Saiba como aumentar a produtividade na indústria têxtil!3 min read

Para se manter competitivo no mercado é preciso atualizar conceitos e práticas a todo momento! Aumentar a produtividade na indústria têxtil é uma das maneiras de otimizar os custos de produção, mas, ao mesmo tempo, esse pode ser um desafio muito grande, pois envolve diretamente a questão de qualidade do produto final.

A boa notícia é que existem maneiras de aumentar a produtividade sem comprometer suas peças. É o que vamos mostrar neste artigo. Acompanhe a partir de agora!

1. Padronize os processos

Um dos elementos que causa maior desperdício de tempo e de recursos é a falta de padrão na execução de uma tarefa. O ideal é que cada uma das tarefas tenha a descrição de seu passo a passo. Com isso, qualquer funcionário que esteja à frente da linha de produção executará o procedimento da mesma maneira, com o mesmo consumo.

Uma forma simples de documentar essas informações é usar a ficha técnica de produto, por exemplo. Nela, devem constar a descrição da peça e a quantidade de toda matéria-prima utilizada na confecção. Outro exemplo de documento é o checklist: ele contém a lista de etapas de cada processo, dando indicações de como realizar uma tarefa completa.

O resultado da padronização é a redução de erros ou de retrabalho, além de facilitar a adaptação de novos funcionários em uma atividade.

2. Organize e centralize as informações

O volume de informações com o qual temos contato diariamente é cada vez maior. E, quando não existe organização para todo esse conteúdo, a dificuldade se reflete na lentidão para localizar um e-mail importante, em perda de prazos, ou demora na tomada de decisões.

Concentrar todos esses dados, portanto, é uma medida importante para facilitar a rotina administrativa e burocrática na sua indústria. Documentos digitais de todas as áreas devem ficar reunidos no portal interno da empresa, no site, ou na própria rede de dados.

Concentrando conteúdos relacionados em um mesmo local e com acesso aos usuários que necessitem utilizá-los, com certeza, reduzirá o tempo de busca e facilitará o trabalho de todos.

3. Invista em tecnologia e inovação

Apesar de essa medida representar um investimento maior, alguns recursos tecnológicos são indispensáveis para aprimorar a capacidade produtiva do negócio. A melhoria pode acontecer por meio de um sistema eficiente de controle de estoque ou, também, de um software de CRM para melhorar os resultados junto aos clientes e fornecedores.

A gestão correta do tempo é um dos fatores fundamentais para se tornar mais produtivo. Ferramentas adequadas nas mãos de uma equipe bem treinada resultarão na agilidade que tanto se espera.

4. Promova uma comunicação transparente e um bom ambiente de trabalho

De nada adiantará apostar em todas essas implementações se elas não forem corretamente comunicadas às pessoas envolvidas. Todos os gestores precisam estabelecer um canal aberto de comunicação com as equipes e deixá-las a par das mudanças e decisões.

Envolver os funcionários é uma maneira de motivar e buscar comprometimento, mostrando que eles fazem parte dos resultados positivos ou negativos. A condição do ambiente de trabalho — agradável e com estímulo à inovação e ao crescimento — também é um diferencial importante para tornar uma equipe mais produtiva.

O trabalho para aumentar a produtividade na indústria têxtil, assim como em qualquer outro ramo, é interminável. O segredo está em se manter atento às oportunidades constantemente. Para isso, acompanhe todos os processos, ouça opiniões, converse com clientes e fornecedores e esteja atento às novidades do mercado.

Que tal conhecer também quais são as novidades para o setor de confecção? Leia o artigo a respeito das tendências da indústria têxtil e se mantenha atualizado.

Translate »