrevistados afirmam ter levado em conta desde o caimento da peça e as opções de modelos e cores, até a relação qualidade-preço verificada.

Mas não é só. O estudo traz para a cena elementos que vão além do produto e compõem valores e a própria imagem da marca. Deste quesito contam, claro, o ambiente e o atendimento da loja, bem como a qualidade da comunicação. O consumidor quer ser encantado pelos produtos, mas vai se afastar da marca se a empresa não for socialmente responsável, se os trabalhadores não tiverem condições dignas de trabalho e se não houver respeito pelo meio ambiente.

A lista de itens continua, bem como os dados que rastreiam o mercado Jeanswear hoje no Brasil. Todos estão no Estudo do Comportamento de Compra do Consumidor de Jeanswear 2024. Para saber mais, acesse o site iemi.com.br/vestuario ou peça informações ao time de consultores do IEMI.

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