Quais ODS podem ser alcançados pela indústria têxtil?8 min read

Não é de hoje que são discutidas as formas de melhorar o setor têxtil como um todo. Para que isso seja possível, é necessário trabalhar questões pontuais dentro do segmento. Para auxiliar nessa otimização, aplicar o ODS na indústria têxtil é uma necessidade. Os ODS consistem em 17 objetivos que formam uma agenda Mundial, sendo um pacto global de alinhamento com preceitos do Desenvolvimento Sustentável.

A sigla ODS significa Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é um pacto global que foi assinado em 2015, na Cúpula das Nações Unidas, contando com a participação de 193 países, incluindo o Brasil. Os 17 objetivos definidos são ambiciosos e estão conectados, com o desejo de superar os desafios em termos de desenvolvimento que são enfrentados não somente no brasil, como em todo o mundo. O deadline para esse crescimento global foi definido em 2030. Por isso é importante discutir quais ODS podem ser alcançados pela indústria têxtil. Confira o post e descubra!

O que é o pacto global ODS?

Conforme mencionado, os ODS são os objetivos definidos em 2015, como agenda Mundial, com o intuito de serem cumpridos até 2030. Dessa forma, os países precisam trabalhar em cima de 169 metas para alcançar o Desenvolvimento Sustentável seguindo essa base.

Esta agenda inclui ações globais voltadas para o alcance da:

  • segurança alimentar
  • erradicação da pobreza
  • agricultura
  • saúde
  • educação
  • igualdade de gênero e redução da desigualdade
  • energia, água e saneamento
  • padrões sustentáveis de produção e consumo
  • mudanças climáticas
  • sustentabilidade urbana
  • conservação uso sustentável dos oceanos e ecossistemas terrestres
  • desenvolvimento econômico inclusivo
  • infraestrutura, industrialização
  • entre outros

Dessa forma, os 17 acordos são:

Erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; energia limpa e acessível; energia renovável; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; parcerias e meios de implementação.

Todos os objetivos são divididos em 4 diferentes áreas, que são: ambiental, social, econômica e institucional. Conforme mencionado, as dimensões têm ligação entre si, pois abragem mais de uma área.

Entretanto, os ODS não são somente adotados pelos governos, pois têm um objetivo muito mais amplo, servindo de alicerce de princípios a serem seguidos pelas diversas instituições. Isso é feito com a sensibilização e conscientização de organizações, empresas e população para assegurar a sustentabilidade a diversos níveis.

Contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento sustentável em escolas, indústrias, empresas, ONGs, órgãos governamentais, entre outros.

Como o ODS atua no setor têxtil?

Com certeza todos esses pontos se relacionam, de uma forma ou de outra, com o setor têxtil. Destacando alguns preceitos da ODS que geram maiores conflitos com os modelos seguidos pela indústria da moda, principalmente quando se fala em Fast Fashion.

Quais ODS podem ser alcançados pela indústria têxtil?

O mercado tem trabalhado bastante com normas para alcançar esse desenvolvimento no setor, principalmente falando das áreas que geram grandes conflitos entre o que é proposto pela ODS e o que acontecia no mercado tradicional de moda. Veja a seguir as metas e objetivos de ampla aderência ao mercado têxtil e os projetos e ações que estão em desenvolvimento:

Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ODS 8

Esse objetivo tem como função a promoção do crescimento econômico de forma sustentável e inclusiva. Empregando também a produtividade e o trabalho decente para todas as pessoas.

Sendo assim, a meta 8.8 fala sobre a proteção dos direitos laborais e promoção de ambientes de trabalho seguros para quem lá trabalha. Isso inclui os trabalhadores migrantes, em especial as mulheres migrantes com empregos mais precários.

Já a 8.7, engloba as medidas imediatas tomadas com o objetivo de erradicar o trabalho escravo e forçado, combater o tráfico de pessoas e a escravidão, assegurando que seja feita a eliminação e proibição do trabalho infantil. Isso inclui o recrutamento de crianças para serem soldados. O objetivo é alcançar essa meta o quanto antes, e, até 2025 erradicar todas as formas de trabalho infantil.

A meta 8.4 também pode ser relacionada facilmente com a indústria têxtil, visto que fala sobre melhorar de forma progressiva o consumo de recursos globais, tanto para consumo quanto para produção. Isso é feito por meio da desassociação entre a degradação ambiental e o crescimento econômico. É feito por meio do “Plano Decenal de Programas Sobre Produção e Consumo Sustentáveis”, o qual é liderado por países desenvolvidos.

Isso pode ser associado com o Fast Fashion e a produção de roupas que têm uma durabilidade menor, tornando maior a quantidade de resíduos têxteis na natureza e a utilização de recursos naturais finitos.

A indústria da moda tem em seu histórico de trabalho o ato de se aproveitar de mão de obra de pessoas vindas de países em desenvolvimento, onde os direitos laborais não são fortes o suficiente para protegê-las. Isso traz ao setor uma grande exploração da mão de obra mais barata. O que é feito, muitas vezes, em locais de trabalho insalubres. Isso também inclui a mão de obra infantil, por ter o preço também menor.

No ramo da tecelagem, também era comum a preferência por adolescentes e crianças como assalariados, além de mais barato, eles eram mais ágeis no trabalho.

Visto isso, a promoção de melhores condições e direitos de trabalho dentro da indústria tem um grande impacto no preço dos produtos, porém, é urgente que essa situação seja mudada, pois a indústria não pode usar a fragilidade de pessoas para alcançar a lucratividade por meio de peças mais baratas e sim primar pelo desenvolvimento humano.

Por esse motivo, o mercado de moda tem sido acompanhado mais de perto para evitar o trabalho escravo e condições laborais precárias, para todos os trabalhadores.

Consumo e Produção Responsáveis ODS 12

O ODS 12 tem como objetivo assegurar padrões de produção e consumo sustentável.

Isso é feito por meio do incentivo a empresas para integrar informações práticas sustentáveis, integrando informações, conforme a meta 12.6. A 12.5 prima pela redução da geração de resíduos, com a prevenção, reuso e reciclagem. Enquanto a 12.4 fala sobre atingir um manejo adequado de produtos com substâncias químicas, reduzindo sua liberação para o solo, ar e água, reduzindo os impactos ambientais nocivos. A meta 12.2 também visa atingir a o uso eficaz de recursos naturais por meio da gestão sustentável.

Atualmente, a indústria da moda e têxtil tem como característica de sua produção o desperdício de recursos naturais, como a água para o beneficiamento de tecidos, como o denim. Além disso, a indústria ainda necessita de produtos químicos para a produção de peças, que são prejudiciais à natureza e também para a saúde dos trabalhadores. Visto essa condição, é fundamental que sejam aplicadas práticas sustentáveis e circulares para a indústria, com o objetivo de aproveitar melhor as matérias-primas. Além disso, devem ser seguidas as normas de correto descarte e utilização de produtos químicos, com o objetivo de danificar o mínimo possível o meio ambiente. Também promover a utilização de EPIs necessários para os trabalhadores do setor têxtil, evitando ao máximo o contato com produtos químicos.

Vida na Água ODS 14

O objetivo da meta 14 é conservar os oceanos por meio do uso sustentável desse recurso natural e proteção da vida marinha.

Isso é feito por meio da utilização dos recursos de forma consciente na produção dentro da indústria têxtil. A poluição dos mares dentro da indústria acontece de diferentes formas, entre elas está a liberação do microplástico presente em algumas composições têxteis, como o poliéster. Isso também é feito por meio do descarte incorreto de químicos nocivos e corantes, sendo prejudicial tanto para a saúde dos oceanos quanto para o ser humano.

Por conseguinte, é possível trabalhar o setor têxtil para otimizar o uso consciente dos resíduos e adequar-se ao que propõe o ODS no acordo global. Isso é feito por meios de controle como a ABVTEX, que visa acompanhar as condições de trabalho dentro de indústrias, normas para controle dos resíduos têxteis, descartes químicos e conscientização quanto ao impacto da Fast Fashion. Esse trabalho em conjunto team o objetivo de ampliar os resultados atingidos em 2030 no desenvolvimento sustentável.

Gostou do post? Compartilhe em suas redes sociais para conscientizar mais pessoas!

Translate »