Confira quais são os substratos funcionais para estamparia6 min read

A estamparia é um ramo muito importante para a indústria têxtil, devido a sua função complementar. Essa prática consegue atribuir estilo a qualquer produto, sendo ela personalizada ou de acordo com um padrão definido.

Como esse trabalho vem sendo empregado há anos, foram desenvolvidas diversas técnicas para executá-lo e aprimorá-lo. Entre elas estão tintura de sublimação, transfer, além de diferentes atributos, como o uso de substratos funcionais.

Se você faz parte desse setor e tem interesse em saber mais sobre a função dessa última técnica na indústria da estamparia, leia este post e aprenda muito mais!

Técnicas mais usadas na estamparia

Quem atua no segmento das estampas consegue, facilmente, notar a variedade de modos de impressão em um tecido. De todos eles, três são os que mais se destacam atualmente no mercado. Confira mais informações sobre eles.

Sublimação

A sublimação adota um processo rápido e com baixo custo para imprimir uma estampa. Ela permite atingir qualquer área e usar uma grande variedade de cores, tudo isso somado à praticidade de uso da ferramenta.

Para isso, é usada uma espécie de tintura diferenciada, sobre um papel desenvolvido especialmente para esse trabalho e uma prensa quente para a impressão. Por isso, essa técnica é muito fácil de ser aprendida e executada.

Transfer

Trata-se da transferência da imagem pronta para um papel chamado transfer, utilizando uma impressora. Depois disso, basta manusear a pressão e a temperatura para que a estampa seja realizada no material.

Tanto a sublimação quanto a transfer conseguem estampar itens como camisetas, tecidos, acessórios, entre outros. Essa técnica também apresenta um custo baixo e permite uma alta margem de lucro.

Silk

Chamada de Silk Screen ou serigrafia, essa é outra técnica bastante conhecida, principalmente devido à textura que deixa sobre a peça. Com o uso de uma tela de nylon perfurada, a tinta é transposta para o tecido por meio dos furos presentes na trama.

Essa ferramenta também permite o uso de inúmeras cores. No entanto, é necessária uma tela para cada coloração. Dessa forma, quanto mais cores usadas, maior será o valor cobrado pelo item estampado.

Atributos diferenciados para tintura

O modo de impressão pode ser feito de diferentes formas e com materiais distintos. Na estamparia, existe uma diversidade de atributos para a tintura, como corante, pigmento, substrato funcional, entre outros. Neste artigo, abordaremos apenas esses três, no entanto, com foco no último.

Os corantes são os maiores responsáveis pela alteração da cor de um material. Eles são solúveis ao meio de aplicação e, portanto, mais adaptáveis. Já o pigmento é insolúvel, mas assume a mesma função que o corante, atribuindo uma coloração ao substrato original.

Já os substratos funcionais se tratam do uso de resíduos de materiais de origem vegetal para a coloração da estampa. Eles podem ser totalmente puros ou integrados a pigmentos ou corantes, mas originalmente são retirados de plantas tintoriais.

Substratos funcionais para estamparia

O maior diferencial dos substratos nos atributos de estamparia é o auxílio à sustentabilidade, visto que não contêm os mesmos químicos utilizados nas demais tinturas. Como eles têm origem natural, a sua degradação é menos nociva à natureza e diminui bastante os danos.

Nos últimos anos, diversas empresas e indústrias estão juntando forças para executar um meio de produção que produz baixos impactos ao meio ambiente. Como a fauna e flora se encontram bastante desgastadas em boa parte dos países, é importante assumir a responsabilidade social para produzir o mínimo de lixo possível, reaproveitar a água, evitar todo tipo de poluição, entre outras práticas.

Para isso, a adoção de técnicas alternativas é fundamental. No ramo da estamparia, uma boa iniciativa é o uso de substrato funcional para a coloração e produção de estampas. Claramente, não existem plantas tintoriais o suficiente para que não seja necessário o uso de produtos artificiais. Porém, a iniciativa já consegue reduzir consideravelmente os problemas que podem ser causados pelos resíduos de matéria-prima da estampa.

Esse tipo de estamparia é compatível com boa parte dos tecidos, especialmente os que são fabricados em fibras naturais, como o algodão. Vegetais como o eucalipto são muito usados para a empregabilidade dessa técnica, assim como raízes de alimentos como índigo, cúrcuma, açafrão, entre outros.

O uso da tecnologia pode, inclusive, auxiliar nesse método de produção, a partir do desenvolvimento de procedimentos de extração, conversão, e demais processos necessários para a coloração natural das estampas.

Erros comuns para evitar na estamparia

Para manter uma estamparia de sucesso, é importante reunir um conjunto de hábitos e evitar muitos outros. Afinal, entregar um produto final de qualidade é o objetivo da maioria das marcas. Portanto, executar essa tarefa com eficácia é importante para ter um diferencial no mercado têxtil.

Um equívoco muito grande durante o processo de estampagem de uma camiseta, por exemplo, é o enquadramento e a proporção da imagem. Observar se as medidas são compatíveis e se a estampa está sendo feita no lugar correto é primordial para evitar desperdícios e entregar um item que atraia o público.

Outro ponto importante é a necessidade de dar atenção ao tipo de tintura e substrato utilizados. Como você pôde ver, existem algumas peculiaridades entre eles que, na maioria das vezes, adaptam-se melhor a determinado tipo de tecido. Sendo assim, aplicar a técnica correta nos fios ideais é uma prática que precisa ser cultivada.

Além disso, um fator que faz com que uma empresa se destaque no mercado é a sua busca pela inovação e aprimoramento constante. Uma ótima estratégia é ter conhecimento sobre o local em que a marca está inserida. Isso pode ser feito com a participação em eventos e feiras do setor. Assim, é possível se manter atualizado e aproveitar para criar um networking e parcerias úteis para o negócio.

Como você viu, a estamparia é um ramo de grande importância para a cadeia têxtil e, por isso, todo desenvolvimento e excelência são necessários para garantir o crescimento da área. Assim, sua empresa vai oferecer produtos com maior qualidade aos consumidores.

Ficou interessado em se destacar no mercado? O que acha de participar de feiras e eventos do setor têxtil? Para isso, entre em contato conosco para que possamos orientá-lo melhor e tirar todas as suas dúvidas!