
IEMI Experience destaca desafios e oportunidades para a moda
Por Eleni Kronka – jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.
Evento realizado pelo IEMI – Inteligência de Mercado traz análises de mercado, tendências e projeções do setor têxtil e de confecção, com dados exclusivos apresentados pelo consultor Marcelo Prado.
Panorama estratégico para a indústria da moda
Comemorando quatro décadas de atuação, o IEMI – Inteligência de Mercado promoveu no dia 20 de agosto, em Blumenau (SC), o IEMI Experience, iniciativa voltada ao compartilhamento de conhecimento estratégico sobre o setor têxtil e de confecção. A programação intensa fez parte da Febratex Summit 2025, um dos eventos mais relevantes da indústria têxtil na América Latina, reunindo empresários e profissionais de todo o país.
Moda em transformação: um olhar sobre o Brasil
O destaque da programação foi a palestra de Marcelo Villin Prado, diretor do IEMI e consultor com vasta experiência no setor. Sob o tema “Moda em Transformação: Como Crescer em um Brasil Diverso, Desafiador e Cheio de Oportunidades?”, Prado apresentou análises sobre o comportamento de consumo, estratégias de marca e os caminhos para o crescimento empresarial em um mercado em constante transformação.
Santa Catarina: polo em ascensão da produção nacional
Segundo dados exclusivos apresentados pelo IEMI, Santa Catarina deve assumir a liderança nacional na produção de vestuário, ultrapassando São Paulo, que historicamente tem ocupado o primeiro posto. Nos últimos dez anos, a produção catarinense cresceu 24%, enquanto a média nacional teve queda de 13% e São Paulo recuou 23%. A escalada catarinense é atribuída ao ganho de produtividade e escala da indústria local.
Relevância paulista em redesenho
Embora em retração na produção, São Paulo ainda é um polo importante em design, branding e comercialização, conforme aponta Marcelo Prado. Ele ressalta que o Estado permanece estratégico, mas perde espaço na indústria frente ao avanço competitivo da região Sul. “A estrutura fabril catarinense conseguiu evoluir de forma mais acelerada nos últimos anos”, afirmou.
Transformações no consumo e comportamento
Durante sua apresentação, Prado destacou as mudanças no perfil de consumo da população brasileira, com dados que cobrem o período pré e pós-pandemia. Com base nos estudos do IEMI, ele analisa como a crise sanitária impacta o setor e os ajustes que têm sido necessários em toda a cadeia têxtil. As informações apresentadas abordam aspectos como evolução da renda, mudanças demográficas, gastos familiares e hábitos de consumo de moda.
Produto, valor e novos consumidores
Além de dados de mercado e produção, o IEMI Experience trouxe uma reflexão sobre os novos significados de valor atribuídos pelos consumidores. Prado abordou temas como sustentabilidade, inclusão e percepção de valor, aspectos hoje fundamentais na decisão de compra. “As percepções de valor envolvem uma análise complexa de como os consumidores interpretam atributos como qualidade, propósito e identidade nas peças que consomem”, destaca.
Estudos completos do IEMI a um clique
Para quem deseja se aprofundar nas análises apresentadas e acompanhar as tendências mais relevantes do setor têxtil e de confecção no Brasil, o acesso aos estudos do IEMI está disponível no site oficial: iemi.com.br. Com metodologia própria e mais de 40 anos de atuação, os levantamentos do IEMI são referência nacional em inteligência de mercado.