Conheça os 10 principais tipos de lavagem de jeans5 min read

Existem diversos tipos de lavagem de jeans. Dessa forma, é normal chegarmos a uma loja e ficarmos analisando qual modelo escolher. O jeans apresenta vários tipos de modelagens e lavagens, sendo reinventado em cada estação nas coleções apresentadas pelas grandes marcas.

É necessário destacar que as distintas lavagens pelas quais as peças de jeans passam durante o seu processo de criação agregam valor ao produto final e podem proporcionar um excelente acabamento à peça.

Várias peças passam por 2 ou 3 processos de lavagem para que fiquem com um ótimo resultado final. Nesse sentido, continue a leitura e conheça os 10 principais tipos de lavagem de jeans!

1. Denim

O denim é o jeans clássico, sem qualquer tipo de variação de cor, sendo um azul clássico e nenhum puído. A palavra “denim” retoma à época de origem do tecido, elaborado em 1792, na cidade de Nimes, na região sul da França.

É um jeans ótimo para os looks mais casuais e informais e combinam muito bem com peças de corte reto. Saiba que você é que monta seu estilo, por isso é necessário selecionar peças que se adéquam às suas necessidades e aos seus desejos.

2. Délavé

Consiste em uma lavagem mais delicada e clara, ótimo para ser usado em look all jeans, com outros itens de lavagens mais escuras. Esse modelo de jeans costuma combinar muito bem com os looks mais formais e românticos, que pedem uma peça mais discreta. Logo, quem gosta de itens mais claros e leves, essa é uma ótima opção, pois esse tipo de lavagem proporciona um visual mais delicado e simples.

3. Resinado

Esse modelo de acabamento proporciona ao tecido uma característica parecida ao couro e é alcançado por meio da inserção de um spray resinado contendo brilho ou corante. Após o tingimento, o jeans passa por um processo de aquecimento de até 160ºC para que a cor pegue ao tecido.

4. Vintage

Essa lavagem transforma o jeans simples em um “clássico”, com aquele aspecto envelhecido. As fibras do jeans são pigmentadas, ocasionando uma nova tonalidade. Após o tingimento, a peça pode receber mais efeitos, por exemplo puídos, bigodes, entre outros, conforme a criatividade de cada marca.

5. Destroyed

O jeans destroyed é uma das maiores tendências no país, podendo ser utilizado nas mais variadas situações e por vários tipos de corpos. Ele, geralmente, apresenta alguns rasgadinhos que deixam as pernas um pouco à mostra.

Antes, diversas pessoas acreditavam que só compravam o jeans destroyed quem apresentava um estilo punk ou rock. Porém, engana-se quem pensa ou pensava desse jeito. Ele pode ser inserido também em looks casuais e sofisticados, pois se adéqua a qualquer estilo. O necessário é saber combinar as peças.

 6. Estonagem

A estonagem consiste em um processo em que pedras são usadas para realizar o desgaste do tecido e da malhar e, assim, proporcionar um aspecto diferenciado. Essa técnica dever ser inserida em materiais mais resistentes para não ter o risco de estragar demais.

As peças estonadas, geralmente, apresentam uma característica mais desbotada, porém com um toque maleável e macio. Saiba como é o processo de estonagem:

  • grandes pedras pomes são batidas na máquina de levar junto com os tecidos;
  • as máquinas fazem com que as pedras sejam esfregadas nas malhas e são lavadas dessa forma;
  • esse processo faz com que as peças estejam mais maleáveis, desgastadas e mais simples de vestir. Além de proporcionar um aspecto mais estiloso;
  • há diversos itens de lavanderia, por exemplo, os amaciantes especiais e corantes, que podem ser utilizados em conjunto.

Após o processo de lavagem, o jeans passará por muitos ciclos de enxágue. É necessário destacar que a pedra pomes é utilizada nesse processo por causa de seu peso leve e sua abrasividade, características que ajudam o processo de estonagem.

7. Degradê

Essa lavagem é realizada com determinado produto, que é aplicado no local em que se pretende alterar a coloração. Quanto mais produto, mais claro fica o jeans; quanto menos produto, mais escura fica a peça.

Nesse contexto, diversas marcas estão usando esse método para criarem calças mais modernas e inovadoras, tendo em vista que essa estratégia permite a criação de peças mais diferenciadas. A calça apresenta duas tonalidades, uma mais escura e outra mais clara, agradando o gosto e o desejo de muitos consumidores.

8. No Wash

A lavagem no wash é totalmente ecológica, tendo em vista que usa menos produtos e uma quantidade reduzida de água, sendo mais sustentável. Isso ocasiona ao jeans um azul mais macio e com cor mais intensa.

Nesse sentido, esse modelo de lavagem ganha muito destaque no mercado da moda, pois muitas empresas buscam produzir itens que estejam de acordo com a preservação do meio ambiente. Isso mostra que a companhia preocupa com os recursos naturais e com o meio em que vive. Consequentemente, as vendas potencializam.

9. Stone Wash

É preciso salientar que o stone wash também é conhecido como jeans estonado, pois apresenta um leve desbotamento da cor original do tecido, realçando pontos estratégicos no jeans. Esse processo deixa o item mais sofisticado. Diversos clientes buscam por esse jeans, já que apresenta um aspecto mais casual e combina com muitas peças. Isso pode ajudar na construção de looks despojados e confortáveis.

10. Amaciado

A lavagem de jeans amaciado consiste em um processo simples que se caracteriza em amaciar o tecido, permitindo que a peça continue com a cor original. Sua etapa de lavanderia proporciona mais maleabilidade no tecido e, consequentemente, deixa a peça mais confortável e com toque mais aveludado e suave.

Portanto, são diversas as lavagens de jeans presentes no mercado da moda. Logo, é preciso ficar atento às novidades para realizar bonitas combinações. Além disso, é importante para ficar por dentro das tendências e para conseguir apostar em cores e lavagens em alta em cada estação do ano.

Saiba analisar cada tipo de lavagem de jeans presente no mercado da moda, assim você conseguirá montar um look com a sua cara e que corresponda às suas necessidades.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para conhecer as principais inovações relacionadas à produção do jeans!

Translate »