GP São Paulo de F1 adota uma série de medidas para ser um evento sustentável3 min read

A penúltima etapa da temporada de 2022 da Fórmula 1 acontecerá no Brasil neste final de semana, no Autódromo de Interlagos, um dos circuitos mais tradicionais da história da categoria.

O evento marcará os 50 anos desde que o primeiro Grande Prêmio aconteceu no país, em 1972. Neste período a Fórmula 1 mudou muito, assim como a preocupação com sua pegada de carbono.

Em 2022 a SMARTie Carbon, plataforma de comercialização de créditos de carbono do Grupo Solví, é a fornecedora oficial do Grande Prêmio de São Paulo 2022 para neutralização da pegada de carbono do evento.

A parceria estima que aproximadamente 5 mil créditos de carbono sejam compensados no evento deste ano, por meio de créditos gerados pela UVS (Unidade de Valorização Sustentável) Essencis Caieiras, do Grupo Solví, ecoparque instalado no mesmo estado onde o evento ocorre (São Paulo).

“A neutralização de emissão de carbono do Grande Prêmio de SP corresponde à uma esfera de 171 metros de diâmetro, e que pode ser comparada a um prédio de 57 andares”, explica a Head de Inovação Aberta e Sustentabilidade do Grupo Solví, Ariane Mayer.

“Esta ação é muito importante para o meio ambiente e para o estado de São Paulo, demonstrando na prática o compromisso da organização do evento com a sustentabilidade”, completa.

A parceria também conta com a ação “Seu carro carbono neutro com o GP de São Paulo”, que adicionalmente disponibilizará até 8 mil créditos de carbono para que os fãs presentes no evento possam largar na frente na corrida pela sustentabilidade compensando um mês de emissões do seu carro.

A ação contará com uma calculadora de pegada de carbono exclusiva e, em poucos passos, será calculada a emissão mensal de gases de efeito estufa do carro de cada participante

. Após compensar, a pessoa receberá um certificado personalizado e exclusivo, demonstrando sua iniciativa em prol do meio ambiente junto com o Grande Prêmio de São Paulo.

Esta ação atingirá aproximadamente 50 mil pessoas. “Estamos sempre em busca dos melhores resultados, seja para o evento, seja para trazer melhorias para o meio ambiente”, afirma Francisco Mattos, Diretor Executivo do GP São Paulo de F1.

Para o executivo, a escolha do Grupo Solví como fornecedor oficial está totalmente alinhada ao empenho da organização de neutralizar as pegadas de carbono de forma eficaz, ampla e tecnológica.

COLETA E RERREFINO DE ÓLEO LUBRIFICANTE

Outra ação que acontecerá no GP São Paulo de F1 é a coleta e rerrefino de óleo lubrificante. O óleo lubrificante usado ou contaminado, conhecido como OLUC, é um resíduo perigoso presente em motores industriais e de automóveis que deve ser separado e gerenciado de forma adequada.

O projeto, que está sendo liderado pela Lwart Soluções Ambientais, prevê a instalação de tambores dentro dos boxes das dez escuderias, para a coleta do óleo, durante todo o período da etapa brasileira.

Uma vez coletado e devidamente armazenado, o resíduo será transportado por um caminhão específico para esse tipo de transporte e levado à fábrica da Lwart localizada em Lençóis Paulista/SP, uma das plantas mais modernas do mundo para rerrefino de óleo lubrificante usado.

“Considero histórico o fato de a etapa de São Paulo da maior categoria do automobilismo projete para o mundo a mensagem de que o óleo lubrificante usado só deve ter um destino, o rerrefino”, afirma Marcelo Murad, diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais. Com isso, o GP São Paulo de Fórmula 1 recebe o Certificado de Destinação Final, documento de valor legal que assegura a conformidade com as normas ambientais.

FONTE

Translate »