Moda esportiva: novas tendências para a sua coleção4 min read
A conexão com a natureza é o grande tema do mundo da moda nos próximos anos. Essa tendência já se mostrava forte, mas se consolidou com a pandemia iniciada em 2020. Para a empresa de previsão de tendências WGSN, a moda esportiva passa a agregar as características da relação simbiótica com o meio ambiente com muito estilo e propriedade, despontando também fora das academias e ambientes fitness.
Veja como imprimir a marca dos novos tempos na sua próxima coleção de moda esportiva e aumentar a identificação de marca com o público.
Sofisticada ou despojada? Veja tendência para cada público de moda esportiva
As atividades ao ar livre estão supervalorizadas em tempos de pandemia e acabam inspirando a moda esportiva com sofisticação, mesmo com materiais mais práticos, principalmente para o público mais velho.
A inspiração vem da alfaiataria, com destaque para bolsos, golas e detalhes em barras criando looks hi-lo. Nos materiais, a lã funcional de produção ética, os tecidos foscos e o isolamento térmico sofisticado ganham espaço.
Entre o público mais jovem a influência japonesa e o fascínio pela representatividade guiam a moda esportiva rumo ao streetwear, com colaborações dignas de hype.
O destaque fica para a moda agêneros e a inspiração urbana no styling guiados por materiais funcionais, protetores e sustentáveis.
Mentalidade inclusiva e circularidade nas peças básicas
A pandemia trouxe a necessidade de produtos inteligentes, duráveis, “curativos” para o corpo e a alma – feitos para todos. A moda esportiva deve oferecer conforto e versatilidade para atravessar estações, dando continuidade às coleções.
A ideia é apostar em designs básicos com investimentos que resultem em resistência ao tempo e possibilidade de multiuso a um bom preço.
A performance inclusiva deve considerar todos os tamanhos e formatos de corpo, com soluções em moda esportiva adaptativa que incentivam um estilo de vida saudável.
Entre os materiais, elastano sem costura, fechos alternativos, alças escondidas incorporadas para facilitar o vestir, materiais terapêuticos, reconfortantes e compressão para oferecer suporte às juntas.
Ao mesmo tempo, a proposta deve incluir a moda circular com materiais reaproveitáveis e recicláveis, além de estratégias de reaproveitamento posterior, incentivando a sustentabilidade na moda.
Estampas autênticas e geométricas
As tendências em moda esportiva apontam para estampas autênticas, produzidas por artesãos e artistas, assim como as inspiradas na natureza e também divertidas, para criar uma sensação agradável.
Por outro lado, as estampas geométricas e cores monocromáticas e metálicas, principalmente nas leggings, continuam em alta, assim como as estampas coordenadas e os sempre práticos conjuntinhos.
Cortes e acabamentos
A moda esportiva precisa ser confortável, com pressão suficiente junto ao corpo para uso em exercícios de baixo ou alto impacto. Nesse conceito de maleabilidade, o acabamento sem costura em tecidos stretch é a opção para o equilíbrio entre suporte e conforto.
Na moda esportiva lounge, decotes mais ousados e cinturas mais marcadas dão o toque de um misto de moda dos anos 90 com resquícios de Paris Hilton – a antítese do corte boyfriend que foi febre nas redes sociais.
É a evolução da homehub fashion. Esse termo define a moda que é usada em casa (cada vez mais multifuncional desde o início da pandemia) e que também é usada nas ruas. Ou seja, é a moda esportiva que passeia entre a casa / home office / horas de lazer e a rua propriamente dita, apostando em peças esportivas para o dia a dia.
Há ainda o incentivo à multifuncionalidade e à modularidade em peças mais divertidas, que brincam com sobreposições e cortes que expõem a parte de baixo.
Emendas assimétricas de recortes e costuras onduladas nas bordas e nos acolchoados recuperam materiais usados e restos reciclados do estoque com bom humor e criatividade.
Com essas tendências em moda esportiva em mente, você já pode começar a fazer sua pesquisa de moda para elaborar a próxima coleção!
FONTE: HACO