Núcleo de Fabricantes de Toalhas fica em segundo lugar no Prêmio Empreender 20214 min read
No aniversário de Brusque, NFTEX apresentou o “Vale das Toalhas” em evento nacional
O Núcleo de Fabricantes de Toalhas (NFTEX), vinculado à Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), alcançou o segundo lugar no Prêmio Empreender 2021, através do projeto “Inovar e Empreender com Toalhas”, tendo como proponente a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). O reconhecimento veio em uma data significativa, nesta quarta-feira (4) quando Brusque completou 161 anos de emancipação político-administrativa.
“Foi um momento gratificante, que fez jus aos esforços que conduziram este processo. Sabemos da responsabilidade do setor têxtil e os 161 anos de Brusque, comemorados hoje, comprovam isso. Temos responsabilidade com o município, em manter nossa indústria têxtil e conduzi-la para que chegue ao futuro com condição de gerar emprego e segurança para as novas gerações”, comemora o coordenador do NFTEX, Taciano Pettermann.
A presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti, acompanhou a transmissão de forma presencial e reforçou esta conquista.
“É o reconhecimento de um trabalho fantástico, que certamente ficará marcado na história da nossa Associação e de Santa Catarina. Em dois anos de profundas adversidades, acompanhamos o projeto de um Núcleo que soube se reinventar através da inovação. Eles foram para o exterior, em busca dos mais modernos maquinários para o setor têxtil. Buscaram também bons fornecedores nacionais de seus insumos. Construíram novas relações, geraram negócios, investiram em suas fábricas, cresceram e evoluíram, através da marca “Vale das Toalhas””, enfatiza.
Este ano, por conta da pandemia da covid-19, a solenidade da quarta edição do Prêmio Empreender aconteceu de forma virtual, transmitida de Brasília e tendo a presença do presidente da CACB, George Pinheiro, e do Diretor-Presidente do Sebrae, Carlos Melles.
O prêmio
O Prêmio Empreender 2021 reconhece e celebra as melhores práticas do programa Empreender Competitivo (edição 2017-2021), realizado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).
Nesta edição, 36 projetos foram inscritos e, além do NFTEX, foram finalistas a Federação das Associações Comerciais e o Conselho Nacional da Empresária, de São Paulo, este último como primeiro colocado.
Com a vitória, a Facisc e a ACIBr receberão um troféu de reconhecimento. A consultora do Núcleo de Fabricantes de Toalhas, Rose Debatin Civinski, ganhou um smartphone e, o NFTEX, o subsídio de R$ 10 mil para ser convertido em ações que desenvolvam o setor.
“Agora o nosso propósito é pela continuidade do projeto, que contribui com o desenvolvimento da indústria têxtil em Santa Catarina e, especialmente, com as empresas instaladas em Brusque, Guabiruba e Botuverá. Tenho certeza de que a união de esforços nos permitirá colher frutos de prosperidade, trazendo o desenvolvimento regional”, salienta o coordenador de Eventos do NFTEX, Edson Rubem Muller.
“Inovar e empreender com toalhas”
Maior projeto em termos de valores aprovado pelo Empreender Competitivo nesta última edição, o “Inovar e empreender com toalhas” foi concluído com R$ 464.087,00, sendo 55% subsidiado pelo Sebrae.
Planejado em 2017, a execução foi marcada por missões internacionais e viagens de prospecção pelo Brasil, que culminou no lançamento da marca coletiva “Vale das Toalhas”, em maio deste ano.
A caminhada do NFTEX seguiu fiel ao seu propósito descrito no projeto inicial, vislumbrando o fortalecimento do setor através da criação de uma identidade regional, que pudesse ser reconhecida nacionalmente.
Entre junho de 2018 e agosto de 2019 aconteceu o processo de criação e registro da marca “Vale das Toalhas”. Neste período também foram traçados critérios técnicos para a obtenção do selo, sobretudo relacionados à qualidade e responsabilidade de produção, trazendo modernização de processos e a replicação de boas práticas empresariais, sociais e ambientais.
Os gestores passaram por um treinamento de educação executiva com foco em liderança, entre novembro de 2018 e abril de 2019. A formação foi dividida em cinco módulos, com conteúdo teórico apresentado em sala de aula e atividades práticas nas empresas.
Em junho de 2019, o NFTEX participou da maior feira de maquinários têxteis do mundo, a ITMA, em Barcelona, na Espanha.
A partir do conhecimento da modernização do mercado, foi possível elencar novos fornecedores e adquirir equipamentos de ponta que impulsionaram a produção local. Ao todo, foram investidos R$ 49 milhões nestas aquisições.
Ainda em 2018, o NFTEX conseguiu mapear a cadeia de valores do setor, a partir de uma consultoria empresarial, e realizou uma missão técnica nacional, visitando produtores e fornecedores nas regiões centro-oeste e nordeste.
Por conta da pandemia da covid-19, o lançamento da marca coletiva precisou ser adiado para 2021, mas fez jus a todo o conhecimento e investimento que o antecedeu.
A classificação do Prêmio Empreender chegou para reforçar este processo, pela oportunidade de falar nacionalmente sobre o “Vale das Toalhas”.
Fonte: Portal da Cidade Brusque