Febratex GroupSem categoria Como a confecção pode ser mais sustentável?6 min read

Como a confecção pode ser mais sustentável?6 min read

A indústria têxtil é vital em qualquer mercado. Porém, ela também é uma das indústrias com maior impacto ambiental, sendo a segunda mais poluente do mundo, menor apenas que o setor petroleiro. Como resultado, ela apresenta baixo nível de sustentabilidade.

Para quem atua na indústria têxtil, seja na confecção de tecidos, roupas ou produção de matéria-prima, promover a sua sustentabilidade deve ser uma prioridade. Afinal, ela afeta a longevidade da indústria e sua capacidade de crescer sem causar maiores danos ao planeta.

Acompanhe e entenda melhor a importância de uma confecção sustentável e como você pode atingir essa meta.

Qual é a importância e os benefícios de ter uma confecção sustentável?

É verdade que, para promover a sustentabilidade dentro de um negócio, é necessário fazer investimentos. Esse esforço também traz benefícios a longo prazo. Veja aqui alguns dos principais.

Minimizar danos ao meio ambiente

Como mencionamos, uma indústria mais sustentável tem menor impacto no ecossistema. A indústria têxtil gera uma grande quantidade de poluentes, muitos subprodutos são descartados e não-perecíveis, além de envolver um alto consumo de água. A longo prazo, isso pode diminuir o acesso a recursos naturais, impactando várias indústrias.

Investir em sustentabilidade permite que sua produção continue sem esse impacto negativo. Assim, mesmo que sua empresa continue atuando e crescendo pelas próximas décadas, ainda terá acesso a todos os recursos que precisa para a confecção de roupas e tecidos.

Aproveitar melhor os recursos disponíveis

Um dos principais focos da confecção sustentável está no desperdício de material. Quanto maior for o volume de recursos perdidos durante a produção, maior é a quantidade de lixo e poluição gerados. Algo que afeta o ecossistema e diminui a margem de retorno dos seus produtos.

Investir no uso mais eficiente desses recursos, incluindo do tecido, matéria-prima, água e energia elétrica, ajuda tanto na redução do seu impacto ambiental quanto na diminuição das despesas. Algo que você já deve considerar naturalmente para a sua gestão.

Contribuir com a imagem da sua empresa

Hoje em dia, o público consumidor é bem mais exigente com as marcas que escolhem para comprar, tanto no quesito qualidade quanto no de sustentabilidade. É mais fácil do que nunca buscar alternativas de vendedores, então os critérios de concorrência também ficam mais severos.

Muitos desses compradores evitam adquirir produtos que tenham impacto ambiental negativo, dando preferência a negócios com produtos mais sustentáveis. Investir nesse aspecto do seu negócio também ajuda a construir uma imagem mais positiva diante do público, criando um diferencial competitivo.

Como tornar a sua confecção mais sustentável?

A importância da sustentabilidade na indústria têxtil é bem clara. A questão é saber como promover essa sustentabilidade no dia a dia. Veja aqui algumas ações que você pode tomar.

Busque os certificados de sustentabilidade

A menos que um consumidor seja parte da indústria têxtil, é difícil comprovar a sustentabilidade de uma produtora. Afinal, ele não tem acesso a toda a cadeia de produção e fornecimento. Por isso, muitas empresas buscam certificados de sustentabilidade para provar seu comprometimento com essa prática.

Além de serem um registro, eles servem como guia para suas ações de sustentabilidade. A lista de exigências para cada certificado já orienta quais mudanças você precisa fazer para obter seu selo de aprovação.

Invista na economia de água e luz

Energia elétrica e água são dois recursos básicos em qualquer indústria, os quais são consumidos em larga escala. Sendo assim, esse é um dos primeiros pontos nos quais você deve trabalhar para ter uma confecção mais sustentável.

Já existem vários recursos e tecnologias que contribuem com a redução desse consumo, como a reutilização da água nos banheiros, lâmpadas mais eficientes, maquinário feito com economia de energia em mente, luzes automáticas, entre outros. A longo prazo, essas mudanças também reduzem consideravelmente suas despesas.

Diminua o desperdício de material

Outro ponto importante é o quanto da matéria-prima da sua produção é efetivamente usada e o quanto é perdido. Maior desperdício de material também significa que uma parte do seu investimento em matéria-prima não é convertido em produtos e recursos.

A forma como você reduz esse desperdício de material pode variar bastante. Pode ser uma questão de modificar seus processos para torná-los mais eficientes, treinar a equipe para utilizar melhor esses recursos, escolher materiais mais fáceis de usar, entre outros. Praticamente qualquer parte do seu negócio pode passar por essa otimização e ter um impacto relevante.

Faça o descarte correto de resíduos

Mesmo minimizando o desperdício de material, toda indústria ainda gera resíduos, os quais devem ser descartados corretamente. Quando eles são jogados na natureza, podem espalhar produtos tóxicos ou afetar diversas espécies. Na indústria têxtil, em particular, tecidos e fios podem ser confundidos com alimento por animais.

O processamento correto desses resíduos é uma das principais responsabilidades da indústria. Isso inclui tanto a forma como esses materiais são descartados quanto a escolha de matéria-prima sustentável, reciclável ou biodegradável.

Escolha bem seus fornecedores

Seu negócio pode seguir todas as práticas sustentáveis, mas ainda terá impacto negativo no meio ambiente se utilizar fornecedores que não sejam sustentáveis. Quanto mais você compra esses materiais, maior será seu impacto no meio ambiente.

Enquanto estiver escolhendo seus fornecedores, tenha o mesmo rigor de sustentabilidade que você tem com seu negócio. Busque certificados, avalie seu processo de confecção e como seus resíduos são processados. É uma forma simples de incentivar a produção sustentável e de manter a sua empresa alinhada com esses objetivos.

Crie peças com alta durabilidade

Uma das principais fontes de desperdício e poluição na indústria têxtil é, na verdade, o descarte do produto final. Roupas e tecidos muito frágeis ou difíceis de reparar são jogadas fora mais rápido, o que gera mais lixo e impactos para o meio ambiente.

Uma forma de evitar esse problema é criar produtos mais duráveis. Utilizar técnicas e materiais resistentes significa que o público pode continuar usando as mesmas peças por um período prolongado.

Com essas ações, você já tem um caminho para tornar a sua confecção mais sustentável. São atitudes importantes tanto para se destacar no mercado quanto para garantir a longevidade da sua indústria. Se quiser conhecer mais práticas para modernizar e otimizar sua confecção têxtil, inscreva-se no Febratex Summit e faça parte desse grande evento!

Translate »