FCEM Febratex GroupNOTÍCIASArtwork Advertising 6 técnicas de negociação para usar em feiras e eventos5 min read

6 técnicas de negociação para usar em feiras e eventos5 min read

Usar boas técnicas de negociação e argumentos persuasivos em um ambiente de ampla divulgação, como feiras e eventos, é uma ótima oportunidade de conquistar boas parcerias, encontrar fornecedores, aumentar a prospecção de clientes, criar networking e fazer bons negócios.

Além disso, é possível seguir diversos procedimentos para se destacar dos concorrentes e conseguir uma boa visualização para a sua marca na ocasião.

Neste post, reunimos alguns deles para você ficar de olho. A seguir, confira 6 ótimas técnicas de negociação para dar destaque à sua empresa em um evento ou feira de negócios!

1. Qualifique os leads rapidamente

Leads são todos os possíveis consumidores dos seus produtos ou serviços — ou pelo menos aqueles que demonstraram interesse ao que você tinha a oferecer. Por isso, defini-los no primeiro contato é fundamental.

Para isso, o primeiro passo a tomar é identificar qual é a posição do visitante de seu estande. Por exemplo, ele pode ser um fornecedor, concorrente, comprador ou até mesmo o gestor de outra empresa, ou seja, uma das principais pessoas que tomam as decisões por ela.

Por essa razão, conhecer algumas das características dos seus leads também é outra atitude importante. Desse modo, sempre procure saber a sua localização, o segmento em que atua e o que você pode fazer para atender às suas expectativas e necessidades.

Voltar a sua apresentação para cada público é uma forma de passar uma imagem mais positiva da sua marca. Com esses dados, você consegue atingir esse objetivo de maneira prática e consistente. Portanto, capriche no atendimento e, se necessário, ofereça cursos e capacitação aos seus funcionários para que tudo saia conforme o planejado.

2. Obtenha as informações desejadas com as perguntas adequadas

Como visto, captar dados dos seus visitantes é um passo importante para conhecer melhor o seu público-alvo e saber adaptar o seu atendimento para ter uma presença de sucesso no evento.

No entanto, isso implica em saber exatamente o que perguntar, assim como fazê-lo de uma forma eficiente para causar uma boa impressão e conseguir o que você pretende com essas informações.

Desse modo, você pode usar questionários ou fazer esses questionamentos de forma discreta durante a conversa e apresentação. Para isso, é preciso estar bem atento ao comportamento do cliente e ter criatividade para levantar assuntos que podem interessá-lo.

3. Crie um rapport verdadeiro com o cliente

Rapport é um nome dado à técnica de se conectar ou criar uma forte ligação com uma determinada pessoa. Usar essa ferramenta em uma feira é de grande ajuda para atrair novos clientes e fidelizá-los.

Uma forma de fazer isso é demonstrando interesse ao que ele fala — deixando-o falar por mais tempo e expor as suas necessidades ou dúvidas — e disposição a ajudá-lo. Conquiste um diferencial entre os concorrentes por meio da boa comunicação, assim, o seu visitante terá uma impressão melhor e mais marcante sempre que se lembrar de seu estande.

Outra alternativa é oferecer algum brinde, desconto ou criar promoções em busca de um maior engajamento. Além disso, caso escolha a primeira opção, tente distribuir itens úteis para que sempre que o indivíduo precisar usá-lo, ele se recorde da sua marca.

4. Utilize o script de vendas adequado

O planejamento de vendas é extremamente necessário em um negócio. Afinal, o mercado do comércio é bastante amplo e repleto de tarefas. Portanto, com má organização, a empresa raramente consegue alcançar os seus objetivos e manter a sua filosofia.

Desse modo, é importante investir em abordagens que tragam resultados sólidos e duradouros. Uma estratégia que você pode usar é a criação de um script de vendas adequado ao seu público-alvo.

Trata-se de um tipo de padronização do atendimento de seus colaboradores, adotando a mesma postura e roteiro, porém, de uma forma natural, para que os clientes não achem a abordagem muito robótica e pouco cativante.

Para isso, o vendedor conduzirá a conversa a ponto de entender os problemas do visitante e identificar na mesma hora se a empresa realmente é capaz de ajudar a resolvê-los. Nesse contexto, observar a presença da compatibilidade entre a marca e o cliente é essencial.

Você pode, inclusive, definir métodos de manter o contato com o visitante após o evento, dentro do script de vendas, seja por e-mail, telefone, entre outros. Isso será de grande ajuda para atingir as metas que a organização tem com essa participação.

5. Aposte na empatia

A empatia é a melhor ferramenta para um bom atendimento. Afinal, quem não se sente muito mais confortável em confiar em uma empresa após saber que ela consegue entender as suas necessidades e está disposta a ajudá-lo?

Com os passos anteriores bem definidos, é possível identificar as verdadeiras soluções que a sua organização tem a oferecer aos seus antigos e novos clientes, demonstrando se importar com o seu bem-estar e satisfação.

Por isso, o atendimento precisa deixar essa característica bastante explícita. Isso cria um laço mais forte com o visitante, transmitindo mais confiança para iniciar negócios, parcerias, entre outras interações.

6. Entenda as necessidades do seu potencial cliente

Como você viu, todo o seu trabalho precisa ser pautado na resolução dos problemas que o seu cliente apresenta, dentro do que é possível à empresa. No entanto, nem sempre ele será capaz de deixar isso bem claro. Por isso, é preciso entender as suas necessidades nas entrelinhas e confirmar, ao longo do diálogo, se é realmente possível solucioná-las.

Depois disso, é interessante criar um plano para executar todas as ideias que a empresa tem para ajudar o cliente. Nele, estão dispostas as informações coletadas por meio da qualificação dos leads e os comportamentos identificados durante o contato com os seus visitantes.

As feiras e eventos são ótimos espaços para aplicar inúmeras técnicas de negociação e fazer com que a sua marca conquiste um lugar de destaque no mercado, devido à visualização que pode receber dos clientes. Por isso, tente participar de feiras têxteis como as realizadas pela Febratex Group, pelo menos, uma vez ao ano. Nosso próximo evento será a Agreste Tex, em Caruaru, Pernambuco.

Gostou das informações deste post? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do setor têxtil!