Febratex GroupMercado Estudo do IEMI revela atual dinâmica do varejo de calçados2 min read

Estudo do IEMI revela atual dinâmica do varejo de calçados2 min read

Os últimos cinco anos foram reveladores em matéria de varejo especializado no setor calçadista, que atravessou a pandemia e esboça moderada recuperação.

O IEMI – Inteligência de Mercado acaba de lançar mais uma importante fonte de pesquisa para quem é do setor calçadista e da moda em geral. Trata-se do Estudo dos Canais do Varejo de Calçados 2024 que traz em detalhe o complexo registro do segmento fortemente impactado pela pandemia. 

Segundo o IEMI, o varejo do setor registrou em 2023 um total de R$ 74 bilhões em vendas, total que supera em 25% a marca do ano de 2019 em valores nominais. O número de pares vendidos foi de 761 milhões, em 2023, com queda de 14% sobre o volume registrado ao mesmo de 5 anos atrás. 

Já o número de pontos de venda, no mesmo ano, cresceu quase 6% em todo o país. Mas, segundo o levantamento realizado pelo IEMI, as vendas por e-commerce é que, desde a pandemia, dispararam. Em 2023, em valores, as aquisições de calçados por canais digitais – independentemente do segmento e do público – atingiram um percentual de 15,8% de acréscimo sobre o exercício anterior.

Complexidade marcou período de cinco anos

O fechamento de estabelecimentos, durante o período da crise sanitária, fez com que o número de lojas físicas do segmento calçadista diminuísse. Das mais de 37 mil lojas físicas especializadas em calçados registradas em 2019, o número chegou a quase 36 mil em 2021. A partir daí, o mercado foi se recompondo até chegar a 38 mil estabelecimentos especializados em calçados em 2023, com modesto crescimento de 0,6% em relação a 2019.

O levantamento do IEMI traz outras peculiaridades do setor: a localizalização das lojas físicas dedicadas a vendas de sapatos. Do universo de quase 38 mil estabelecimentos, somente 1,7% estão instalados em shopping centers pelo país. Outros 82,3% são lojas de rua.

Deste total de pontos de venda, pode-se ainda conferir na pesquisa que 68% estão concentrados nas regiões Sudeste e Nordeste.

Mais destaques deste setor no que se refere à ponta da cadeia, em contato direto com o consumidor final. O estudo aponta que as linhas de produto com maior destaque em valores de venda são os calçados para o público adulto feminino. Estes artigos representam quase de 50% do volume comercializados e mais de 40% da receita das vendas.Pode-se notar modesto movimento de reação neste setor a partir dos dados verificados pelo IEMI na pesquisa que traz ainda detalhes sobre os principais canais do varejo de calçados e o comportamento de cada um deles. Para uma visão panorâmica destas informações, acesse o Estudo dos Canais do Varejo de Calçados 2024 e o site iemi.com.br/calçados.

Por Eleni Kronka – jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.

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