Febratex GroupSem categoria Indústria de móveis inicia novo ciclo de retomada de crescimento3 min read

Indústria de móveis inicia novo ciclo de retomada de crescimento3 min read

Por Eleni Kronka – jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.

Nova edição do Brasil Móveis mostra que a indústria brasileira de móveis acompanha o ritmo do setor no mundo e apresenta sinais de retomada da produção e dos negócios.

Em 2023, o mercado mundial de móveis registrou aumento de 3,1% em relação aos dados registrados em 2022, segundo aponta o Brasil Móveis 2024 – Relatório Setorial da Indústria de Móveis no Brasil que o IEMI, juntamente com a Abimóvel, acaba de lançar. O levantamento faz um rastreamento completo do setor em todo o mundo, trazendo à luz os dados referentes aos principais mercados. Neste sentido, coloca também o Brasil em destaque, já que a indústria moveleira nacional, relevante no contexto latino-americano, apresenta grande potencial de expansão.

Cenário mundial

A Ásia mantém-se protagonista, sendo a grande fornecedora neste contexto. A China é líder absoluta, destinando o produto acabado para a maioria dos países. 

Entre os países consumidores, Estados Unidos e União Europeia ocupam os primeiros lugares, o primeiro como mercado único e a segunda como soma de vários países compradores. A própria China, por suas dimensões – apesar das desigualdades existentes – é outro dos que lideram o consumo do setor.

Retomada de crescimento

A indústria moveleira, no Brasil e no mundo, logicamente foi impactada pela crise sanitária da Covid 19 entre 2020 e 2022. Por outro lado, é certo que o setor foi um dos que vivenciou uma alta demanda neste mesmo período. O período do confinamento foi também o momento marcado por uma maior atenção com a casa, que ganhou o status híbrido de lar e ambiente de trabalho. A ideia era, então, tornar o ambiente aconchegante para se viver e funcional para trabalhar.

Desta forma, apesar da alta de preço dos fretes, suspensão da produção na China, principalmente, a indústria, nacional e mundial, colocou todos os esforços para cumprir o seu papel.

Já em 2023, segundo a pesquisa IEMI, a produção mundial de móveis atingiu a marca de 458,7 bilhões de dólares, contra os 445 bilhões registrados em 2022.

Nesta linha, a Ásia como um todo ficou com uma parcela de 61,5% do movimento das vendas, sendo que à China, em especial, corresponde a importante fatia de 46% do total.

Contexto brasileiro

A indústria moveleira nacional é relevante em âmbito interno, bem como assume papel destacado no contexto latino-americano. Isto ocorre ainda que, dentro do panorama mundial, seu percentual de partipação seja de 3,1%.

Segundo o Relatório Brasil Móveis 2024, em 2023, a indútria do setor produziu cerca de R$ 82 bilhões, o que representa 2,8% do valor total da receita líquida da indústria de transformação (excluídas a indústria extrativa mineral e a construção civil, que complementam o setor secundário da economia). 

Para ter mais informações sobre a trajetória do setor e dispor de dados estratégicos para a tomada de decisão nos negócios, acesse o Relatório Brasil Móveis 2024 e o site iemi.com.br/moveis, ou ainda entre em contato com um dos analistas do IEMI – Inteligência de Mercado.

Translate »