Aprenda como implementar a gestão estratégica no setor têxtil4 min read

A gestão estratégica reúne um conjunto de técnicas e ferramentas que auxiliam na tomada de decisão. Todo esse processo, diferentemente do modo convencional, é pautado em apenas três pilares: análise, formulação e implementação.

Desse modo, para que a empresa seja eficiente, os gestores dão as ordens e os conselhos para que seja realizado um diagnóstico de toda a situação, definindo as prioridades e o prazo em que as atividades serão realizadas. Esse olhar crítico ajuda na identificação e prevenção de riscos, além de encontrar as melhores oportunidades para investimento.

Ter um gerenciamento estratégico dentro de uma corporação  especialmente no mercado da indústria têxtil, que é bastante competitivo  é uma ótima forma de conseguir se destacar da concorrência.

Pensando nisso, criamos este post para que você possa entender como a gestão estratégica influencia no bom desenvolvimento de uma empresa. Quer saber mais sobre isso? Então, continue a leitura!

Os três Ps

Desde o século XIX, os conhecimentos do mundo corporativo se tornam cada vez mais densos, surgindo, a todo tempo, novas estratégias e técnicas empresariais. Com o implemento dos meios tecnológicos, foi possível ter ainda mais ferramentas para auxiliar no controle das empresas.

Com o passar do tempo, foram surgindo crises locais e globais, que pediram por novos métodos e meios de gerenciamento para evitar a falência dos negócios. Desse modo, os conceitos administrativos foram se desenvolvendo e, por consequência, abrindo espaços para teorias e definições.

Um exemplo disso foi o surgimento dos três Ps, inspirado no método americano 5W2H, que busca uma visão ampla de um problema corporativo, a fim de encontrar uma solução mais satisfatória. A seguir, confira no que se baseia esse conceito!

Pessoas

De todos os recursos de uma empresa, somente as pessoas conseguem fazer com que tudo aconteça. Isso é, para que um ambiente corporativo seja desenvolvido, seus integrantes precisam estar em constante aprendizado e busca de um alto desempenho.

Para isso, a gestão estratégica dá enfoque no incentivo e na motivação de seus colaboradores, para que o serviço da marca seja reconhecido pela sua qualidade e excelência. Assim, o resultado é mais eficaz e todos os envolvidos ficam satisfeitos.

Processos

É por meio deles que se consegue definir e garantir a qualidade de um produto ou serviço. No segmento têxtil, o processo produtivo é fundamental para que a marca alcance sucesso e se torne renomada.

No entanto, são diversas as maneiras de tornar esse plano real. Cabe ao gestor decidir qual método será usado na produção de tecidos, fios e adereços, para que a qualidade seja priorizada e atenda às expectativas dos clientes.

Produto

O produto é o principal meio de rentabilidade da empresa e fidelidade do cliente. Entregar uma peça que satisfaça o consumidor é a prioridade de qualquer organização. Afinal, os outros fatores não teriam sentido sem esse.

O trabalho da gestão estratégica é pautado em garantir a qualidade desses três procedimentos, a fim de que o restante da empresa consiga fluir de maneira ordenada e lucrativa.

Por isso, faz parte de sua responsabilidade providenciar bom material, divulgação abrangente e venda satisfatória.

Os benefícios da gestão estratégica

Gerenciar os setores de uma empresa por meio de uma gestão estratégica significa encontrar uma maneira tática para conduzir todos os processos à excelência.

Como o cliente tem contato com diversas opções no mercado, o posicionamento estratégico serve para beneficiar uma empresa, destacando-a por conta da eficiência de seu serviço.

Esse tipo de controle também favorece na redução de custos e prevenção de problemas. Afinal, no que diz respeito ao local de venda, ter o foco em diferenciais competitivos é uma forma de gerar valor e prestígio a um negócio.

Desse modo, utilizando metodologias de análise, formulação e implementação de ações, uma empresa conquista facilmente o seu lugar no mercado, aumentando as vendas e a fidelidade dos seus consumidores. Tudo isso é feito por meio de uma boa gestão estratégica.

Achou esse post interessante? Então, aproveite e assine a nossa newsletter para ter acesso a mais conteúdos como este!