Grupo EuroFios, um grupo de negócios sustentáveis que transforma resíduos têxteis em novas possibilidades5 min read

Com unidades nas cidades de Blumenau e Ascurra, Santa Catarina, pólo da indústria têxtil brasileira, o Grupo EuroFios conta com instalações modernas e com o importante conhecimento de 388 colaboradores diretos, além de 60 representantes comerciais e uma estrutura e-commerce (B2B), que juntos atendem todo o mercado brasileiro.

Através do nosso trabalho, oferecemos soluções para que as empresas têxteis possam dar a destinação correta para seus resíduos. Nossa missão é desenvolver iniciativas sempre com um olhar sustentável. Porque para nós só faz sentido criar, se for para gerar algo bom. E, para ser bom para as pessoas, tem que ser bom também para o planeta.

Foi assim que a partir de 2006, iniciamos a produção de fios e barbantes sustentáveis que levam a marca EuroRoma. Marca que materializa a nossa visão sobre sustentabilidade e que tem como propósito fazer das artes manuais um propulsor de ideias, saberes e cultura brasileira em conexão com o meio ambiente.

Reciclamos, anualmente, mais de 6 mil toneladas de excedentes da indústria têxtil, transformando resíduos em fios e barbantes sustentáveis para o artesanato. Neste processo, fazemos uso consciente dos recursos naturais e mais de 90% de nossos produtos não utilizam água ou produtos químicos em sua produção.

Queremos tornar as artes manuais ainda mais acessíveis, reconhecidas e sustentáveis. Por aqui, produzir fios e barbantes sustentáveis derivados de resíduos têxteis é só o começo da conversa. Transformamos estes resíduos em oportunidades criativas para desenvolver a economia circular e promover trocas de conhecimento que atravessam gerações.

O resultado de tudo o que realizamos como marca se reflete em um ciclo de iniciativa responsáveis e concretas, que impactam não apenas as pessoas que se relacionam com a gente, mas também nossa comunidade e o planeta.

Vídeo EuroRoma

Cuidar do planeta é uma missão que podemos realizar juntos.

Como parceira de negócios, as indústrias encontram aqui uma empresa responsável e que possui o olhar voltado para a sustentabilidade, com o objetivo de formalizar a gestão de resíduos e a garantia de uma destinação correta, segura e mais nobre que o usual, evitando-se ao máximo aterros.

Utilizando logística própria, com o intuito de aprimorar e acelerar o atendimento de nossos parceiros, disponibilizamos caçambas roll on, que pode substituir a central de resíduos, reduzindo mão de obra e transporte.

Comprovando nosso compromisso com um processo sério e sustentável, somos uma empresa certificada pelo GRS (Global Recycled Standard), que atende os requisitos relacionados ao material têxtil reciclado.

Além de soluções para prolongar a vida útil dos resíduos ao transformá-los em novos produtos e matérias-primas, oferecemos iniciativas que possibilitam a transição para um modelo alinhado à economia circular.

Entenda um pouco sobre o processo

Nossa principal matéria-prima é proveniente de resíduo pré-consumo. Ou seja, quando o resíduo é gerado no processo de corte durante a confecção das peças ou sobras de coleções (retalhos, aparas e oureolas de ramas).

Os retalhos, ourelas de ramas e aparas são adquiridos de indústrias têxteis que buscam uma destinação correta e mais sustentável aos seus resíduos pré-consumo. Após a coleta, os resíduos têxteis são selecionados e classificados manualmente por tipo e cores.

Os resíduos provenientes de sobras de coleções do setor têxtil são reaproveitados e ressignificados. Alinhados ao movimento upcycle, se transformam em novos produtos evitando ao máximo a utilização de matéria-prima virgem. Os retalhos e aparas resultantes da etapa de corte das indústrias têxteis, serão reciclados através das etapas a seguir.

Já classificados por cor, os resíduos têxteis passam por um processo de recuperação das fibras e são transformados em fibras têxteis recicladas, que possibilitam aplicações para diversos segmentos.

A fibra recuperada retorna ao processo de fiação e é utilizada principalmente para a fabricação dos fios e barbantes sustentáveis da marca EuroRoma. Os fios reciclados também podem ser aplicados em tecelagem plana ou malha. Nossos produtos de cores sólidas não passam por processos de tingimento, pois o fio é resultado da cor do resíduo têxtil previamente classificado.

Todo este processo nos permite contribuir para que milhares de toneladas de resíduos têxteis tenham anualmente um destino mais nobre e menos impactante ao meio ambiente.

Como resultado, em 2022 reciclamos mais de 13 mil toneladas de resíduos têxteis e ao longo dos anos, somamos mais de 80 mil toneladas de resíduos reciclados.

A maior parte dos resíduos adquiridos são selecionados e destinados para a produção dos fios e barbantes EuroRoma, que resultam em fios de composição 85% algodão e 15% outras fibras. O resíduo têxtil que não é possível transformar em fios, é destinado a outros projetos, como as fibras têxteis recicladas que são utilizadas no setor da construção civil e setor automotivo.

Outra aplicação que está diretamente ligada a economia circular é a utilização de resíduos pós-consumo, ou seja, roupas descartadas pelo consumidor após o uso, na fabricação de fios reciclados para a tecelagem plana de malha e retorno ao processo de produção de novas roupas.

Estas são algumas iniciativas que demonstram na prática como vivenciamos a sustentabilidade diariamente em nossos processos.  Incentivamos e inspiramos atitudes transformadoras de dentro para fora. A nossa essência é fazer o bem, para o planeta, para as pessoas, para o mercado em que atuamos.

E é algo que vivenciamos e propagamos diariamente, pois além de aplicarmos a sustentabilidade no desenvolvimento de tudo o que produzimos, também incentivamos outras pessoas e empresas a participarem desse movimento com a gente. Se isso também faz sentido para o seu negócio, venha nos visitar no stand nº 48 e conheça mais sobre nossas iniciativas sustentáveis.

Visite a Eurofios no Febratex Summit

Visite a Eurofios no Febratex Summit, em Blumenau e conheça de perto as soluções apresentadas.

Inscrição e Ingresso, Sympla

Data: Dias 23 e 23 de agosto

Local: Parque Vila Germânica

Translate »