Febratex GroupSem categoria Confira 5 benefícios da gestão de TI na indústria têxtil3 min read

Confira 5 benefícios da gestão de TI na indústria têxtil3 min read

Acompanhando as tendências da indústria 4.0 no setor têxtil, a gestão de TI tornou-se peça fundamental para os processos fabris. Ao transformarem não somente as plataformas de vendas, mas também as etapas de produção, as empresas têm incorporado uma gestão de tecnologia de informação cada vez mais ativa no contexto operacional.

Inclusive, engana-se quem considera que pequenos negócios não podem ser beneficiados. Pelo acesso proporcionado pela tecnologia, automações e programas podem ser aplicados em indústrias de todo porte. Por conferir uma série de benefícios para a indústria têxtil, a gestão de TI se trata de um investimento importante para atualizações no setor.

Confira, neste texto, as principais vantagens oferecidas pela implementação de recursos da indústria 4.0!

1. Tarefas automatizadas

A automação de tarefas é realizada por softwares que são implementados para assumirem processos que antes eram manuais ou de natureza burocrática. Ao reduzirem a incidência de erros, os programas elevam a produtividade do setor ao qual são incorporados, o que traz eficácia para os procedimentos.

Os processos podem ganhar melhor qualidade, como maquinários que realizam a lavagem de jeans, gerando tons com bastante acuidade, e costuras modernas aplicadas em roupas e acessórios. Assim, a gestão de TI torna-se responsável tanto pela manutenção dos softwares quanto pela busca contínua por processos mais eficientes.

2. Indicadores para melhoria dos processos

Fator relevante para a competitividade da indústria, a tecnologia no setor têxtil deve contemplar sistemas que elevem a produção em uma curva constante de crescimento. Nesse sentido, as análises de dados geradas pelos programas permitem que os gestores consigam elaborar correções nos processos com critérios de qualidade.

Desse modo, com o desenvolvimento de métodos competentes de melhorias, a tecnologia auxilia a melhorar a qualidade do trabalho para os funcionários, trazendo maior controle na confecção das peças.

3. Eficácia e controle das informações

A gestão de TI trabalha para manter todos os setores da empresa informados, buscando a diminuição de erros nos procedimentos. Assim, por meio do armazenamento de dados completos sobre estoque, vendas e produção, se garante maior segurança e controle dos processos.

É possível que um supervisor acompanhe a confecção de uma peça desde a chegada da matéria-prima até a sua saída comercial, o que facilita logísticas antes complexas. O banco de informações também tem grande valor para os setores de marketing e vendas da empresa.

4. Redução de custos

A absorção de ferramentas tecnológicas no cotidiano da indústria traz soluções conectadas com as tendências globais de consumo e sustentabilidade, que visam à economia de recursos e à otimização da produção. Unindo eficácia na fabricação com minimização de impactos ambientais, a empresa pode reduzir significativamente seus custos com luz e água, por exemplo.

5. Design diferenciado

Programas de tecnologia também trazem mais criatividade para a indústria têxtil. Diante disso, softwares de design podem trazer um diferencial para a marca, podendo atuar tanto na estamparia quanto nos acabamentos e modelagem de peças. As máquinas de tricô, por exemplo, podem criar peças originais a partir de desenhos humanos ou de estilos já consagrados.

A gestão de TI na indústria têxtil é um elemento central para a compreensão dos fatores contemporâneos de produção. Ao otimizar processos, permite, além da economia de recursos, o direcionamento da empresa com maior determinação rumo ao alcance dos seus objetivos.

Estar conectado com a indústria 4.0 significa trazer soluções de maior eficácia em uma indústria dotada de complexidades, como a têxtil. Para se aprofundar neste tema, confira as tendências mais modernas do setor neste artigo. Até a próxima!

Translate »