Quais as novidades de comunicação visual de grandes formatos?5 min read

A comunicação visual é uma das estratégias de marketing mais importantes para uma empresa que quer se destacar no mercado e ter bons resultados com o seu trabalho. Isso porque quando a divulgação e aproximação do cliente não são efetivas, o crescimento ocorre de maneira bem mais lenta.

Neste post, vamos apresentar para você a importância da comunicação visual para o desenvolvimento do seu negócio e quais são as novidades que o mercado traz para investir nela. Acompanhe e entenda!

A importância da comunicação visual

A visão é um dos sentidos mais apurados do ser humano no que diz respeito àquilo que atrai a sua atenção. Por esse motivo, uma das estratégias mais usadas no marketing para trazer clientes para mais perto de uma empresa são os estímulos visuais.

Quer um exemplo do impacto que a comunicação visual traz no reconhecimento de uma marca? Então, pense em um M amarelo em um fundo vermelho. Que empresa vem à cabeça? A rede de fast-food McDonalds é uma boa forma de mostrar a relevância que um negócio recebe ao investir em uma maneira de fazer com que o público se lembre dele facilmente.

Como resultado, é possível ter mais reconhecimento no mercado, fortalecer a marca, engajar os clientes, conquistar mais vendas e aumentar o alcance de seu público-alvo. Desse modo, o que acha de começar a investir ainda mais na comunicação visual da sua empresa?

Principais novidades de comunicação visual

Uma das maneiras de aprimorar a sua comunicação visual é buscando pelas mais novas tecnologias de impressão. Quando a produção gráfica é realizada em grandes formatos, é possível aplicá-la em seu ponto de venda, em cartazes de divulgação, entre vários outros espaços.

Além disso, apostar nos mais modernos meios digitais ajuda a mostrar ao público que a sua empresa se mantém atualizada naquilo que há de mais recente no setor tecnológico. Por esse motivo, listamos quais são as novidades da comunicação visual de grandes formatos. Confira mais a seguir!

Impressoras UV

A tecnologia com raios ultravioleta tem sido aprimorada nos últimos 5 anos. Como resultado, atualmente temos as impressoras UV, que são capazes de estampar os mais variados materiais, desde madeira até plástico.

Além disso, existem os sistemas de secagem à base de LED que permitem que o processo seja bem mais eficiente e rápido, evitando danos na impressão de seus itens (como borrões e falhas). Essa é uma ótima ideia para usar na hora de confeccionar brindes ou inserir o símbolo de sua marca em produtos.

Robótica

Investimentos em robótica também são ótimos para quem busca um acabamento perfeito na confecção de seus produtos, seja para comercialização, seja para divulgação da própria marca. Atualmente, foram criados sistemas que suportam mídias de grande formato, o que é ótimo para finalizar, inclusive, peças têxteis.

Além disso, é possível investir ainda mais em iluminação e sinalização de qualidade para fachadas, objetos de decoração, entre outros. Uma das técnicas usadas é a retroiluminação, que oferece um jogo de luz às letras ou símbolos, atribuindo mais estilo e modernidade à marca. A novidade é que agora é possível usar essa ideia em janelas, pisos e tecidos, mesmo que o material seja sensível, como madeira, linho ou poliéster.

A indústria 4.0 também dá oportunidade de trazer inovação na impressão de grande formato. Serviços de nuvem, por exemplo, conseguem suportar o arquivamento, rastreamento e acabamento de peças mais detalhadas. Isso, somado às novas tecnologias de impressão, consegue oferecer itens com maior resolução e um acabamento com estética mais agradável.

Tintas digitais

Temos ainda as tintas digitais, que têm recebido atualizações desde o ano de 2016. Atualmente, tecnologias látex, UV, sublimação ou pigmentação oferecem mais vantagens aos seus usuários. A primeira tem uma maior durabilidade, o que permite que seja aplicada em outdoors ou lugares expostos aos fatores naturais (sol, chuva, vento etc.) para divulgação de promoções, inaugurações ou novidades de uma empresa, por exemplo.

Além disso, com as demais tintas digitais é possível conseguir uma melhor saturação de tons e menos gasto com material. Afinal, elas precisam de menos camadas para garantir a sua fixação e boa resolução.

Desenvolvimento de tecnologias de impressão digital e comunicação visual

Como essas novas ferramentas podem ajudar a melhorar a comunicação visual de uma empresa? A resposta é simples: elementos visuais atraem por meio de uma estética harmônica e agradável. Desse modo, quanto maior a qualidade do processo de criação de um meio de divulgação, melhores serão os resultados em relação à aprovação do público.

Essas tecnologias de impressão digital de grandes formatos permitem desenvolver peças (como cartazes, outdoor, banners, placas etc.) com uma boa resolução, aparência atraente e com um bom toque de modernidade.

Como consequência, a comunicação visual de sua empresa é aprimorada com simples investimentos. No entanto, lembre-se que, apesar de investir em novidades ser importante, é necessário também uma boa gestão e tomada de decisões para executar com excelência as estratégias para atrair mais clientes.

Gostou do post? Quer se manter atualizado de nossos conteúdos? Então, siga os nossos perfis nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.