Como saber se uma marca de moda é realmente sustentável?2 min read

Mais do que uma tendência, a sustentabilidade no setor da moda, é uma necessidade. Cada vez mais as marcas procuram formas de incorporar práticas que respeitem o planeta. Só assim podem ajudar a um consumo mais amigo do ambiente. Mas atenção: o primeiro passo não é dado pelas marcas, na verdade. A postura mais amiga do ambiente está em comprar menos e romper com a tendência de consumo exagerado que tanto alimenta a fast fashion.

A par disso, quando comprar, faça-o de forma consciente, atentando aos materiais e formas de produção. Roupas de algodão orgânico ou o uso de peles sintéticas são algumas das formas mais comuns por que muitas empresas aderem ao movimento ‘eco’. Mas a questão permanece no ar.

Como saber que marcas são realmente sustentáveis?

O primeiro problema que encontramos é que não existe uma definição única de sustentabilidade na moda. Logo, a resposta não pode ser imediata.

“Para os consumidores, recomendo procurar a marca em análise na internet, ver o seu site e tentar perceber que posição tal marca tem em relação ao impacto no meio ambiente. Perceber se fazem relatórios anuais e atendem aos objetivos dos acordos internacionais…”, explica Kate Heiny, Diretora de Sustentabilidade da Zalando, empresa de moda alemã, vencedora de vários prémios, fruto do seu trabalho enquanto marca sustentável.

E é justamente Kate Heiny quem aponta os cinco aspetos que deve questionar junto da marca que quer avaliar como sustentável ou não.

Economizar água

Grande parte do consumo de água destina-se à produção de roupas de algodão. Para ter uma ideia, um quilo de algodão carece de 10.000 litros de água. A água também é usada para tingir roupas e fabricar jeans, para os quais são necessários em média 3.000 litros de água.

Impacto social

É importante que uma marca se preocupe com os seus trabalhadores e que todos os envolvidos na cadeia produtiva tenham boas condições de trabalho. Sim, isto também é sustentabilidade.

Comprar moda local ou marcas que produzem na Europa é uma forma de apoiar ambientes de trabalho dignos para os trabalhadores.

Reaproveitar materiais

Atente nas etiquetas e veja se tem escrito poliéster reciclado ou linho reciclado, por exemplo. No caso de calçado, veja se a marca usa borracha reciclada, PVC ou borracha – informação que encontra também nas etiquetas.

Proteção animal

Investigue se a marca usa couro vegan ou pele sintética.

Redução de emissões:

A poluição é um grande desafio para plataformas de vendas online, mas não é impossível contrariar com a tendência. No caso da Zalando, Heiny diz que a multimarca alemã reduziu as suas emissões de C02 em 64%. E sem qualquer desvantagem, pelo contrário: a marca duplicou os seus lucros.

https://www.womenshealth.pt/como-saber-se-uma-marca-de-moda-e-realmente-sustentavel/moda/410513/amp/

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