O futuro do trabalho: você será substituído por máquinas? Descubra!3 min read

O futuro do trabalho intriga os profissionais que temem perder o emprego para as máquinas, já que a tecnologia está cada vez mais presente na produção e na indústria. No entanto, a visão humana sempre será necessária.

Entender os novos moldes que a automatização desencadeia é fundamental. É preciso saber que o desenvolvimento não rouba os trabalhos humanos, apenas o ressignifica. Pensando nisso, preparamos este texto para você. Ele explica por que a tecnologia não vai substituir as pessoas. Entenda mais a seguir!

Calma! As máquinas não vão substituir totalmente as pessoas

As máquinas não necessariamente substituem os humanos. Embora elas passem a cumprir algumas funções, novos postos são criados automaticamente, gerando mais demanda de trabalho.

O fato é que a inserção de máquinas automatizadas não é uma batalha por empregos entre homens e robôs, como o assunto foi tratado muitas vezes. As máquinas têm objetivo de suprir as tarefas maçantes e desgastantes aos homens.

Desse modo, as pessoas podem se dedicar a atividades que exigem a criatividade e habilidade social, características que apenas a nossa espécie possui. Por exemplo, em vez de gastar tempo cortando tecidos, cometendo muitos erros e desperdícios de tecido passíveis de acontecer, é possível passar um maior período criando novos desenhos.

Os seres humanos sempre serão necessários para a indústria da moda

A moda é resultado da expressão humana. Ela funciona como uma maneira de o indivíduo afirmar sua identidade visualmente. Dessa forma, ela requer criatividade e personalidade para ser realizada.

Por isso, para um bom andamento, a indústria da moda sempre contará com profissionais que possam inovar na produção de vestimentas, mas sempre respeitando como as pessoas querem se sentir ao vestir uma roupa.

Tais características apenas podem ser obtidas quando a mentalidade humana está por trás das criações e desenvolvimentos têxteis. O fato mostra como os seres humanos sempre serão necessários para a indústria da moda.

O futuro do trabalho vai ressignificar a importância da função humana. Saiba como se preparar!

A partir do que estabelecemos acima, cabe ao profissional se adequar para o novo cenário. Investir em se manter sempre atualizado sobre as necessidades e tendências do mercado e dos consumidores é uma forma de suprir as exigências e carências de seres humanos na moda.

Outra tarefa importante é melhorar as aptidões para o desenvolvimento de novas peças. O potencial para inovar na criação será um diferencial para os profissionais desse ramo no futuro próximo.

Com uma atitude assim, os profissionais têxteis poderão andar lado a lado com a tecnologia. As máquinas serão unicamente facilitadoras do processo mecânico, sem substituírem as pessoas.

Então, as máquinas de fato não tomarão o lugar dos seres humanos. O papel delas na indústria é otimizar o tempo gasto em tarefas cansativas e aumentar a produtividade. O que acontecerá, de fato, é uma recolocação das pessoas no mercado no futuro do trabalho. Assim, as pessoas serão cada vez mais responsáveis por tarefas não operacionais, que dependem de sua criatividade e espírito humano.

Gostou do nosso artigo sobre o futuro do trabalho na moda? Acompanhe nosso trabalho e fique sempre por dentro de novos conteúdos que trazemos para profissionais como você. Siga-nos no Facebook, onde sempre receberá as novidades!​

Translate »