Inundações em Porto Alegre2 min read
Mais de 12 mil pessoas em abrigos e diversas maneiras de ajudar
As milhares de pessoas afetadas pelas inundações em Porto Alegre estão recebendo abrigo e assistência em diferentes pontos da capital gaúcha. Segundo dados atualizados pela prefeitura na última semana de maio, além dos porto-alegrenses, moradores de Eldorado do Sul e outras cidades da Região Metropolitana também buscam refúgio na cidade.
Mobilizando a solidariedade: como ser voluntário ou doar
Diante da situação, diversas frentes de apoio estão sendo abertas para auxiliar as vítimas das enchentes. A prefeitura reativou o cadastro de voluntários, e os interessados podem se inscrever aqui. A atuação dos voluntários será direcionada conforme as necessidades dos abrigos, e os inscritos serão contatados pela prefeitura quando houver demanda.
Para aqueles que desejam contribuir com doações, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul disponibilizou um formulário para organização, seleção e triagem dos itens. Entre os itens mais urgentes, estão colchões de solteiro, sacos de lixo, água e talheres descartáveis.
Outras doações que também podem ser feitas incluem:
- Lençóis e fronhas de solteiro;
- Roupas e calçados infantis;
- Produtos de higiene e limpeza (sabonetes, escova e pasta de dente, papel higiênico, xampu e toalhas de banho);
- Água mineral;
- Copos descartáveis.
Há também a necessidade de doações de ração para cães e gatos, além de casinhas, coleiras, guias e gradis.
Apoio aos animais afetados
A prefeitura também está buscando voluntários veterinários para atender aos animais resgatados das inundações. Para se cadastrar, acesse aqui.
A Unidade de Saúde Animal Victória, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, também está atendendo animais resgatados da enchente. Para mais informações e agendamento de atendimento, entre em contato pelo telefone/WhatsApp.
Unidos pela solidariedade
A onda de inundações em Porto Alegre exige a união de esforços para auxiliar os atingidos. Por meio de doações e trabalho voluntário, podemos fazer a diferença na vida de quem mais precisa neste momento.