Inovação e digitalização de Portugal vão tomar conta da Febratex 20224 min read

Empresas estrangeiras marcam presença na 17ª edição da feira, considerada a maior de todos os tempos. O evento começa na próxima terça-feira, dia 23 de agosto.

A 17ª edição da Febratex começa na próxima terça-feira, dia 23, em Blumenau, Santa Catarina. Considerada a maior e mais importante feira do segmento têxtil da América Latina, as empresas internacionais MaSo Studio, SampLess, Impulgest e FILC marcarão presença no evento que compõem a comitiva From Portugal.

O CITEVE estará também representado através de dois fóruns – iTechStyle Showcase e iTechStyle Green Circle (novidade) – desenvolvidos em parceria com a Associação Selectiva Moda.

As expectativas da comitiva nacional estão elevadas: “Vamos com muitas expectativas de fazer bons negócios, novos contactos, perceber o mercado e como se faz negócio do outro lado do oceano”, refere Tomás Soeiro, co-fundador da MaSo Studio. “O ano passado estávamos muito motivados, mas a questão da pandemia limitou-nos a ida. Este ano vamos mais maduros, mais experientes e com uma nova interação no mercado brasileiro”, acrescenta.

A empresa, liderada por Tomás Soeiro e Manuel Ferreira, estará a apresentar serviços de consultoria na área têxtil, com especial foco na gestão de cor. “Vamos apresentar o nosso modelo de negócio, o nosso conceito de quiosque, que é uma metodologia de normalização de cor e algumas aplicações”, explica Soeiro. A MaSo Studio estará integrada no recente espaço dedicado a start-ups, sendo a única empresa internacional daquela zona.

A empresa SampLes que também estará presente na feira, está com expectativas altas.  “Esta edição é muito aguardada, será a primeira vez com espaço dedicado à digitalização e virtualização”, diz o CEO Paulo Salgado. “Estamos em expansão no Brasil, já temos vários projetos em cursos, nomeadamente junto de grandes cadeias de retalho. Vimos aqui entregar soluções na área da virtualização de amostras com diferentes níveis de autonomia”, conta.

“Fazemos integração e passamos conhecimento para as próprias marcas se tornarem autônomas na execução de protótipos 3D”, explica Paulo Salgado. A SampLess estará no espaço Febratex Conecta, “um ponto de conexão de excelência para chegar às indústrias brasileiras”, com o objetivo de reduzir o número de protótipos físicos e introduzir rapidez no processo de criação de novos produtos.

Em estreia nesta 17ª edição estará à Impulgest. “Queremos uma cobertura completa do Brasil e a participação na Febratex abre caminho para várias zonas do país de uma forma mais direta”, justifica Carlos Silva, gerente da empresa de Vila Nova de Gaia, dedicada a serviços de consultoria de sustentabilidade para a indústria têxtil e do couro.

A participar pela primeira vez na Febratex está também a FILC: “Já temos clientes no mercado brasileiro, esta presença é um cimentar das relações. Somos distribuidores  exclusivos da Morgan no Brasil e como tal fazia todo o sentido estarmos presentes”, declara a empresa especializada em máquinas de corte.

Espaço internacional na feira

O know-how das empresas portuguesas estará também em destaque em palestras organizadas pela própria Febratex. A MaSo Studio dará uma palestra no dia 24 (quarta-feira) sobre o ‘Poder da normalização na indústria têxtil’, alicerçada em vários cases studies.

Também a sampLess no dia 26 (sexta-feira) fará uma apresentação, neste caso sobre o ‘Processo de digitalização na indústria’ e como se criam linhas de produção digitais. “Em vez de darmos o peixe vamos ensinar a pescar, a digitalização e virtualização de amostras é um processo, uma estratégia de médio e longo prazo”, sustenta Paulo Salgado.

O CITEVE dirá presente na Febratex através do iTechStyle Showcase, que servirá como montra para a inovação têxtil portuguesa. A mostra estará dividida em três áreas: fórum de tecidos, showcase de produtos e fórum de acessórios, a curadoria é de Paulo Gomes (Manifesto Moda), e conta com o apoio da Associação Selectiva Moda.

Pela primeira vez o iTechStyle Green Circle também viaja até à América Latina para apresentar a sustentabilidade made in Portugal. Coordenados de onze empresas como A Sampaio,  Joaps,  LMA,  Lemar,  Somelos,  Tintex textiles,  Armaco,  Riopele,  Polopique,  Inovafil,  Ngs Malhas, prometem chamar à atenção dos visitantes que aparecerem pelo espaço Febratex Conecta.

A participação das empresas portuguesas PME na Febratex é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização e de Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa, tendo um montante de apoio elegível de 6.648.794,78 €, dos quais 3.735.305,80 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

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