Afinal, quando trocar o maquinário de confecção?6 min read

Todo dia é dia de aprender um pouco mais sobre aspectos que podem aumentar a competitividade de seu negócio dentro do mercado têxtil. Uma empresa moderna deve ter ferramentas que auxiliem seu plano de desenvolvimento, tendo um maquinário de confecção atualizado e produtivo.

Compreender o momento certo de realizar a troca de equipamento é uma tarefa que deve contar com uma análise cuidadosa, estudando pontos que vão desde a manutenção das máquinas até tendências do mercado da moda. A troca de maquinário deve ser realizada não apenas por motivo de perda ou quebra, mas visando a maior produtividade e melhor qualidade do produto.

O maquinário da confecção pode ser um dos aspectos responsáveis pelo destaque da empresa, sendo uma maneira de trazer inovação para os seus produtos e para a equipe colaboradora. Aprenda como identificar a melhor hora para realizar a troca de equipamentos da fábrica e se manter atualizado com o mercado.

Equipamentos fora da linha de produção

O desenvolvimento na área têxtil não atende somente ao setor das máquinas, mas também pela matéria-prima, acabamento, formas de distribuição e vendas. Para que a empresa produza com continuidade e eficiência, seus equipamentos devem corresponder ao que está sendo repercutido no mercado como um todo.

Um dado da contemporaneidade é a especialização, onde cada ferramenta é feita para atribuir uma propriedade específica para o produto. Deste modo, algumas máquinas são produzidas para um ou dois tipos de tecido, apresentando uma operação otimizada, no entanto atendendo uma linha de produção.

Embora à primeira vista isso signifique adquirir mais equipamentos, os ganhos em produtividade e economia superam todos os outros fatores. Por isso, adquirir maquinário moderno é proporcionar atividade de modo constante e com excelência.

Máquinas que comprometem a qualidade

A tecnologia das máquinas define no tipo de material e acabamento, interferindo assim na qualidade das roupas e calçados que produz. Quando o maquinário de confecção se torna um fator limitador para a evolução da qualidade de seus produtos, é hora de trocar o equipamento.

A modernização trouxe, além de praticidade, um diferencial enorme na qualidade dos produtos oferecidos. A tecnologia apresenta soluções como o wholegarment ou a Flyknit para criar peças com otimização de material, texturas agradáveis e duráveis.

Tendências para novo maquinário

A impressão 3D foi incorporada com grande sucesso no mundo da moda. Além de ser versátil, traz um modo de produção facilitada para as fábricas, tornando os processos muito mais simples. Passados vários anos desde seu lançamento, as máquinas de impressão 3D hoje podem ser adquiridas por empresas de qualquer escala.

Olhando para as soluções do futuro, o desenvolvimento de máquinas acompanha essa e outras tendências que surgem como facilitadores para empreendedores. A tecnologia caminha de mãos dadas com a produtividade, trazendo ferramentas como laser, impressoras e muitas outras máquinas que oferecem novidades de modo prático e sustentável.

Investimento certo para a empresa

Pequenas e médias empresas são as grandes beneficiárias da modernização dos equipamentos têxteis. Com preços competitivos, a troca de máquinas se tornou um grande atrativo para os empreendedores de todas as escalas.

Para a aquisição das máquinas, o planejamento financeiro é essencial. O investimento deve ter como objetivo final o crescimento da empresa, tendo também uma margem de reserva para imprevistos. Os custos totais devem estar contabilizados dentro do plano de investimento, onde devem ser buscados os melhores descontos e formas de pagamento na hora da compra.

Importante se atentar que nem sempre a tecnologia mais cara é adequada para a fábrica. O ideal é equilibrar o coeficiente entre demanda e recursos disponíveis.

Disponibilidade de área física na fábrica

Para a implementação de produtos inovadores, o planejamento de âmbito físico também é determinante. Ainda que grande parte das máquinas modernas sejam projetadas para um melhor aproveitamento do espaço, é preciso se certificar que a compra de tal ferramenta seja possível dentro da área disponível na fábrica.

O espaço deve configurar toda a condição necessária para o pleno funcionamento do equipamento, respeitando a margem de segurança, condições de ventilação, sem comprometer ainda a circulação de funcionários e o funcionamento de outras máquinas. Na falta de espaço disponível, vale a pena verificar as condições de troca de equipamentos grandes por outros menores, que desempenham a mesma função.

Avaliação de coeficientes de manutenção

A manutenção de equipamentos é um fator oneroso, que pode definir a vida útil de uma máquina e direcionar o momento certo para a troca. A sazonalidade da manutenção pode várias entre mensal, trimestral e anual, dependendo do fabricante e da intensidade de seu uso na rotina da fábrica. Peças quebradas devem ser trocadas independentemente desse período.

A questão da manutenção se estende para além da segurança. A partir do momento que o custo para seu funcionamento supera os ganhos em produtividade, é hora de trocar a ferramenta. Mas nem sempre é preciso chegar a esse ponto: as máquinas podem ser trocadas por outras mais modernas e vendidas a empresas menores ou que estão começando.

Análise de treinamento dos funcionários

A aquisição de equipamentos novos, em sua maioria, requer treinamento especializado para operar e realizar a manutenção na máquina. O tempo e os instrumentos necessários para este treinamento variam de acordo com a funcionalidade e as habilidades aplicadas a cada equipamento.

Antes da compra do equipamento, é preciso entender o que é esse treinamento em termos de custo e tempo. Avaliando esses fatores em conjunto com os recursos e espaços disponíveis, é possível ter um bom panorama para avaliar corretamente se o momento é adequado ou não para investimento de novos maquinários.

O maquinário de confecção deve estar sempre alinhado com as diretrizes do perfil da empresa. Tendo em vista que a tendência contemporânea é desenvolver cada vez mais ações que visem a soluções sustentáveis e personalizadas, a aquisição de equipamentos modernos é um dos pontos que trazem diferencial para qualquer empresa.

Não deixe de acompanhar as novidades do mercado têxtil. A modernidade pode trazer economia e impulsionar o sucesso de sua empresa! Assine a nossa newsletter e receba as notícias em sua caixa de e-mail.

Translate »