FCEM Febratex GroupNOTÍCIASArtwork Business Entenda a influência das cores nos resultados da comunicação visual5 min read

Entenda a influência das cores nos resultados da comunicação visual5 min read

Muito mais que enfeitar o mundo à nossa volta, as cores têm uma grande responsabilidade no que diz respeito ao controle das nossas emoções. Estudos indicam que determinadas cores podem despertar as mais diversas sensações, desde o prazer até a fúria.

No mundo comercial não poderia ser diferente. A escolha das cores utilizadas em uma peça de comunicação determina (e muito!) a relação da marca com o cliente, além de seu desenvolvimento no mercado.

Por exemplo: você sabia que o vermelho desperta a fome, enquanto o amarelo incita a ansiedade? Essas cores representam uma empresa muito famosa no ramo do fast-food, não é mesmo?

Quer saber mais sobre a influência das cores? Então, continue conosco!

As sensações transmitidas pelas cores

O processo de interpretação das cores tem três fases: identificação, associação e significação. A primeira fase diz respeito ao conhecimento da cor vista, a segunda à ligação feita com tudo o que o indivíduo tem dentro de si e a terceira ao que a cor remete.

Esse processo é universal, ou seja, não seleciona pessoas por grau de instrução ou faixa etária. Por isso, as empresas aproveitam esse gatilho do cérebro humano para investir bastante na chamada comunicação visual.

As cores existentes no planeta Terra são inúmeras. Porém, existem algumas principais. As sensações transmitidas por elas são:

Branco

É a cor da tranquilidade. Geralmente, é associada às cerimônias religiosas. Remete à paz, integridade, inocência, verdade, virtude, limpeza, simplicidade etc.

Preto

A cor que representa a escuridão também marca a morte e o luto. Logo, é associada ao sentimento de tristeza. Por outro lado, também expressa seriedade, modernidade, sexualidade e elegância.

Cinza

Por parecer com a neblina, remete à angústia. Também pode lembrar neutralidade, estabilidade, tédio, segurança, serenidade, maturidade, indecisão e fraqueza.

Vermelho

A mais quente das cores remete à emoção e à energia. Está ligada ao dinamismo, à confiança e à fome. Traz lembranças de calor, raiva, paixão, perigo e fúria.

Laranja

Assim como o vermelho, também remete à energia, só que de forma menos intensa. É a cor dos consumidores compulsivos e do convívio social. Remete ao humor, extravagância, entusiasmo, calor e amigabilidade.

Verde

A cor da natureza está associada ao crescimento, abundância e possibilidade. Tem um grande poder relaxante. Por esse motivo, as lojas costumam usar em espaços de relaxamento ao cliente. É a cor da juventude, por isso é bastante utilizada em embalagens de cremes anti-idade. Remete ao meio ambiente, imaturidade, sorte e ciúme.

Roxo

É a cor da sabedoria. Também representa a riqueza, o sucesso e a imaginação. Assim como o verde, também está associada à calma e o relaxamento. Além disso, traz consigo a intuição e a espiritualidade. Remete ao erotismo, mistério, arrogância e intimidade.

Amarelo

É a cor da felicidade. Prende as pessoas nas vitrines devido à sua tamanha energia. Muito estimulante, torna as pessoas falantes, otimistas e esperançosas. Tem o poder de incitar o intelecto. Remete à alegria, inveja, doença e idealismo.

Azul

A cor do céu e do mar é também a cor da calma, confiança e segurança. Por isso mesmo, é uma das cores mais utilizadas pela comunicação visual. É, também, associada à criatividade. Remete à harmonia, limpeza, confiança e frio.

Rosa

É a cor da feminilidade. Remete ao amor, sensibilidade, inocência, gratidão, nudez, compaixão, charme, afeto e doçura.

Marrom

A cor da terra. Remete à maturidade, conservadorismo, segurança, disciplina, solidez e calma. Desperta responsabilidade e seriedade nas pessoas.

Principais tendências de mercado

Os comerciantes podem se aproveitar das sensações causadas pelas cores para utilizá-las em seus logotipos e atrair clientes. Existem diversos estabelecimentos que aplicam essa tática há anos, como, por exemplo:

McDonald’s

A maior cadeia de restaurantes fast-food de hambúrgueres do mundo é um dos exemplos mais famosos do uso da comunicação visual para atração de clientela. O vermelho desperta a fome e, o amarelo, ansiedade. A fórmula perfeita para cativar pessoas pela pressa e pelo estômago.

Fanta Laranja

Como visto, a cor de laranja remete ao ânimo e à amizade. O refrigerante de laranja cativa seus consumidores justamente por essas características: tem o sabor de uma fruta enérgica, que lembra juventude e felicidade.

Marisa

A rede de lojas de departamentos abusa do charme do cor-de-rosa para conquistar o público feminino. O logotipo todo cor-de-rosa com o desenho de uma mulher nua da cintura para cima remete exatamente duas características da cor: feminilidade e nudez, uma dupla que desperta muita confiança nos clientes.

Facebook e Twitter

O Facebook é representado pelo azul escuro e o Twitter pelo azul claro. Como visto acima, o azul é a cor da confiabilidade e segurança. Em se tratando de redes sociais, onde há grande quantidade de informações pessoais, não haveria cor melhor para representar as marcas.

Starbucks

A maior cadeia de cafeterias do mundo utiliza o verde e o marrom em seu logotipo. O verde proporciona a tranquilidade e relaxamento ao cliente (lembrando que o Starbucks tem uma política de bem-estar ao cliente muito forte, oferecendo espaço para descanso e wi-fi gratuito). O marrom remete ao café, principal produto vendido pela loja.

Mundo Verde

A pioneira das redes varejistas de produtos naturais no Brasil tem um logotipo todo verde escuro, com as letras em branco. O verde remete ao meio ambiente e o branco à paz, que são os atributos buscados pelos consumidores da loja.

O Boticário

Durante muitos anos, a rede brasileira de franquias de cosméticos e perfumes utilizou o verde e o branco em seu logotipo com a intenção de associar seus perfumes aos odores da natureza. Porém, os cosméticos passaram a fazer tanto sucesso quanto os perfumes e, com isso, a rede mudou as cores da sua marca para o roxo e cor-de-rosa, que remetem à riqueza e feminilidade.

Portanto, utilizar a psicologia das cores como forma de comunicação visual para cativar clientes é uma técnica que garante bastante sucesso. Siga as nossas dicas. Você verá bastante diferença no retorno da sua clientela.

Gostou de entender como se dá a influência das cores nos resultados da comunicação visual? Então, não esqueça de deixar seu comentário no post para que saibamos a sua opinião sobre o assunto!