Molde.me Revoluciona Modelagem Digital com Nova Tecnologia5 min read

O setor têxtil está em constante evolução, e a tecnologia tem desempenhado um papel fundamental nesse progresso.

Estão presentes no mercado hoje uma variedade de produtos, desde tecidos tecnológicos até a utilização de softwares para otimização de processos na confecção de roupas.

Nesse artigo vamos falar sobre os benefícios da modelagem digital e apresentar a Digitalização 3.0 para moldes de papel desenvolvida pela Molde.me, empresa sediada em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.

Soluções Inovadoras: Modelagem têxtil Digital e encaixe automático

Uma das tecnologias mais impactantes no mundo da moda é, com certeza, a automatização de processos de modelagem e corte, através de ferramentas de modelagem digital de roupas e encaixe automático. 


Antes do surgimento de sistemas para modelagem, a criação de um novo modelo de roupa envolvia várias etapas, desde a elaboração de um molde físico até a produção de uma peça piloto. Esse processo era demorado, caro e pouco sustentável, pois gerava um grande volume de resíduos têxteis.

Além do processo de desenvolvimento, o encaixe manual dos moldes para cortar o tecido também apresentava problemas: não é viável para a produção em larga escala, há uma chance maior de danificar o tecido e a velocidade do processo pode não atender às demandas de produção com prazos apertados.

Com o surgimento do software de modelagem e encaixe automático, essa realidade mudou, hoje é possível criar moldes digitais e fazer ajustes rápidos e precisos, planejar o fluxo de encaixe e gerar riscos com maior aproveitamento possível, que contribuem para o processo de criação e produção serem mais eficientes e sustentáveis, gerando economia nos custos de matéria-prima. 

Por esses motivos, a modelagem digital de roupas tem se tornado cada vez mais popular na indústria da moda e se consolidando como uma ferramenta indispensável para modelistas.

Benefícios do uso de CAD para Modelagem de Roupas e Encaixe

Entre os principais benefícios da modelagem de roupas digital, podemos destacar:

Redução de custos: cerca de 60% do custo de uma confecção corresponde ao gasto com tecido, por isso, qualquer economia nessa matéria-prima causa impacto significativo no orçamento. Com a utilização do encaixe automático, a confecção garante maior economia de tecido por ordem de corte.

Maior precisão: a modelagem de roupas digital permite criar peças com maior precisão, além de permitir rápidos ajustes e conferências de medidas.

Agilidade no desenvolvimento de novos modelos: o usuário tem liberdade para importar diferentes formatos de arquivos, gerar novos moldes a partir de bases, digitalizar moldes de papel e criar modelos do zero através das ferramentas de construção.

Sustentabilidade: a redução de desperdício de materiais e a melhoria na precisão do encaixe das peças diminuem o impacto ambiental da produção de roupas, tornando-a mais sustentável.

Personalização: através da modelagem digital, confecções e ateliês têm maior facilidade para atender clientes no formato personalizado, em poucos cliques é possível editar as medidas de uma base e adaptar para o cliente.

Facilidade de compartilhamento: com a criação da modelagem digital, é possível exportar arquivos em diferentes formatos para imprimir em plotters, impressoras comuns ou enviar digitalmente.

A missão da Molde.me é democratizar o acesso da modelagem digital. Pensando nisso, a empresa lançou uma ferramenta inovadora, simples e acessível para trazer o acervo de moldes de papel para o digital, confira a seguir. 

Digitalização de Moldes de Papel

Empresas que ainda trabalham de forma manual podem pensar que digitalizar todo o seu acervo de moldes de papel e entrar para o meio digital pode ser caro e trabalhoso. Mas na Molde.me não é necessário nenhum grande investimento em uma mesa ou quadro digitalizador para trazer seus moldes para o sistema.


Com o celular e a utilização do Gabarito com QR Code, o usuário consegue trazer os moldes para o digital em tamanho real. Observe o exemplo a seguir:



Após a foto tirada, é hora de trazer os moldes para o sistema. O processo é bem simples, em poucos cliques, é possível selecionar a imagem, definir o contraste  para ter mais precisão no resultado e concluir para gerar o contorno do molde.



No vídeo a seguir, apresentamos uma demonstração completa da Digitalização 3.0 da Molde.me: https://www.youtube.com/watch?v=B6wUS_T2zbw

Além disso, após finalizar a digitalização, o usuário pode aproveitar as demais ferramentas do sistema para fazer edições. Experimente uma revolução na sua confecção, realize um teste grátis!  

Conheça mais sobre a Molde.me: Visite o Febratex Summit 2023 

A Febratex Summit 2023 é um dos eventos mais aguardados do setor têxtil, reunindo profissionais e empresas inovadoras em um ambiente propício para a troca de conhecimento e experiências. 

Neste ano, temos o prazer de anunciar que a Molde.me estará presente na Febratex Summit 2023.
A Molde.me oferecerá insights valiosos sobre a transformação digital no setor têxtil, destacando como a Digitalização de Moldes de Papel impulsiona a eficiência, a precisão e a sustentabilidade nos processos de fabricação da confecção.

Não perca a oportunidade de visitar o estande da Molde.me na Febratex Summit 2023 e explorar em primeira mão as soluções inovadoras da Empresa! 

Junte-se a nós nesse encontro imperdível, onde a Molde.me estará presente para compartilhar seu conhecimento e experiência, fortalecendo ainda mais os laços entre a indústria têxtil e a transformação digital. Prepare-se para uma imersão inspiradora no futuro da confecção!

Translate »