4 lições que aprendemos com a moda gestante de Rihanna3 min read

Desde que revelou a gravidez ao público, no fim de janeiro de 2022, Rihanna – como sempre – tornou-se assunto do dia, da semana e do mês. A cada aparição exibindo a barriga, centenas de comentários invadiram as redes sociais. Dando uma espiada nas menções pelo Twitter ou Instagram, é fácil se deparar com o embate: uns amam, outros odeiam as escolhas de Riri para os looks durante a gestação. Por que uma lingerie sexy e transparente incomoda quando usada por uma mulher grávida? Ainda mais, sendo essa mulher um dos maiores ícones da moda da atualidade. Conversamos com a consultora de imagem, stylist e figurinista Janaína Souza para esclarecer alguns pontos sobre o fenômeno que é Rihanna, agora, na gravidez:

Desconstruir a imagem da “mulher grávida”

“A forma como a Rihanna se veste durante a gravidez é tão chocante para o público – principalmente para aqueles que não conhecem ou acompanham o estilo da cantora – por conta da construção da imagem da mulher em gestação que foi criada ao longo dos anos por uma sociedade conservadora e patriarcal.

Além da desvalorização da estética da mulher, em prol do desenvolvimento do bebê, percebo que existe uma pressão para que, durante os nove meses, ela se dedique exclusivamente à maternidade assim, não cuidando da sua própria imagem.

Rihanna não choca as pessoas pelas roupas que usa. Ela choca porque a sociedade, no momento da gestação, vê a mulher como frágil, angelical, discreta. E quando Rihanna valoriza outros elementos como a exposição do seu corpo, isso causa ‘estranheza’ por conta de uma construção conservadora.”

Icônica: A empreitada revolucionária que fez de Rihanna uma lenda disruptiva da moda

A moda precisa ser disruptiva

“Diferente de outras áreas, vejo que a moda mantém um olhar mais desconstruído sobre maternidade. Acredito que isso acontece por conta do percentual considerável de mulheres ocupando este espaço. Mesmo que ainda exista a pressão da maternidade, atualmente há discussões sobre a não-romantização da mesma e consequentemente, o rompimento do discurso conservador.”

Conforto pode ser chique

“O mercado precisa se transformar. As roupas de maternidade reforçam e priorizam o conforto e isso não é um problema, uma vez que neste momento, a pessoa que engravida precisa exatamente disso. No entanto, nada impede de desenvolver coleções com estilo e personalidade, assim desmistificando uma estética que não valoriza a imagem da mulher.”

Com vestido preto transparente: Rihanna posa para fotos e mostra barrigão

Sua personalidade acima de tudo

“Rihanna fez questão de manter a personalidade e estilo até mesmo no momento da gravidez. Em nenhum momento reforçou o estereótipo da gestante que conhecemos. A cantora usou e abusou de tecidos como couro e seda. Valorizou sua sensualidade, seu corpo e principalmente sua barriga. Além de não deixar de usar sapatos incríveis – inclusive com salto, muitos acessórios, looks carregados de cores intensas e muita referência do street style como sobreposição e composições oversized.”

Fonte: Revista Marie Claire

Translate »