Descubra a importância do suporte técnico para o segmento têxtil6 min read

Quais são os pontos que você considera importantes ao negociar com um fornecedor do segmento têxtil? Talvez o suporte técnico não esteja entre as suas prioridades, mas saiba que ele pode evitar ou minimizar diversos problemas na sua empresa!

Para falar mais sobre isso, reunimos neste artigo as principais vantagens de contar com um fornecedor que ofereça um bom suporte técnico, qual a diferença que isso faz no negócio e o que você pode avaliar para escolher os melhores fornecedores.

Boa leitura!

Por que contar com fornecedores que ofereçam suporte técnico?

O suporte técnico é um dos aspectos que mais deveria influenciar a escolha de um fornecedor, independentemente do segmento de mercado. Mas, na verdade, o que costuma acontecer é o foco estar apenas na qualidade ou preço do produto adquirido.

Na indústria têxtil, mais especificamente, contar com um bom suporte pode fazer toda a diferença no processo produtivo.

O primeiro ponto que destacamos aqui é a importância de manter um relacionamento próximo entre a empresa e o fornecedor. Afinal, os produtos ou serviços que você adquire para a sua empresa influenciam direta ou indiretamente na qualidade do que você entrega aos seus clientes.

Seja um insumo, matéria-prima, equipamento, peças, tecnologia ou serviço, tudo que faz parte da sua produção de alguma maneira deve receber a devida atenção. Desta forma, seus fornecedores podem ser considerados como uma extensão da sua empresa.

Por isso, ter relacionamentos duradouros e vantajosos para ambas as partes é essencial. E o suporte técnico faz parte disso, já que assim você conta com a ajuda necessária a qualquer momento para continuar as atividades da fábrica.

Seu processo produtivo não pode parar

Isso nos leva a outra questão: a produtividade. Quantas vezes as máquinas da sua empresa já enfrentaram avarias e ficaram paradas? Isso gera um grande impacto em qualquer indústria, pois o modelo de produção é organizado em etapas e, portanto, se uma etapa para, a próxima também será afetada. O resultado disso é um alto custo para o negócio.

Esta situação pode ser facilmente evitada com fornecedores que atuem como verdadeiros parceiros da sua empresa. Assim que um equipamento ou peça apresenta um problema, seu fornecedor já está se mobilizando para orientá-lo, minimizando os impactos financeiros.

Se forem realizadas análises dos custos de uma máquina parada ou da falta de um insumo durante o dia inteiro na malharia, ficará evidente a importância de um bom suporte.

É preciso monitorar o desempenho dos produtos

Até aqui falamos apenas das situações onde ocorre uma falha em um equipamento ou falta de um produto e como o seu fornecedor pode ajudar nestes casos. Entretanto, outro papel que o seu suporte irá exercer é reduzir as chances disto acontecer.

Isso porque, é preciso acompanhar o desempenho dos produtos adquiridos pela empresa. Técnicos, supervisores, gerentes de manutenção e demais cargos similares também podem ser responsáveis por esta atividade, mas nada melhor do que o próprio fabricante acompanhar de perto dos produtos fornecidos, não é mesmo?

Com um monitoramento ativo é mais fácil entender quando uma determinada peça está chegando ao final da sua vida útil e já providenciar a troca ou compra de novas unidades, por exemplo.

Outra vantagem de contar com este apoio é realizar mais manutenções preditivas do que corretivas, economizando recursos da empresa. O que isso quer dizer?

A manutenção preditiva é, basicamente, o acompanhamento periódico. A corretiva, por sua vez, é a manutenção que visa consertar máquinas e equipamentos que apresentaram falhas.

Com isso em mente, qual prática você acredita que é mais benéfica para o financeiro da empresa? Com certeza, manutenções planejadas e periódicas custam muito menos do que aquelas que são resultado de um imprevisto.

Por fim, este acompanhamento permitirá avaliar e garantir que o produto ou serviço adquirido está desempenhando seu máximo potencial, sem desperdiçar recursos da empresa.

Dicas para escolher os melhores fornecedores

Agora que você já sabe a importância de contar com um bom suporte técnico no segmento têxtil, busque analisar como está a relação da sua empresa com os fornecedores. Quantos deles oferecem suporte quando necessário?

Se a empresa possui poucos ou nenhum fornecedor com este diferencial, atenção! Talvez seja hora de fazer uma nova seleção de fornecedores e parceiros para o seu negócio.

Para isso, o primeiro ponto a se considerar você já sabe: suporte e parceria. Mas, além disso, reunimos outros aspectos que podem fazer a diferença em suas negociações e na escolha dos melhores fornecedores. Confira:

Considere o prazo de entrega

Seus fornecedores precisam respeitar os prazos de entrega para que o processo produtivo não seja interrompido. Portanto, valorize fabricantes que possuem uma boa logística e são eficientes em suas entregas.

Pesquise sobre a empresa

Antes de fechar uma negociação, busque conhecer o histórico da empresa e como ela atua no mercado. Se for possível, converse com outros compradores do mesmo segmento e procure por avaliações da empresa em seus canais de comunicação.

Analise a variedade e qualidade dos produtos

Se a sua empresa tem uma demanda de diferentes tipos de um mesmo produto, o ideal é que você adquira todos eles com o mesmo fornecedor, o que irá economizar tanto o seu tempo de negociação como a verba.

Além disso, preste atenção na qualidade. Caso você não saiba como avaliar esta questão por não ter o conhecimento técnico necessário, não hesite em pedir o apoio do profissional responsável por lidar diretamente com o produto.

Mas lembre-se: de nada adianta o fabricante afirmar que possui um produto de alta qualidade se ele não garante um suporte técnico posterior à compra.

Participe de eventos do setor

O famoso networking é uma das principais maneiras de conhecer as tendências do segmento, entender o que os concorrentes estão fazendo, e conhecer novos parceiros para o seu negócio.

Sejam eventos físicos ou digitais, é possível trocar muito conhecimento e aproveitar isso para utilizar na sua rotina de trabalho.

Preparado para aplicar estas dicas?

E então, você está preparado para analisar seus fornecedores considerando outros fatores além do preço?

Esperamos que este conteúdo tenha tirado algumas de suas dúvidas e gerado bons insights para as suas negociações.

A partir de agora, avalie sempre a qualidade do suporte técnico dos seus fornecedores e torne isso uma prioridade na seleção de novos fabricantes!

FONTE: NEETEX BRASIL

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