
Estratégias de Crescimento para o Setor de Colchões e Cama-Box para 20252 min read
Por Eleni Kronka – jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.
Pesquisa do IEMI mapeia segmento de colchões e cama-box possibilitando aos players do setor monitorarem desempenho, realizar análises, reverem posicionamento e consolidar metas de crescimento no setor.
O IEMI – Inteligência de Mercado acaba de disponibilizar o Estudo do Mercado Potencial de Colchões e Camas-Box 2025, ferramenta essencial para empresas do setor diante dos atuais desafios do mercado. O relatório proporciona uma análise detalhada da evolução da oferta e demanda de colchões no Brasil nos últimos cinco anos, destacando a importância econômica e a estrutura do mercado.
Dados estatísticos visando projeções futuras
O estudo traz um informa estatístico exclusivo e robusto focado na evolução do mercado de 2019 a 2024. Esta base de dados possibilita às empresas realizarem análises e projeções sobre o crescimento do setor em curto e médio prazos.
O relatório permite que fabricantes e distribuidores comparem seu desempenho com os dados de mercado, identificando se estão atingindo seu potencial máximo ou se precisam de ajustes.
Desempenho das vendas e canais de distribuição
De acordo com o levantamento, no Brasil, as lojas próprias são responsáveis por 46% das vendas no setor de colchões. Ainda sobre o mercado nacional, a região Sudeste destaca-se na distribuição, concentrando 32% das vendas de produtos nacionais e importados.
O estudo também revela que a China lidera o mercado de importados, com 71% dos colchões e camas-box comercializados no varejo brasileiro.
Análise da oferta e da demanda
O Estudo do Mercado Potencial de Colchões e Camas-Box é elaborado anualmente, utilizando informações setoriais e mercadológicas obtidas por meio de pesquisas regulares realizadas pelo IEMI nos principais polos de produção e consumo do Brasil. Estas informações são complementadas por fontes secundárias, garantindo a precisão e relevância dos dados apresentados.
Essencial no planejamento estratégico
O relatório traz elementos fundamentais para a consolidação do plano estratégico das empresas do setor. Entre eles, estão a análise da evolução do mercado nos últimos cinco anos, o crescimento por produtos, volumes e valores comercializados pelos principais canais de distribuição, além da produção e consumo por região, estados e municípios.
Avaliação de desempenho
Com as informações do estudo, as empresas podem fazer detalhada avaliação de desempenho, tendo como referência o panorama vigente de mercado. Desta forma, os players do setor podem identificar se a performance está aquém do esperado, se é compatível ou ainda se está acima da média, possibilitando ajustes estratégicos para otimizar resultados.
Conheça mais detalhes sobre esta ferramenta disponibilizada pelo IEMI – Inteligência de Mercado e entre em contato com a equipe de analistas. Saiba mais sobre a ampla gama de pesquisas de mercado realizadas acessando o site do IEMI.