A importância das certificações ambientais Oekotex e Control Union3 min read
Durante muitos anos a indústria têxtil estava associada a problemas ambientais, bem-estar animal e exploração do trabalho. Portanto, muitas empresas da área lutam para mudar esta imagem e mostrar a preocupação social e ambiental existente em sua cadeia de produção. E uma das formas de se comprovar a sustentabilidade é passar por consultorias e processos de certificações.
Atualmente existem certificações, algumas internacionais, que comprovam a legítima preocupação com o meio ambiente. Elas se tornam uma garantia aos consumidores sobre a qualidade dos produtos que estão adquirindo.
Exemplos que certificações são as conferidas pela Control Union, que confirmam que a matéria-prima utilizada no produto não é proveniente de locais que prejudicam o meio ambiente ou a classe trabalhadora. Para atestar isso, toda a cadeia de produção é analisada. Um dos certificados, por exemplo, é o EKO Sustainable Textile Standard, que garante que as matérias-primas são provenientes de cultivo orgânico e são processadas através de métodos de produção têxtil sustentável. Um outro exemplo de certificado é o Responsible Down Standard (RDS). Este comprova que as penugens e as penas utilizadas provêm de animais que não passaram por procedimentos desnecessários.
Outras certificações são concedidas pela Oeko-tex. Elas são uma garantia de que os tecidos, malhas e artigos de couro não tem nenhuma toxicidade ao ser humano, portanto, não causarão nenhum dano no contato direto com a pele. Para isso, todas as fases do processo de produção são avaliadas, desde a matéria-prima até o acabamento dos tecidos.
A Oeko-Tex reúne 17 institutos independentes da Europa e do Japão, que estão sempre desenvolvendo métodos de teste e valores-limite para a indústria têxtil e de couro. Por exemplo, uma das certificações é a Standard 100 by Oeko-Tex, que atesta que os tecidos e malhas foram testados e não são prejudiciais à saúde.
No Brasil, existem centros e empresas que auxiliam e orientam a indústria têxtil a obter certificações internacionais. Um deles é o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Senai Cetiqt), presente na Febratex 2022. Entre as consultorias oferecidas está a Tact-Consulting, que tem como objetivo o aperfeiçoamento e a otimização de estratégias e práticas de gestão. A Tact-Consulting Sustain tem como intuito assessorar na valorização da marca e posicionamento estratégico como uma empresa sustentável, com capacidade reconhecida para deter o selo verde.
Sustentabilidade na Febratex 2022
Desde a primeira edição da Febratex o tema sustentabilidade está em pauta. Nesta edição, teremos como foco as projeções de inovação e sustentabilidade na área têxtil. Dentro do evento, uma das atrações será o Febratex Conecta, espaço exclusivo e diferenciado que visa promover o conhecimento e gerar networking para a indústria têxtil. Nele, serão apresentadas várias ações sustentáveis, entre elas a mostra portuguesa de artigos Green Circle, mostra de têxteis portugueses ao nível da sustentabilidade e da economia circular. No projeto da Citeve e Associação Selectiva Moda, várias empresas de Portugal estarão presentes.
Ainda será realizada uma mostra da ITV portuguesa, com exemplos de materiais baseados em fibras recicladas e recicláveis ou fibras orgânicas, naturais e renováveis, tingidas sem recursos químicos.
Inscrições Febratex 2022
Vale lembrar que a Febratex, maior feira das Américas para a indústria têxtil e uma das maiores do mundo no segmento têxtil, será de 23 a 26 de agosto, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC).
Nesta 17ª edição as inscrições são totalmente online. Até o dia 15 de agosto as inscrições são gratuitas, após essa data, terá o custo de R$50,00 por pessoa. Para ter acesso à feira, é necessário levar sua inscrição física, em formato A4. Não teremos inscrições no local.
Para mais informações e inscrição, acesse o link.