Gerenciamento de estoque no setor têxtil: por que é tão relevante?4 min read

O gerenciamento de estoque no setor têxtil é extremamente importante, pois ele não se limita simplesmente a fazer a entrada e saída de mercadorias. Pelo contrário, ocupa um lugar bem mais estratégico na empresa, afinal, compõe o conhecido capital de giro, isto é, a quantia de dinheiro disponível que a companhia dispõe para se manter no mercado por um período de tempo.

O direcionamento certo dos estoques é fator indispensável para o sucesso e para o planejamento de qualquer negócio. Busca diminuir as quantidades de produtos, reduz custos, aumenta o capital de giro e amplia o desenvolvimento operacional da empresa.

A partir disso, a companhia vai conseguir atender toda a demanda e conquistar maior lucro. Ainda não está convencido? Então continue acompanhando e conheça os motivos pelos quais é essencial fazer o gerenciamento de estoque no setor têxtil. Boa leitura!

Reduz desperdícios

O gerenciamento de estoque garante uma investigação correta dos desperdícios de material, assim como prejuízos causados pela organização ineficaz. Quanto se tem um ambiente organizado e limpo, eventuais defeitos, furtos e quebras são evitados, contribuindo muito para que o estoque permaneça sendo um setor de bons resultados para a indústria.

Otimiza os recursos

Quando se tem um bom gerenciamento de estoque é possível reduzir a quantidade de produtos, o que cria, sem dúvidas, uma grande vantagem competitiva para a indústria em relação aos recursos financeiros, que não vão precisar ficar comprometidos sem a devida necessidade.

Altos estoques exigem maior investimento para a sua manutenção, diminuindo o poder de compra da empresa em outras ocasiões. Mercadorias empatadas no estoque é o mesmo que dinheiro parado, algo extremamente prejudicial para o caixa da indústria.

O gerenciamento adequado vai otimizar todos os recursos e melhorar muito a saúde financeira do negócio, livrando-se daquilo que não é útil e abrindo espaço para oportunidades e novidades.

Melhora o gerenciamento da rotina

A realização do gerenciamento de estoque em períodos espaçados de tempo pode significar o esquecimento de registros que dizem respeito a movimentações relevantes em seu estoque.

O mais indicado é que você faça esse processo de maneira semanal ou diária. Dessa forma, torna-se muito mais prático identificar um possível excedente ou falta no estoque.

Integra a gestão financeira

Embora seja comum ver o estoque como um reduto de mercadorias, é preciso que a empresa o encare como dinheiro aplicado. E é justamente nesse sentido que essa área faz parte da gestão financeira da empresa, afinal, gerencia as entradas e as saídas de produtos, bem como indica a redução ou o aumento das demandas internas, fazendo o direcionamento da produção.

Otimiza o tempo de produção

A localização dos produtos e o número certo de cada um vai garantir que a mão de obra qualificada possa produzir melhor, afinal, os resultados são totalmente otimizados pela organização.

Do mesmo modo, facilitar os processos manuais para contar ou localizar a matéria-prima, tendo um bom controle do processo para entender a real necessidade de produção, são vantagens que o gerenciamento de estoque assegura, otimizando significativamente o tempo de trabalho.

O gerenciamento correto proporciona um controle entre a demanda e a oferta, sendo a primeira a necessidade do cliente e a segunda a disponibilidade de entrega da indústria têxtil.

Quando você for pensar no seu gerenciamento de estoque não deixe de considerar a automatização de processos para que falhas de gestão sejam evitadas, impedindo, assim, muitos prejuízos. Um bom sistema de gestão pode ser uma ideia excelente para quem quer otimizar os seus recursos e potencializar cada vez mais os resultados.

Tendo os produtos devidamente cadastrados, você só vai precisar registrar uma nova compra ou venda. O sistema vai se encarregar de atualizar a nova quantidade de estoque de forma totalmente automática.

Enfim, o gerenciamento de estoque bem auxiliado por boas ferramentas permite que a sua empresa têxtil tenha muito mais oportunidades de crescimento, reduzindo gastos desnecessários e aumentando a produtividade do negócio.

Gostou do texto e quer continuar acompanhando as nossas novidades? Então aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no LinkedIn!

Translate »