Estratégias e oportunidades para o varejo de moda na Black Friday4 min read
A Black Friday, como data de peso no calendário de vendas, impulsiona o comércio e, associada a ações de inteligência de mercado, pode alavancar a trajetória da marca.
Ganhando força a cada ano no calendário brasileiro de varejo, a Black Friday reúne requisitos que a tornam canal eficaz para as vendas de moda. O time de analistas do IEMI – Inteligência de Mercado, a partir de dados preciosos e atualizados, vindos de levantamento recente, tecem perspectivas para o momento.
A pesquisa mostra que, em novembro de 2023, o varejo de vestuário atingiu a marca de 531 milhões de peças comercializadas, com faturamento correspondente a R$ 24,8 bilhões.
Segundo projeções do IEMI, levando em conta os indicadores econômicos para novembro de 2024, a Black Friday poderá expressar um crescimento de 2,4% quanto ao volume de peças, atingindo o patamar de 544,1 milhões de unidades. Já para os valores nominais, a projeção é de aumento de 5,8%, ou o correspondente a R$ 26,2 bilhões.
Estimativa para as vendas de dezembro
Tão significativos quanto os dados de novembro, os indicativos referentes ao período posterior à Black Friday são base para os resultados de dezembro. Em 2023, o volume de peças comercializadas no mês de dezembro chegou a 882,8 milhões de unidades, para um total de R$ 41,6 bilhões de faturamento.
Já a projeção para dezembro de 2024, conforme o estudo do IEMI, é de aumento de 10,1%, correspondendo a um total de 971,8 milhões de peças comercializadas. Em termos de faturamento, deverá atingir a marca de R$ 47 bilhões, representando aumento de 13,1% em valores nominais.
Cenário propício para os resultados
A Black Friday evolui no calendário comercial brasileiro, principalmente pelo seu timing estratégico: ocorre muito próxima ao Natal, momento de aquecimento no comércio. Tal proximidade com as festas de fim de ano gera desejo e oportunidade aquisição de produtos a preços mais atrativos. “É o momento de aquisições pessoais ou para presentes”, lembra a consultora Bárbara Castro, do IEMI, mencionando a chegada do 13º como grande estímulo às compras.
Moda, protagonista na Black Friday
No universo da Black Friday, a moda se destaca ao se alinhar às expectativas de renovação do estilo pessoal para as festas e reuniões de fim de ano. “Neste sentido, o momento se torna muito propício, pois as promoções se intensificam, atendendo à demanda por roupas adequadas para os muitos eventos e encontros que as festas geram”.
O segmento jeanswear, segundo a consultora do IEMI, é exemplo da pluralidade que o mercado oferece e o consumidor busca. “No momento há 13 diferentes modelos em alta, permitindo que o consumidor encontre produtos que complementem seu estilo, diversificando o guarda-roupa com peças novas, a preços convidativos”, observa.
Atenção voltada aos estoques, mas também aos lançamentos
A Black Friday é, sem dúvida, ocasião estratégica para as empresas reduzirem estoques, especialmente quando há excedente. No entanto, a especialista do IEMI alerta ser ideal que as promoções da Black Friday não se limitem a desovar produtos, mas sirvam principalmente para atrair novos consumidores.
Bárbara Castro lembra que o IEMI dedica especial atenção a este item, por meio de sua especialização no mercado de moda, com levantamentos junto ao consumidor e ao varejo de moda, além de projetos de inteligência de mercado neste setor.
“Empresas que mantêm um planejamento eficiente, com base em informações sobre o mercado em que atuam, estão mais preparadas para entrar na Black Friday oferecendo diferenciais, fortalecendo a própria imagem, ao mesmo tempo em que expandem a base de clientes, em vez de apenas eliminar excedentes”, comenta.
Pesquisa de Mercado na tomada de decisão
O estudo do mercado, com todos os seus desdobramentos, no caso das empresas de moda, é essencial para que a Black Friday não se torne apenas uma correção de rotas. “Esta data promocional pode ser para a empresa oportunidade de crescimento sustentável”.
Bárbara Castro ressalta que decisões baseadas em dados permitem maximizar ganhos e reduzir perdas invisíveis que muitas vezes passam despercebidas sem um acompanhamento rigoroso. “Ao adotar estratégias orientadas por dados precisos de mercado, as empresas inevitavelmente aumentam sua competitividade”.
Análises precisas sobre o mercado brasileiro de vestuário estão nos Estudos de Mercado do IEMI, podendo ser contextualizadas e aplicadas no dia a dia da empresa de moda sob orientação dos analistas do IEMI.