Entenda como montar uma coleção de roupas – 5 passos e dicas4 min read

Você sabe como montar uma coleção de roupas? No artigo de hoje vamos trazer 5 passos práticos para você começar a sua coleção de moda. Boa leitura!

Uma das formas de planejar todas as etapas da montagem da sua coleção é pelo mapa de coleção de moda, uma forma prática e organizada para garantir o melhor resultado.

Desse modo, esse tipo de recurso ajuda a otimizar as tarefas, compreendendo os pontos essenciais de uma coleção de roupas como as tendências, conceito da marca, mercado e perfil de cliente.

Descubra aqui como montar uma coleção de roupas do zero com organização, criatividade, controle e produção.

Montar uma coleção de roupas – Siga o passo a passo

Para montar uma coleção de roupas do zero, você precisa visualizar algumas etapas, como por exemplo, as pesquisas de mercado e público-alvo.

Esses primeiros passos irão influenciar nas demais etapas do mapa da coleção de roupas, ajudando na tomada de decisão.  

Siga o passo a passo abaixo para criação de uma coleção de roupas do zero e adapte conforme suas necessidades.

1- Faça uma pesquisa sobre o mercado e perfil de cliente

Primeiramente, para montar uma coleção de roupas é fazer uma pesquisa do mercado do seu segmento.

Faça uma pesquisa sobre as tendências da moda, sua concorrência e as oportunidades de mercado para apostar em um diferencial dos seus produtos.

Também é importante definir o seu cliente ideal para consumir suas peças, ou seja, a persona do seu negócio.

2- Defina suas referências visuais e temática da coleção

O segundo passo é definir suas referências visuais, você pode criar um painel de inspiração (moodboard) para suas peças.

Neste moodboard, você pode adicionar imagens de looks, cartela de cores, texturas, tecidos e tudo que influenciará o desenvolvimento da sua coleção de roupas.

Para conseguir essas informações importantes, aposte em revistas de moda, inspirações em marcas de roupas e até buscas nas redes sociais, como o Pinterest, uma plataforma inspiradora para sua nova coleção.

Contudo, não se esqueça de definir a temática da coleção de roupas, aproveitando as inspirações e tendências durante a sua pesquisa.

3- Escolha os fornecedores para montar a coleção de roupas

Na terceira etapa acontece a escolha dos fornecedores para montar a coleção de roupas, aqui é preciso fazer uma pesquisa das empresas mais confiáveis.

Em uma coleção de moda você vai precisar definir os fornecedores de tecidos, estampas, etiquetas e demais aviamentos para compor a sua peça.

Desse modo, aqui na HI Etiquetas produzimos sua etiqueta do zero, também trabalhamos com aviamentos como galões, patches e tecidos Jacquard para compor suas peças.

4- Monte o cronograma até o lançamento da coleção

montagem de um cronograma para o lançamento de uma nova coleção é bastante importante, através dele é possível estimar o tempo de cada etapa do planejamento.

Nesse sentido, no cronograma para montar uma coleção reúna todas as etapas e setores que contribuirão para o lançamento.

Além das etapas de produção acima, invista também nas etapas importantes a seguir:

  • Criação de croquis
  • Testes e aprovação das peças-piloto
  • Confecção das roupas
  • Revisão da coleção de moda
  • Definição do prazo de entrega
  • Divulgação da coleção da marca
  • Comercialização das peças
  • Monitoramento e avaliação dos resultados.

O cronograma para montar uma coleção de roupas é de grande importância, com essa ferramenta você consegue se organizar e planejar cada detalhe.

5- Comece a confeccionar sua coleção de roupas

Após a definição do cronograma para montar uma coleção de moda, comece a desenvolver sua coleção de roupas.

Sendo assim, é nessa etapa que a peça sairá da ficha técnica e modelo de amostra para a confecção da coleção de roupas.

Com sua coleção pronta é hora de comercializar os produtos em loja própria, magazines e demais formas de vender seus produtos.

FONTE

Translate »