
IEMI – 40 anos de Excelência em Pesquisas de Consumo, Varejo e Indústria4 min read
IEMI completa 40 Anos de contribuições nos mercados de moda e decoração no Brasil, constituindo uma jornada de pesquisa, expertise e evolução em prol do setor como um todo.
Em junho próximo, o IEMI – Inteligência de Mercado celebra 40 anos de um trabalho essencial em prol da indústria brasileira. Com expertise consolidada ao longo destas quatro décadas, o escritório de pesquisa dedicou-se a coletar, analisar e interpretar dados essenciais sobre o mercado.
Na prática e com o máximo rigor metodológico, os levantamentos do IEMI focam em cada elo da indústria, desde a produção de matérias-primas até o acabamento. Mas a análise vai além, abrangendo os setores da distribuição, seja dentro do território nacional, seja no competitivo mercado internacional. O varejo também é parte – e parte importante – dos estudos realizados.
Para este primeiro artigo da série sobre a trajetória IEMI, ouvimos Joaquim Dias, executivo que integrou a equipe de estudos desde os primeiros momentos da empresa no mercado.
A contribuição do IEMI ao setor de confecção
Os primeiros trabalhos de pesquisa realizados pelo IEMI se deram a pedido da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), recorda Joaquim Dias. Naquele momento, segundo o executivo, foi importante a colaboração entre Roberto Chaddad, então presidente da entidade, e Roberto Prado, fundador do IEMI.
O trabalho aprofundado sobre o setor da confecção no Brasil, iniciado na década de 1980, foi um marco importante para as pesquisas de mercado do IEMI. A partir desse momento, o instituto foi se aprofundando cada vez mais nas complexidades do mercado têxtil, ampliando seus estudos e se tornando referência para o setor.
A expansão para novos setores
A expertise do IEMI foi se expandindo, com a inclusão de novos setores na sua base de estudos, como o de calçados e móveis.
Joaquim Dias recorda que a forte atuação no território do têxtil e da confecção se manteve e se consolidou. “Neste campo, surgiram novas abordagens, fundamentais para o entendimento da evolução da indústria”.
O papel do instituto, ao longo dessas décadas, foi fornecer aos empresários as ferramentas necessárias para analisar e traçar estratégias mercadológicas eficazes para o crescimento e a sustentabilidade dos negócios.
Convergência de setores: calçados, móveis e moda
Com o tempo, o IEMI se adaptou às novas demandas do mercado, estendendo suas pesquisas a setores igualmente importantes para a indústria, como o calçadista e o moveleiro. Ambos esses setores, em grande medida influenciados pela moda e com uma forte ligação com o têxtil, passaram a se beneficiar das análises, que proporcionaram uma visão mais ampla e detalhada sobre as transformações no consumo e na produção.
Importância dos dados para o crescimento
Os dados de mercado, essenciais para a sobrevivência e expansão dos negócios, sempre foram a matéria-prima oferecida pelo IEMI ao mercado.
Num cenário de constante mudança, a capacidade de quantificar e qualificar o mercado se torna imprescindível. Como o próprio Dias afirma, “uma empresa não pode fazer isto sozinha, por mais que conheça seu segmento de atuação”.
O IEMI, com suas quatro décadas de experiência, oferece esta base, permitindo que as empresas possam traçar estratégias de crescimento mesmo em um cenário de incógnitas, num mercado dinâmico e competitivo.
A evolução do têxtil: faz fibras naturais às sintéticas
Joaquim Dias ressaltar a importância dos estudos de mercado e faz uma análise histórica da indústria do vestuário. “É impossível não destacar o papel da Rhodia, grande produtora de fibras sintéticas, que trouxe ao Brasil modelos internacionais de divulgação de produtos”, recorda.
Até as décadas de 1950 e 1960, como lembra o executivo do IEMI, as fibras naturais predominavam na produção têxtil brasileira. “Os estudos do IEMI, a partir dos anos 1980, documentaram a transformação do mercado nacional e global, fornecendo dados essenciais sobre investimentos, importações e exportações”, salienta.
Impacto das pesquisas no mercado e nas ações do governo
Os dados do IEMI têm sido fundamentais para empresas e para órgãos governamentais, que utilizam estas informações para o desenvolvimento de políticas públicas mais assertivas e estratégias de apoio ao setor industrial.
O estudo constante da evolução do mercado – tanto nacional quanto global – é indispensável para o desenvolvimento de estratégias eficazes, que permitam ao Brasil manter-se competitivo no cenário internacional, lembra Dias.
Acompanhe dos dados de mercado e a trajetória do IEMI como principal referência de dados acessando o site iemi.com.br. E para saber mais sobre a metodologia desenvolvida e aplicada nestes estudos, essenciais para empresas do setor, fale com um dos consultores IEMI.
Ao longo deste ano, o IEMI celebrará seus 40 anos de existência com depoimentos de clientes e parceiros. Além disso, comemorará os 25 anos do Relatório Setorial Brasil Têxtil e os 20 anos do Relatório Setorial Brasil Móveis.