Como desenvolver sustentabilidade na indústria têxtil? Descubra!6 min read

Considerada uma das principais tendências em termos de pesquisa e investimento, a sustentabilidade na indústria têxtil desponta como a protagonista da temporada. Em busca da diminuição do impacto no meio ambiente, soluções são trazidas para o mercado com grande adesão dos fabricantes.

A sustentabilidade inteligente alia melhores condições de trabalho com elevação do lucro, ou seja, faz bem para toda a cadeia produtiva. Com benefícios integrados, adotar medidas sustentáveis na indústria têxtil pode transformar positivamente a empresa, envolvendo no processo desde os funcionários mais engajados até os consumidores mais satisfeitos.

Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira algumas maneiras de tornar possível a sustentabilidade na indústria têxtil!

Adquira um maquinário inteligente

A qualidade do equipamento utilizado é sempre um fator-chave no melhor desenvolvimento de qualquer indústria, inclusive no quesito de sustentabilidade. Inovação no setor, as máquinas da indústria têxtil devem ser adequadas para elevar a produção poluindo cada vez menos.

Mirando o desperdício zero, essas máquinas aliam a redução do impacto ambiental com uma produção de maior qualidade. Geralmente utilizando tecnologia de ponta, esse maquinário é o que há de mais contemporâneo no mercado de sustentabilidade.

Economize recursos naturais

Parece básico, mas as ferramentas para economizar água e luz são primordiais para um bom funcionamento de um projeto sustentável. Sendo um dos fatores de maior impacto, a água pode ser reutilizada em alguns procedimentos ou combinada com soluções químicas que a tornam menos prejudicial quando em contato com o meio ambiente.

Além de máquinas mais modernas, arquiteturas que privilegiem a luz e a ventilação natural podem ser determinantes não só para o meio ambiente, mas para a economia de recursos da empresa. Procure empresas especializadas para soluções adequadas para a sua indústria. É um ótimo investimento, tanto para suas finanças quanto para o benefício do meio-ambiente.

Escolha materiais com potencial de reciclagem

Muitos projetos na indústria têxtil utilizam materiais descartados distintos dos seus para gerar fibras sustentáveis. É o caso da garrafa plástica, que, por um processo químico, pode se transformar em poliéster, utilizado como matéria-prima na confecção de roupas. O resíduo da madeira também pode ser trabalhado a partir de um procedimento conhecido como refibra, que utiliza o material para gerar um têxtil de alta qualidade.

Otimize os materiais utilizados no dia a dia

Luz e água são recursos que sempre devem ser economizados, mas estão longe de serem os únicos. Qualquer matéria prima desperdiçada, além de ser uma perda de recursos para a empresa, também é um aumento na quantidade de lixo gerada, o que impacta negativamente o meio ambiente. Sendo assim, é sua responsabilidade mudar esse quadro.

Você deve investir não apenas em equipamentos mais eficientes para sua linha de produção, mas também em processos e metodologias que reduzam o índice de perdas durante a produção. Por exemplo, ter um sistema que recupere materiais que normalmente seriam jogados fora pode reduzir consideravelmente a quantidade de lixo produzida pela sua empresa.

Escolha bem seus fornecedores

Uma tendência forte no mercado consumidor de forma geral é que os próprios compradores escolham comprar com empresas que têm políticas de sustentabilidade mais eficazes. Essa é uma forma que o público geral tem de promover práticas menos nocivas ao meio ambiente na indústria.

Você pode fazer o mesmo ao escolher bem os fornecedores da sua empresa. Além de ser uma atitude que ajuda a incentivar empresas que têm boas práticas de sustentabilidade, também é melhor para sua imagem estar associado a outros negócios que seguem os mesmos princípios de preservação ambiental.

Invista em energia limpa

Dentre todas as descobertas tecnológicas que contribuem com o meio ambiente, a energia solar e a energia eólica são definitivamente algumas das mais importantes. Graças a elas, é possível que uma empresa ou mesmo um cidadão produzam parte da própria energia, diminuindo a demanda gerada para os grandes produtores e evitando que novas expansões sejam necessárias, especialmente em usinas de alto custo e impacto ambiental.

A aquisição de painéis solares, por exemplo, já é bem mais fácil. Basta entrar em contato com uma empresa especializada para verificar as condições ideais para a sua indústria. É verdade que, no momento, essas fontes de energia não substituem completamente outras fontes, mas já são o suficiente para diminuir as despesas e gerar retorno positivo no médio e longo prazo.

Mude a mentalidade da sua equipe

Apesar de tudo o mencionado, o mais importante para gerar sustentabilidade na indústria não é apenas o seu investimento em infraestrutura, mas também a atitude da sua equipe. Pequenas mudanças de comportamento, como separar o lixo, reduzir a utilização de plásticos descartáveis e verificar desperdícios no dia a dia já contribuem bastante com esse objetivo.

Para isso, você precisa investir em políticas internas e treinamentos que influenciem sua equipe a adotar práticas mais sustentáveis. E isso não precisa se limitar apenas ao dia a dia da empresa. Se eles mudarem de comportamento na vida pessoal, seu impacto será muito maior.

Adote um modelo de economia circular

Além da possibilidade de reciclar resíduos de outras origens, aproveitar a matéria têxtil que é dispensada na confecção também pode ser uma solução não só econômica, mas também bastante criativa.

Retalhos podem ser organizados em novos têxteis — como no processo de fiação — ou trabalhados em sua forma original com peças artesanais. Assim, além de poderem ser utilizados no vestuário, podem fornecer material para a criação de peças de decoração e acessórios.

Embora não seja possível erradicar totalmente os impactos do processo produtivo no ambiente, na indústria têxtil sustentável pode viabilizar um modelo que utiliza menos recursos naturais ou os utiliza de forma mais racional, com o intuito de gerar produtos criativos e ambientalmente conscientes. Isso naturalmente reflete o respeito da empresa também pelo bem-estar das pessoas.

As melhores tendências de sustentabilidade na indústria são aquelas que atendem não só aos gestores das empresas, mas que também trazem benefícios para funcionários, administração e consumidores.

Gostou das nossas sugestões para tornar sua empresa sustentável? Para conhecer mais novidades da indústria têxtil, não deixe de assinar nossa newsletter e receber todos os nossos conteúdos em primeira mão. Até a próxima!

Translate »