Estudo avalia potencial da fibra da maconha na indústria têxtil2 min read

Cânhamo é o nome dado a um cultivar da espécie Cannabis sativa (popularmente conhecida como maconha). Com concentração menor que 0,3% do composto psicoativo THC, o vegetal pode ser utilizado para a fabricação de diversos produtos. Entre eles, tecidos. Estudo divulgado nesta semana avalia as possibilidades de aplicação da fibra do cânhamo, na cadeia da moda e seus impactos ambientais, além de avaliar o cenário de cultivo da planta.

As informações estão no relatório “Fibras Alternativas: Cânhamo”, publicado pelo Instituto Modefica, entidade que visa estimular o debate sobre a sustentabilidade na moda. “O relatório reúne pesquisas acadêmicas e setoriais acerca dos impactos ambientais da produção de cânhamo, como ela acontece hoje no mundo, bem como entrevistas com especialistas europeus e da América Latina com objetivo de fornecer uma visão sistêmica sobre a produção da fibra, os principais desafios para sua implementação em larga escala na indústria têxtil e as perdas e ganhos ambientais”, explicam os responsáveis, em comunicado.

A conclusão dos responsáveis pela publicação é de que há potencial para o uso da fibra de cânhamo para a produção de tecidos. No entanto, isso dependeria de avanços na legislação para permitir o cultivo da cannabis para estimular a produção e investimentos. “A legalização da produção da Cannabis será um passo importante para que o setor se sinta motivado a investir em processos produtivos de menor impacto. Retomar a produção regional ou local é essencial para reduzir impactos do modelo de produção globalizado”, diz o  comunicado, ressaltando que há produção significativa em países como China, França e Turquia.

A pesquisa indica que, se utilizando de partes do cânhamo, é possível fomentar desde a indústria farmacêutica até a de obras. Segundo o levantamento, as sementes podem ser usadas para formular combustíveis, resinas, óleos, cervejas, cosméticos e suplementos alimentares. Já as raízes conseguem servir de base para medicamentos. E os talos e caules podem ser utilizados em materiais de construção, papéis, móveis, roupas e acessórios.

No caso específico da indúsria de moda, a fibra do cânhamo tem potencial para ser transformada em diversas peças. Por ser longa e resistente, pode ser aplicada em camisetas, calças jeans, sapatos, bolsas e chapéus, que apresentam durabilidade muito maior do que outros fios.

https://globorural.globo.com/amp/Noticias/Pesquisa-e-Tecnologia/noticia/2022/08/estudo-avalia-potencial-da-fibra-da-maconha-na-industria-textil.html

Translate »