Indústria têxtil: o que faz um técnico em modelagem do vestuário?2 min read

Os últimos dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) apontam que o segmento nacional faturou mais de R$ 160 bilhões em 2020, produzindo 1,91 milhão de toneladas, em volume, no ano. Com tanta produção são necessários muitos trabalhadores, que atualmente já somam 1,36 milhão de empregados diretos.  

Santa Catarina é destaque nacional quando se fala em produção industrial de vestuário, sendo líder do setor no país, em 2021. E uma profissão que está em alta no mercado é a de Técnico em Modelagem do Vestuário. Para quem tem interesse, a Faculdade Senac Criciúma está lançando o curso, que já faz parte de outras unidades da instituição pelo Estado. 

Entre as funções do Técnico em Modelagem está o desenvolvimento de produtos de vestuário, aplicando técnicas bi e tridimensionais para a confecção de peças de roupa. Além disso, o técnico elabora diagramas com a orientação da tabela de medidas e assim transforma as bases de modelagem em modelos específicos. Dessa forma, utiliza o desenho técnico do produto e prepara para o setor de corte, sinalizando para a montagem da peça-piloto e produção em série.  
 
O profissional pode atuar no ramo da moda e vestuário, em indústria de confecção e em ateliês de costura, como modelista, costureiro e assistente de produção. É possível ainda trabalhar como autônomo e empreendedor, em negócios de modelagem, setor de risco e corte e na confecção de produtos, relacionando-se com clientes, fornecedores e profissionais de criação, corte e produção.  Tem interesse? As inscrições para o curso Técnico em Modelagem do Vestuário da Faculdade Senac Criciúma já estão abertas e as aulas tem início previsto para 15 de agosto. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3437-9801 ou WhatsApp (48) 98419-7893. Além disso, os interessados podem visitar a unidade do Senac, localizada na Rua Henrique Lage, número 560, no centro de Criciúma, para conhecer a estrutura e equipamentos utilizados no curso. 

FONTE

Translate »