Produtores de moda praia apostam no verão para reaquecer mercado na pandemia2 min read

Após um período marcado pelo isolamento social por causa da pandemia, a economia reaquece em todo o país. Com o verão chegando, os produtores e comerciantes de moda de praia em Pernambuco apostam na retomada para deixar os clientes pontos para aproveitar os melhores momentos da estação mais quente do ano com biquínis, maiôs e sungas cheias de cores e estilo (veja vídeo acima).

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e confecção, o setor de moda praia tem 75 mil postos de trabalho em todo o país. Nesta temporada, a expectativa é faturar R$ 10,8 bilhões, superando os 9,2 bilhões, registrados em 2020.

Presidente da entidade, Fernando Pimentel afirma que a indústria da moda praia é marcada pela sazonalidade. Ou seja, o consumo depende da época do ano.

Segundo o gestor, 90% do consumo ocorre entre setembro e março, na primavera e verão. A grande maioria dos produtos é comercializada mesmo no fim de um ano e no início do outro. É justamente durante as férias e as festas de Natal e réveillon.

A entidade encara a próxima temporada com otimismo. “Apesar de tudo o que aconteceu na pandemia, estamos satisfeitos com a retomada deste ano”, declarou.

Para quem trabalha na linha de frente de produção e comércio, a moda, agora, é diversificar. Outra tendência é apostar em peças exclusivas.

Em uma loja do Recife, a estratégia é, cada vez mais, produzir peças com estampas diferentes. Algumas delas ganharam a arte da xilogravura, valorizando a cultura nordestina.

“Assim as pessoas podem usar para ir para a praia, churrasco, festa e aniversário. As peças são adaptadas. O nosso litoral permite”, afirma a empresária Catherine Vasconcelos.

A empresária Karla Noronha diz que o importante é fazer um atendimento personalizado. “A gente atende cada cliente e entende o corpo”, comentou.

Para quem compra, quanto maiores forem as opções é melhor. Ainda mais quando o momento é de garantir os cuidados por causa da pandemia, como o uso de máscaras.

“Eu gosto de combinar. Máscara básica que combine com o biquíni”, disse a auxiliar de escritório Vitória Lima.

Para a empresária Niedja Lemos, o que vale é o design, a tendência. “Gosto de estar num bom estilo, em um bom visual”, declarou.

FONTE: G1

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