Orgulho LGBTQIA+ inspira coleções e ações sociais de marcas de moda5 min read

Assim que o mês de junho começa, é comum que marcas de moda lancem coleções com as cores do arco-íris. Elas simbolizam a bandeira do Orgulho LGBTQIA+, celebrado internacionalmente no dia 28 de junho. Peças que demonstram apoio e visibilidade à causa têm sua importância, mas empresas que lucram com esses produtos podem e devem fazer mais do que isso. Por essa razão, a coluna selecionou cinco marcas que, além de lançamentos, estão realizando ações em prol da comunidade e dialogando com o público.

A Vans anunciou a doação de US$ 200 mil para quatro organizações ao redor do mundo e se juntou a elas para realizar iniciativas relacionadas ao Mês do Orgulho em diferentes regiões: Casa 1 (América do Sul), GLSEN (Américas), Where Love is Illegal (Europa), Tokyo Raibow Pride (região Ásia-Pacífico).

O apoio da Vans Brasil foi direcionado ao centro brasileiro de cultura e acolhimento Casa 1, que oferece abrigo e acesso à cultura, educação e saúde para pessoas LGBTQIA+. Por aqui, a campanha tem apoio de três embaixadores locais: a cantora e compositora Day, a artista multidisciplinar Jup do Bairro e o fotógrafo, skatista e escritor Rodrigo Kbça Lima. Cada um destacou a importância da expressão criativa em suas vidas.

“A minha sexualidade e minha identidade de gênero precisam ser meu amuleto, não minha muleta”, comentou Jup do Bairro. “Chegamos a um ponto em que não dá mais para fingir que a gente não existe.”

Junto às medidas, a marca lançou uma coleção com tênis, vestuário e acessórios que incorporam as cores da bandeira do arco-íris e a palavra Pride, que significa “orgulho” em inglês. Entre os calçados, silhuetas clássicas como Slip-On, Era e Old Skool Platform foram reeditadas com detalhes multicoloridos e até patchwork.

Água de Coco

Durante o mês de junho, a Água de Coco tem publicado conteúdos com temática LGBTQIA+ nas plataformas digitais, para dar visibilidade à causa e propor o diálogo. Casais diversificados estrelam a campanha da coleção Rainbow Lovers, lançada pela marca de moda praia para celebrar o Mês do Orgulho.

Os personagens Mickey e Minnie Mouse, da Disney, inspiraram as estampas de biquínis, maiôs e demais itens de vestuário, que ganharam detalhes multicoloridos. Paralelamente ao lançamento, a grife anunciou a criação de um comitê de diversidade e inclusão para criar iniciativas internas e dialogar com os próprios colaboradores.

A Água de Coco destaca, ainda, que a Walt Disney Company está fazendo doações para instituições que apoiam a comunidade LGBTQIA+ em todo o mundo, a exemplo da It Gets Better, na América Latina. A organização utiliza esforços educacionais e narrativas para fortalecer e encorajar jovens a abraçarem suas próprias identidades.

Nike

Junto com o lançamento da coleção Be True 2021, a Nike destacou as histórias de jovens LGBTQIA+ como Gia Parr (que utiliza o pronome ela). A jovem é representante do programa de Jovens Embaixadores da entidade Human Rights Campaign (HRC) e, há três anos, ganhou visibilidade ao anunciar a transição de gênero enquanto estava no ensino fundamental II.

“Quero oferecer minha energia por meio da minha história, e espero ser capaz de informar e inspirar mais gente. Qualquer pessoa pode deixar essa energia ainda mais forte e contar a própria história”, disse a jovem em citação mencionada pela marca. Além de Gia, as fotos e o vídeo da campanha incluem Bretman Rock (ela/eles/ele, influencer digital) e Shino Shimoyamada (ela, jogadora de futebol).

C&A Brasil e Instituto C&A

Várias iniciativas da C&A Brasil e seu braço social, o Instituto C&A, prometem fomentar o empreendedorismo LGTBQIA+. O instituto abrirá as inscrições para um edital voltado para empreendedores de moda autoral que fazem parte da comunidade e tiveram seus negócios afetados pela pandemia.

Além disso, pela primeira vez, o Instituto C&A se uniu à Marcha do Orgulho Trans como parceiro oficial. O evento chegará à quarta edição neste ano, com talks gratuitos transmitidos pelo YouTube. Um deles, com apoio do braço social da C&A, está marcado para as 19h do dia 25 de junho, sob o tema Moda e Empreendedorismo Trans. A coleção Pride da varejista também ganhou novos itens, disponíveis nos canais digitais e nas lojas físicas.

Tiffany & Co.

A joalheria norte-americana Tiffany & Co. celebrou o Mês do Orgulho com um vídeo estrelado por membros da comunidade LGBTQIA+ em Nova York. No registro, intitulado Stand For Love, eles compartilham valores que acreditam e mostram que, no fundo, tudo se resume a amor. O curta-metragem, com direção de Will Schluter, estreou no dia 1º de junho e ganhou reforço de parceiros de mídia.

Para complementar a iniciativa, a empresa de joias fez doações para o Ali Forney Center, um centro comunitário que acolhe pessoas da comunidade, e a SAGE, organização que oferece serviços de advocacia para pessoas LGBTQIA+ idosas. A iniciativa foi realizada por meio do Grupo de Funcionários de Recursos LGBTQIA+ da marca, que afirma ser uma aliada da comunidade.

“Stand for Love homenageia o legado de longa data da marca sobre celebrar o amor em todas as suas formas e honrar seus compromissos mais importantes juntos – em todas as identidades e expressões de gênero”, compartilhou a Tiffany & Co., em comunicado.

FONTE: METROPOLES

Translate »