Febratex GroupSem categoria Febratex Group reedita concurso Brasil Fashion Designers6 min read

Febratex Group reedita concurso Brasil Fashion Designers6 min read

Concurso destinados a jovens designers tem sua edição de retorno destinada aos alunos de moda das instituições Pernambucanas e para egressos com até 2 anos de formados.

O estado de Pernambuco foi escolhido para receber a primeira edição da nova temporada do BRASIL FASHION DESIGNERS – BFD, concurso que valoriza o design e pretende descobrir e evidenciar novos talentos. O BFD nasceu em 2010 e seguiu até 2012, com 6 edições, com o objetivo de promover a sinergia entre os elos da cadeia têxtil, levando os jovens designers de moda e suas coleções para dentro de uma feira de máquinas e soluções têxteis. Todas as edições do concurso aconteceram paralelamente a uma das feiras do Febratex Group.

A sétima edição do BFD vai ter seu desfile e escolha dos vencedores no dia 18 de março de 2024, em Caruaru, um dia antes da abertura da AGRESTE TEX 2024, feira voltada para a indústria têxtil e confecção que acontece entre 19 a 22 de março, no Polo Caruaru, na Capital do Agreste.  Os 10 alunos de moda de Pernambuco finalistas do concurso vão ter seu trabalho evidenciado na entrada da feira em uma exposição dos looks que poderão ser apreciados por todos os visitantes da AGRESTE TEX.

O concurso vai evidenciar o trabalho dos jovens designers em Pernambuco, selecionando as melhores criações desenvolvidas pelos novos criadores do Estado, tendo como tema “O Agreste Pernambucano”. As criações podem ser inspiradas, nas artes, no povo, na geografia, nas cidades, nas lendas, na música, na dança, na cultura e nas histórias e causos do agreste Pernambucano.  O BFD já passou por Blumenau, São Paulo, Fortaleza e chega, pela primeira vez, com edição exclusiva em Pernambuco.

O público-alvo são os estudantes maiores de 18 anos devidamente matriculados nos cursos superiores ligados à área de moda e vestuário matriculados nos cursos de moda e vestuário, bem como nos cursos Técnicos e Tecnólogos das áreas em referência oferecidos pelas instituições de ensino do estado de Pernambuco. Alunos egressos dos referidos cursos das instituições de ensino pernambucanas que não tenham completado dois anos de formados até a data da efetivação da pré-inscrição também vão poder participar, no entanto alunos de pós-graduação não serão admitidos no certame.

Com concepção e Direção Artística por Ricardo Gomes, que também está à frente dessa edição, o BFD premiará as três melhores coleções com uma assinatura, por 12 meses, do programa para designers da Audaces 360 (com planos Pro Creative e Student, para cada colocação, respectivamente) e mais um treinamento EAD da Academy. Para Ricardo, a disputa é uma oportunidade de facilitar o intercâmbio entre os jovens designers ainda em formação com a cadeia têxtil.

“Participar de um projeto como o BFD pode impulsionar e transformar uma carreira profissional. Estar entre os vencedores de um concurso de jovens designers no início dos anos 90, no Paraná, meu estado de origem, abriu meus horizontes e me levou a Paris para fazer um curso de moda e para visitar a feira Premier Vision. Sou fruto de um concurso de designer de moda e a partir daí tive minha carreira profissional transformada pelo concurso. Passei pela confecção, criação, indústria têxtil, jornalismo de moda, e pelos eventos de moda e têxtil até chegar à direção de alguns e criação/direção de concurso de moda voltado à jovens designers”, pontua Ricardo.

Para Hélvio Roberto Pompeo Madeira, presidente da Febratex Group, a volta do concurso é ao mesmo tempo nostálgico e importante para contribuir com a sinergia entre os elos da cadeia têxtil. “Estamos muito felizes em reeditar o BFD, um projeto pelo qual temos o maior carinho. É uma iniciativa que pretende colocar lado a lado os profissionais de moda e os recursos de maquinário, insumos, matérias-primas necessárias para a realização dessas criações, promovendo a integração da cadeia produtiva têxtil”, conclui o executivo.

INSCRIÇÕES

A participação no projeto é gratuita e a primeira etapa é a pré-inscrição com apenas informações de dados que deve ser feita até o dia 27/11/2023 através do link: https://brasilfashiondesigners.com.br/

Na segunda etapa será enviada a cópia de documentos juntamente com a coleção e seu conceito. Serão selecionados, a partir dos projetos inscritos, 10 finalistas que vão confeccionar as peças com matérias-primas dos parceiros do evento e apresentá-las em desfile na noite da final do concurso em um desfile no dia 18 de março de 2024.

O regulamento pode ser acessado através do site: www.brasilfashiondesigners.com.br

Cronograma

30/10/2023 – Divulgação do regulamento e abertura das pré-inscrições 

27/11/2023 – Encerramento das pré-inscrições

11/12/2023 – Divulgação das cartelas de matérias-primas

19/01/2024 – Prazo final para entrega do projeto

22/01/2024 – Data limite para ajustes no projeto

23/01/2024 – Seleção dos 10 (dez) finalistas em São Paulo–SP

24/01/2024 – Divulgação dos 10 (dez) finalistas

18/03/2024 – Desfile e final do concurso

19 À 22/03/2024 – Exposição dos looks na Agreste Tex         

Histórico

1º. Brasil Fashion Designers

Realizado em 2010 em Goiânia/GO junto a Feira Tecnotêxtil Seritex, foi destinado aos alunos de Goiás, teve como tema “Chapada dos Veadeiros” e a vencedora foi Vicki Ribeiro da Universo – Universidade Salgado de Oliveira de Goiânia.

2º. Brasil Fashion Designers

Realizado em 2010 em Blumenau/SC junto a Feira Febratex, foi destinado aos alunos de Santa Catarina, teve como tema “Blumenau – da fibra de sua gente ao fio têxtil e à moda” e o vencedor foi João Carlos Santos Lopes da Univali – Universidade do Vale do Itajaí de Balneário Camboriú.

3º. Brasil Fashion Designers

Realizado em 2011 em São Paulo/SP junto a feira Tecnotêxtil Brasil, foi destinado a alunos da Região Sudeste, teve como tema “A arte de Arthur Bispo do Rosário” e a vencedora foi Domitila de Paulo da Fumec – Faculdade de Engenharia e Arquitetura de Belo Horizonte.

4º. Brasil Fashion Designers

Realizado em 2011 em Fortaleza/CE junto a Feira Maquintex, foi destinado aos alunos da Região Nordeste, teve como tema “Opará-rio-mar Meu Velho Chico” e o vencedor foi Cacau Francisco da UFC – Univesidade Federal do Ceará de Fortaleza.

5º. Brasil Fashion Designers

Realizado em 2012 em Goiânia/GO junto a Feira Tecnotêxtil Seritex, foi destinado aos alunos da Região Centro-Oeste, teve como tema “Majestades Pantaneiras do Mar Interior” e o vencedor foi Washington Batista da Universo – Universidade Salgado de Oliveira de Goiânia.

6º. Brasil Fashion Designers

Realizado em 2012 em Blumenau/SC junto a Feira Febratex, foi destinado aos alunos da Região Sul, teve como tema “Elis, a fina da bossa, da MPB, do Samba, do Pop – o estilo inconfundível” e o vencedor foi Diego Luis Sauer da FAMEG – Faculdade Metropolitana de Guaramirim/SC.

Mais informações:

bfd@fcem.com.br 

(11) 98375-4606

Translate »