Segmento masculino registra melhor performance no varejo calçadista4 min read
Por Eleni Kronka – jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.
O segmento feminino de calçados predomina no ranking geral de vendas no varejo calçadista. Os artigos masculinos, porém, em 2022, embora com menor participação, apresentaram melhor desempenho nas vendas ao consumidor final.
Passarelas, show-rooms e mesmo as ruas funcionam como as melhores vitrinas de lançamentos de acessórios de moda, principalmente quando falamos em calçados. Objeto de desejo para as consumidoras e item que deve ser sinônimo de conforto para os homens, sapatos e sandálias se renovam a cada estação.
O varejo, juntamente com a indústria do setor, prepara-se para receber os lançamentos de verão. Independentemente do setor, os empresários estão atentos aos números, que dizem muito sobre o desempenho das vendas. É o que mostra o Estudo dos Canais do Varejo de Calçados 2023, lançado agora pelo IEMI – Inteligência de Mercado.
Da estética à performance
No feminino, o verão 2023/24 terá seus clássicos baseados numa cartela de cores intensas – de verdes, amarelos e azuis, assim como do laranja e lilás –, que dividirão a cena com tons mais neutros de areia e rosa esmaecido. O animal print surge ao lado dos efeitos de superfície, dados por tecidos de aspecto natural, do tressê de couro e dos saltos imitando machetaria.
No masculino, o conforto vem na forma de mocassins e loafers em couro macio e flexível. Versões mais formais são produzidas em couro de alta qualidade, certo brilho e cores definidas.
Ao fazerem suas apostas para a temporada, os varejistas consideram, de um lado, o estímulo dado pela troca de coleções. De outro, levam em conta o ritmo moderado de compra por parte do consumidor no pós-pandemia.
Em recente análise, o IEMI mostrou que haverá crescimento de 1,8% nas vendas de calçados ao consumidor neste ano, tendo por base a pesquisa sobre Estimativas para o Varejo de Calçados em Geral – Ano de 2023.
O levantamento realizado aponta que as vendas no varejo de calçados chegaram a 800,5 milhões de pares, em 2022, devendo subir para 814,9 milhões de pares neste ano de 2023.
Em termos de faturamento, há crescimento também: enquanto em 2022 a cifra foi de R$ 65,1 bilhões, em 2021, as vendas devem alcançar a marca de R$ 69,7 bilhões, correspondentes a uma alta de 7,1%.
Trajetória de retomada
Empresários da indústria e do varejo reconhecem que o desempenho absolutamente atípico nos últimos cinco anos tem como principal motivo a crise sanitária mundial provocada pela pandemia da Covid-19.
De fato, a pesquisa do IEMI aponta números reveladores sobre o varejo do setor. O segmento adulto feminino, por exemplo, exerce predomínio inquestionável, com aproximadamente 481,7 milhões de pares comercializados em 2018. Houve queda para quase 480 milhões de pares em 2019, com nova queda em 2020 (mais de 429 milhões de pares). A resposta positiva veio em 2021, com aproximadamente 454 milhões de pares comercializados. Porém, o ano de 2022 fechou com queda de quase 4% (cerca de 437 milhões de pares).
Mesmo assim, a participação do segmento feminino representa um percentual de quase 55% em volume de pares vendidos à consumidora final.
Já o segmento adulto masculino, que representa em média 14% nas vendas do varejo como um todo, tem registrado menor variação de queda (0,9%). Em 2018, o varejo comercializou cerca de 124 milhões de pares. Na sequência, foram quase 125 milhões de pares (2019), 107 milhões de pares (2020), voltando a subir para cerca de 113 milhões de pares (2021), com leve queda para próximo a 112 milhões de pares (2022).
Em termos de faturamento, os números são positivos. No segmento feminino, o varejo de calçados atingiu a marca de quase R$ 32,0 bilhões em vendas, em 2022, correspondentes à alta de mais de 3% sobre a cifra registrada em 2021. Vale ressaltar que, em faturamento, a participação deste grupo equivale a quase a metade de todas as vendas de calçados no ano.
Já o masculino obteve melhor performance. Em 2022 atingiu o faturamento de R$ 15,0 bilhões, com alta de quase 20% sobre 2021. O montante corresponde a quase 1/4 de participação sobre o faturamento total com as vendas de calçados no ano.
Para mais dados de peso, necessários para o planejamento e ações estratégicas, acesse o Estudo dos Canais do Varejo de Calçados 2023 e o site iemi.com.br/calçados.